Currículo e Projeto Pedagógico
Por: Karina Melo • 2/11/2019 • Trabalho acadêmico • 2.862 Palavras (12 Páginas) • 162 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
CURSO DE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA
DOSSIÊ ÚNICO
MÓDULO
CURRÍCULO E PROJETO PEDAGÓGICO
Acadêmico: Karina de Melo
Professor: Argemiro Aluísio Karling
Turma: Terra Roxa Data: 13/08/2017
FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ
- O que se entende por currículo escolar?
Resposta: Entende-se por currículo escolar o conjunto de atividades, experiências, técnicas, conteúdo, estratégias, cultura, sociedade, valores, conselhos e atitudes do professor, bem como as matérias de cada etapa educacional. Nele contém o enunciado, as finalidades e objetivos da disciplina, organizados de acordo com cada momento escolar do aluno.
- Indique os componentes de um currículo escolar, explique as características e importância de cada um.
Resposta: Os componentes do currículo escolar da Educação Básica são previstos na LDB, art.15 e são eles:
- Linguagens (língua portuguesa, língua materna para os indígenas, e língua estrangeira moderna; arte e educação física)- o ensino da língua portuguesa é obrigatório, bem como é direito das comunidades indígenas a utilização da sua língua materna durante o processo de aprendizagem. A partir do 6º ano é obrigatória a inclusão de uma língua estrangeira moderna, ficando a critério da comunidade escolar a escolha da mesma. O ensino da arte e da educação física como forma de expressão cultural e corporal, socializadora e integradora do indivíduo á sociedade.
- Matemática- o conhecimento e compreensão da matemática visa que o indivíduo possa identificar e interpretar números, códigos, medidas, valores, podendo assim ser parte ativa da sociedade.
- Ciências da natureza- abrange o conhecimento da biologia animal e vegetal, bem como a composição e o funcionamento de todas as partes dos seres vivos, florestas, células, entre outros.
- Ciências humanas (história e geografia)- o ensino da história e geografia deverá levar em conta as contribuições culturais e étnicas para formação do povo brasileiro. Deve valorizar e reconhecer a importância de todos os povos que contribuíram para a formação da nação brasileira, contribuindo para a construção de identidades mais plurais e solidárias.
- Ensino religioso- de matrícula facultativa ao aluno, deve assegurar o respeito à diversidade cultural e religiosa do país.
- Liste e explique as seis melhores formas de organização curricular.
Resposta: A organização curricular se dá de várias maneiras a fim de melhor atender as necessidades tanto do Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação Superior ou cursos profissionalizantes, sendo elas:
- Currículo centrado nos problemas do aluno e nos sociais: para se desenvolver esse tipo de organização curricular, é necessário que o professor tenha conhecimento prévio da realidade social onde o aluno está inserido. É preciso saber suas condições financeiras, estrutura familiar, hábitos de alimentação, higiene, entre outras, e aliar aos conteúdos trabalhados em sala de aula, a resolução dos problemas enfrentados pelo aluno diariamente, fazendo com que ele se desenvolva e ajude a ser um indivíduo transformador da sua realidade e da comunidade onde está inserido.
- Currículo centrado em necessidades: esta forma ressalta a importância em encontrar motivos fortes para o aluno, algo que lhe desperte o interesse e satisfaça suas necessidades. Aliando conteúdos com a necessidade do aluno em suprir alguma carência, fará com que a aprendizagem se torne significativa para o mesmo.
- Currículo centrado na ação: este tipo de organização visa que o professor avalie o que o aluno de fato sabe fazer, pois muitas vezes ele tem o conhecimento, mas não consegue explicar o mesmo. Portanto é preciso que o professor observe e avalie de forma prática aquilo que o aluno sabe de fato.
- Currículo centrado em interesses: levando em conta de que cada ser humano é diferente do outro, possuem gostos e personalidades diferentes, este tipo de currículo busca atender a essas diferenças individuais, dando condições para que o aluno se realize. É necessário ofertar diferentes modalidades de ensino para que o aluno escolha a que melhor lhe agrade e atenda suas necessidades e expectativas.
- Currículo centrado no conteúdo: este tipo de organização divide-se em outras três: Currículo por disciplinas: é a forma de organização mais conhecida, mas também o mais ultrapassado, visto que as disciplinas geralmente estão isoladas e desligadas da realidade. Currículo fundido: utiliza-se de várias matérias numa mesma atividade, sem que isso fique evidente, é centrado na ação, no interesse e nas necessidades. Currículo por áreas ou disciplinas integradas: ocorre quando se unem os assuntos de duas ou mais áreas para maior significância de sua aplicação.
- Currículo Centrado na aprendizagem significativa: esta forma de organização visa à aprendizagem que tem significado para o aluno, que atende a uma necessidade e o ajuda a resolver um problema. A aprendizagem deve ser associada a temas e experiências que fazem parte da vida do aluno, agregando assim o significado daquilo que ele aprendeu ao seu cotidiano.
- Qual é a importância do Glossário de Currículo da UNESCO?
Resposta: Elaborado pelos maiores especialistas em educação do mundo, o Glossário de Currículo da UNESCO, e é de extrema importância seu conhecimento por parte dos profissionais licenciados que atuam na educação, visto que com o conhecimento amplo das terminologias adotadas, é possível construir currículos educacionais mais eficientes.
- O que é Base Nacional Comum Curricular – BNCC e qual é o órgão que o aprova?
Resposta: O BNCC é um documento formulado pelo Conselho Nacional de Educação - CNE que tem como finalidade nortear tudo o que será ensinado nas escolas do Brasil, abrangendo desde a educação infantil ao Ensino Médio. Sua aprovação acontece após seguir algumas fases, sendo elas: apresentação da primeira versão para o debate com especialistas da área e o Ministério da Educação, segue para as alterações na qual é apresentada ao Ministério da Educação, estando de acordo com o que foi proposto o Ministério da Educação é o responsável por homologar ou não. Após aprovada compete aos estados e municípios a sua execução e acompanhamento.
...