Contribuições da Pedagogia de Paulo Freire para a EJA
Por: sosomartins • 16/8/2015 • Trabalho acadêmico • 581 Palavras (3 Páginas) • 1.336 Visualizações
Etapa 3-EJA
Contribuições da Pedagogia de Paulo Freire para a EJA.
A grande contribuição de Paulo Freire para criar uma educação focada no alfabetismo de adultos e valorizar o diálogo,a melhora para as classes onde a miséria e o subdesenvolvimento da pobreza obteve uma chance de liberar essas pessoas da ignorância e das faltas de oportunidades .
Tornou-se incansável sua luta pela educação,sendo que na opinião dele,as condições sociais de desigualdades e socioeconômicas são as culpadas desse mal chamado analfabetismo.
Segundo GADOTTI (1995:28) para Freire,analfabetismo é a expressão da pobreza,consequência inevitável de uma estrutura social injusta.Seria ingênuo combatê-lo sem combater suas causas.
“O analfabeto aprende criticamente a necessidade de ler e escrever.Prepara-se para ser o agente desta aprendizagem .E consegue fazê-lo na medida em que a alfabetização é mais que o simples domínio mecânico de técnicas para escrever e ler.Freire(1979:71)
Freire pensa em uma educação como instrumento para transformações sociais,conscientizando o homem a uma realidade,contribuindo com a solução de problemas,obtendo uma consciência crítica e pronta para mudar o que não deixa que a vida siga uma rota de conhecimentos de culturas e conhecimentos.
“Mas como realizar esta educação?Como proporcionar ao homem meios de superar suas atitudes,mágicas ou ingênuas,distantes de sua realidade?Como ajudá-lo a criar,se analfabeto sua montagem de sinais gráficos?Como ajudá-lo a inserir-se?A resposta parecia estar:a)num método ativo,dialogal,critico e ,criticizador,b)na modificação do conteúdo programático da educação,c)no uso de técnicas...Somente um método ativo,dialogal participante,poderia fazê-lo.”Freire (1994:15)
Esse educador trata o educando como sujeito do próprio conhecimento e não somente um objeto, suas culturas e conhecimentos são aproveitados e suas experiências respeitadas,onde se integra a leitura,o diálogo,sua leitura de mundo e as condições necessárias para mudá-lo.
Segundo Freire (1974:44) “A pedagogia do oprimido como pedagogia humanista e libertadora, terá dois momentos distintos.O primeiro em que os oprimidos vão desvelando o mundo da opressão e vão comprometendo-se na práxis com a sua transformação;O segundo, em que transformada a realidade opressora,esta pedagogia deixa de ser do oprimido e passa a ser a pedagogia dos homens em processo de permanente libertação.”
Seu pensamento é de que para mudar,na alfabetização de adulto,para não ser mecânica e memorizada somente,deve proporcionar a conscientização para que se faça a alfabetização,é exorcizando de perto do oprimido a sombra invasora da opressão,tirando do trabalhador a” culpa” indevida do não saber.
Uma educação problemática, com base na conscientização,valorizando a cultura popular,assim é a educação Freireana ,onde escrever o mundo ,vivenciar a realidade nos faz capaz de transformar vidas e até o próprio mundo em que vivemos.
...A leitura do mundo precede mesmo a leitura da palavra.O alfabetizando precisa compreender o mundo o que implica falar a respeito do mundo;finalmente,uma alfabetização crítica, sobretudo uma pós-alfabetização não pode deixar de lado as relações entre o econômico, o cultura, o político,o pedagógico.Freire(1990:32)
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