Como unir a escola a sociedade
Por: babihmarques • 23/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.644 Palavras (7 Páginas) • 382 Visualizações
FACULDADES INTEGRADAS CAMÕES
COMO UNIR A ESCOLA E A FAMÍLIA
CURITIBA
2016
BÁRBARA MARQUES CORREIA
CAMILA ROSKAMP
ERYCA FRANCIELLE ROXO CHAVES
PATRICIA DOS SANTOS SOARES
COMO UNIR A ESCOLA E A FAMÍLIA
Trabalho apresentado para aprovação na disciplina de Políticas Públicas, do curso de Matemática e Pedagogia das Faculdades Integradas Camões.
Orientadar: Prof. Léa Barnabé
CURITIBA
2016
SUMÁRIO
Objetivos
Justificativa
Cronograma
INTRODUÇÃO
Vivemos em um tempo onde a educação é tão discutida, mas existem escolas em estado precário, professores desestimulados, crianças sem vontade de aprender ou não conseguem, violência nas escolas (e fora também), onde pais não se importam com a educação dos filhos ou não tem tempo pra isso.
Hoje em dia ainda existem muitos pais que não acompanham a vida escolar do filho. Fora o fato de crianças não desenvolverem bem suas funções cognitivas e por isso às vezes são chamadas de burras, pois, não conseguiram aprender determinada matéria por exemplo.
Vendo que estes problemas afetam a aprendizagem das crianças, o que poderíamos fazer para melhorar a educação dos mesmos?
Este projeto visa mostrar qual a importância e influência da família e comunidade na vida escolar das crianças. A ideia é usar como apoio na escola a teoria de Gardner sobre as inteligências múltiplas, que seria uma forma de aprendizado que causaria o desenvolvimento pleno do ser em si.
O objetivo é mostrar que todas as crianças são capazes de aprender qualquer coisa ou matéria cada uma a sua maneira. Atrair pais e comunidade para dentro da escola para que saibam o quanto eles influenciam a vida das crianças e mostrar a todos que não existe diferenças e que todos juntos podem melhorar a educação, a escola e podem até fazer melhorias na comunidade.
Esta pesquisa justifica-se pelo fato de que as crianças de hoje estão muito agitadas e não conseguem prestar atenção nas aulas apenas ficando sentadas ouvindo a explicação do professor na sala. Elas não têm paciência para aprender como antes, alguns alunos “passam de ano” sem aprender o necessário e conforme vai passando o tempo desistem pois não se acham capazes. Alunos rebeldes que acham que pode fazer o que quiser e não terá consequência pra ele. Estes são alguns exemplos do que pode ser melhorado.
DESENVOLVIMENTO
É de extrema importância que os pais em conjunto com os professores e escola participem da vida escolar dos alunos. Muitos pais pensam que somente a escola é responsável pela educação dos alunos, simplesmente “largam” seus filhos e não se interessam pelo que os alunos estão aprendendo, como estão aprendendo, quem são os professores, quem são as companhias com que seus filhos andam. Isso é um problema, pois a falta de interesse dos pais geram alunos desinteressados, pois os pais são o exemplo, se eles não tem interesse, seus filhos também não terão interesse pelos estudos e consequentemente poderão abandonar os estudos ou não aprender, prejudicando seu futuro.
Os problemas de aprendizado estão nas escolas. “As falhas na estrutura e funcionamento da escola também desfavorecem o trabalho dos professores e os impedem de detectar prontamente as dificuldades dos alunos e ajudá-los a superá-las.” (Beatriz Scoz 1994, p.152). Essas dificuldades de aprendizado, muitas vezes não são percebidas pelos pais e nem pelos professores, simplesmente os alunos que não conseguem aprender são taxados como “burros”, quando na verdade eles tem algum problema que está interferindo no aprendizado, tais como: autismo, transtorno de déficit de atenção (TDA), hiperatividade, bullying, problemas familiares... etc.
Por este motivo os pais e a escola devem estar em sintonia para detectar quando o aluno está com dificuldade e resolver o problema da forma mais correta possível.
Participação dos Pais
“Participar da vida escolar dos filhos é uma tarefa necessária, mas nem sempre tranquila.”(Maria Helena Braga artigo p.1). Na grande maioria das famílias, o pai e a mãe trabalham fora, ficando sem tempo para participar da vida escolar dos filhos. Infelizmente isso é uma triste realidade onde os pais acabam deixando a vida escolar dos filhos em segundo plano, onde, nesse mundo capitalista, as coisas importantes são bens materiais.
A supervisora pedagógica de programas do Instituto Qualidade no Ensino (IQE) Maria Helena Braga, deu algumas dicas de como participar da vida escolar do seu filho:
- Tenha interesse, dê opiniões, conheça o calendário escolar e proposta pedagógica da escola;
- Participe das reuniões, se não puder comparecer, procure saber o assunto;
- Converse com outros pais e professores;
- Cuide da frequência escolar de seu filho;
- Acompanhe as atividades escolares, tarefas, trabalhos, apresentações, festas, etc.
- Olhe o caderno do seu filho;
- Estabeleça uma rotina para seu filho, horários para estudos, laser, etc.
- Pensar no futuro do filho.
A escola pública foi criada para a sociedade, a educação é direito de todos. Ela tem obrigação de prestar contas para a sociedade e abrir as portas para a comunidade participar da vida escolar. Algumas escolas veem a participação dos pais como uma intromissão, crendo que estes irão atrapalhar na forma como funciona a instituição de ensino. Esta relação entre pais e escola deve ser de parceria.
O papel dos pais é ser o exemplo, estimular os filhos a leitura, a pesquisa, principalmente no comportamento e valores.
Como Trazer os Pais para a Escola:
- Reuniões periódica;
- Escola deverá dar voz aos pais;
- Festividades na escola tais como: feiras de ciências, feiras de livro, feira de profissões, festa junina, dia das mães, dia dos pais, almoço, etc.
- Utilização de tecnologias, redes sociais, aplicativos, envio de mensagens;
Os alunos mais dedicados são os que os pais participam do cotidiano escolar e da vida dos filhos. Estes pais procuram saber quais são as dificuldades e tentam ajudar em conjunto com a professora para que o rendimento escolar deste aluno melhore. Pais e professores devem ser aliados para uma boa aprendizagem.
Projeto: Como Unir Pais e Escola Utilizando as Inteligências Múltiplas
...