Caso Salim
Por: Grazi_z • 16/5/2018 • Trabalho acadêmico • 255 Palavras (2 Páginas) • 1.989 Visualizações
Caso Salim
Esta é um trabalho de compreensão de caso de uma criança na terceira infância, sem qualquer tipo de julgamento e com base nas aulas, livros e artigos.
O caso em questão é do menino Salim que tem 8 anos e os pais estão se separando e estão procurando atendimento psicológico. O filho desse casal, Salim, já tinha certos comportamentos particulares que haviam sido notados anteriormente por parte da escola, professores e direção.
De acordo com o livro O mundo da criança- Da infância a adolescência na terceira infância a evolução física é mais lenta, o crescimento desacelera então Salim não apresenta nada inesperado.
Já o aspecto cognitivo revela que o egocentrismo diminui e que as crianças começam a pensar logicamente, mas de maneira concreta. Os ganhos cognitivos permitem que elas se beneficiem da educação formal e nesse período as crianças estão aptas a resolver problemas de matemática. E é nesse aspecto que ele vem desenvolvendo problemas como não aceitar a opinião dos colegas e problemas na escola.
O aspecto familiar segundo Gottman e De Claire (1997) os pais que não impõem limites e tampouco procuram orientar o comportamento de suas crianças, resulta em que estas apresentem dificuldades para concentrar-se, em fazer amizades e em relacionar-se bem. E segundo Gomide (2001) explica que as diferentes maneiras utilizadas pelos pais no cuidado de seus filhos podem estar correlacionadas tanto com o desenvolvimento saudável da criança como podem vincular-se ao desenvolvimento de comportamentos antissociais, ou seja, de acordo com a situçao apresentada Salim não foi submetido a limites dentro de casa
...