TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Por:   •  21/10/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.480 Palavras (6 Páginas)  •  278 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]

Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Curso de Pedagogia

AP1 – 2017-2

Disciplina: Ciências e Educação 2

Coordenadora: Profa. Fátima Branquinho

Tutora: Profa. Adriana Matias da Silva

Nome:______________________________________________________

Matrícula:___________

Pólo: ___________________________________

QUESTÕES

1 - O Programa FOME ZERO e o Programa Nacional de Alimentação Escolar são exemplos de mecanismos referenciados quando o assunto é o acesso aos bens alimentícios e a promoção de saúde de cidadãos das mais variadas regiões do país. [pic 2]

[pic 3]

  1. Apresente dois aspectos relacionados à construção dos conceitos científicos no contexto dos programas governamentais citados.

1-

2-

  1. Cite dois conceitos trabalhados na Aula 13, ‘O homem é o alimento que ele come’ que ilustrem as proposições do item anterior.

1-

2-

  1. 1 -Os fatos científicos construídos no laboratório estão ligados a valores e interesses daqueles que os constroem;

2- Os objetos (entidades epistemológicas) produzidos pelos cientistas impõem modificações ao nosso cotidiano.

  1. Dois dentre os citados:
  • Os carboidratos fornecem a energia necessária para o desenvolvimento das atividades diárias.
  • As proteínas são responsáveis por construir estruturas corporais.
  • Os lipídios (óleos e gorduras) apresentam as funções energética e construtora.
  • Os alimentos vegetais são ricos em vitaminas e fibras.

2 - O sistema digestório pode apresentar configurações diferenciadas nos grupos de animais. Independentemente de suas diferentes formas, o tubo digestório tem importância no desdobramento do alimento ingerido em moléculas menores, possíveis de serem absorvidas. Identifique, dentre as figuras abaixo, aquela que melhor representa o sistema digestório de um ser vivo invertebrado e de um ser vivo vertebrado. Em seguida, proponha uma atividade, de cunho lúdico, abordando ao menos uma diferença entre os sistemas exemplificados.

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

As figuras 1 (anelídeo), 3 (molusco) e 4 (artrópode) representam os sistemas digestórios dos invertebrados. A figura 2 representa o sistema digestório de um ruminante (vertebrado).  

Livre resposta, mas o aluno deverá citar, pelo menos, uma das seguintes características:

Nos anelídeos, já observamos o sistema digestivo completo, pois existe uma entrada e uma saída para os alimentos, divergindo de alguns grupos mais primitivos. O ceco divide o intestino em duas partes, aumentado o poder de absorção.

O rúmen é a região responsável por digerir a celulose, sendo essencial, para a digestão de bois, cabras e ovelhas.

Os artrópodes (aracnídeos) desenvolveram um tipo específico de digestão, denominada extracorpórea. Esses seres lançam um suco digestivo sobre a presa, digerindo-a fora do corpo.

3 - A aula 2 trata da construção do conhecimento científico sobre a natureza. Analise as seguintes afirmativas e identifique V para verdadeira ou F para falsa:

(V) Segundo Thomas Kuhn, há conjuntos de homens que partilham um paradigma.

(V) Para Pierre Bourdieu a comunidade científica é autônoma, formada por cientistas neutros e interessados somente no progresso de sua disciplina.

(V) O campo científico é um espaço de lutas no qual cientistas buscam o monopólio da competência científica.

(V) Na descrição etnográfica em vez de impor categorias e conceitos estranhos ao mundo das pessoas que são observadas, os autores defendem que o fenômeno deve ser analisado tendo em vista o que os participantes consideram como relevante.

(F) A proposta metodológica de Latour não reconhece o valor dos diferentes saberes sobre a natureza, atribui um lugar especial ao conhecimento científico e à comunidade científica.

(F) Os cientistas conhecem muito bem efeitos dos objetos que eles constroem em laboratórios sobre o ambiente e a saúde. Estes são sempre amplamente discutidos e compreendidos por toda a sociedade.

(V) Para Kuhn, a natureza e o conhecimento científico existente sobre ela não são quaisquer coisas e entendê-lo é conhecer as características dos grupos que o criam e utilizam.

(V) Para Bourdieu, a noção sobre o fazer científico de Kuhn é “uma ficção interessada que habilita seus autores a apresentar uma representação do mundo social, neutro e eufêmico (…)”.

(F) A fim de revelar o que o discurso desinteressado da comunidade kuhniana esconde, Bourdieu queria dizer que o campo científico é um campo sem lutas no qual agentes/cientistas buscam a democracia da competência científica.

(V) Kuhn dizia que o campo científico de Bourdieu é um espaço socialmente predeterminado, e não o resultado puro e simples da interação dos pesquisadores.

(F) Kuhn, Bourdieu, Latour e Woolgar possuem concepções iguais sobre a dinâmica organizacional e interativa da prática científica: comunidade científica, campo científico, ciclo de credibilidade/mercado.

  1. - Como vimos na aula 3, o biológico e o social são indissociáveis.

Sobre este tema, marque a afirmativa verdadeira:

  1. A sociedade moderna acredita na indissociabilidade entre natureza e cultura conquistada por meio do fazer científico.
  2.  Antropólogos das ciências afirmam que a ciência busca “purificar” os objetos, mas o produto do processo de purificação cria objetos que inter-relacionam Natureza e Cultura, biológico e social.
  3. Natação e caminhada são atividades puramente biológicas, não sendo por tanto culturais.
  4. A postura simétrica não permite examinar a sociedade cientifica e técnica como as demais (as que não tem a ciência como instrumento de leitura do mundo).
  5. Todas as afirmativas acima estão corretas.

5 - Complete as frases abaixo de acordo com os conceitos das palavras: EPIDEMIA, PANDEMIA, MUTAÇÃO, SELEÇÃO NATURAL, MATERIAL GENÉTICO, INFECÇÃO

a)_______________________: Alteração da constituição hereditária que pode provocar variação de característica , inexistente nas gerações anteriores.

b) ______________________ doença contagiosa que abrange vasta região.

c) ______________________ realizada pelo ambiente natural de organismos cujas características hereditárias garantem melhor capacidade de adaptação ao referido ambiente: sobrevivência e reprodução da espécie.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (388 Kb)   docx (313 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com