Curriculo Teoria e Prática
Por: Rutineia Silva • 13/5/2021 • Trabalho acadêmico • 1.400 Palavras (6 Páginas) • 330 Visualizações
Universidade Estácio de Sá
Curso de Graduação em Pedagogia
Rutineia e Silva Cestari
Matrícula: 201703242629
Prática como componente curricular
Currículo: teoria e prática
Base Nacional Comum Curricular e sua nova proposta para a educação básica brasileira.
Titulo do capítulo
Base Nacional Comum Curricular e sua nova proposta para a educação básica brasileira.
Introdução:
A Base Nacional Comum Curricular serve de principio para que se defina um conjunto progressivo de aprendizagens que serão
essenciais para que todos os alunos possam desenvolver ao longo de sua jornada acadêmica na educação básica.
Neste documento se estabelece competências e habilidades que se espera, para que todos os estudantes da educação básica até o ensino médio em todo o estado possam desenvolver seus princípios éticos ,políticos e estéticos de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, que vão de encontro para uma formação humana mais justa, democrática e igualitária para todos .
Desenvolvimento:
A BNCC norteia a formulação dos currículos de todo o sistema das redes escolares, existentes em todo o território nacional.
Nesse documento a LDB deixa claro dois conceitos bem decisivos para toda a questão curricular em nosso pais.
O primeiro conceito estabelece uma relação entre o que é básico e o diverso nas materiais curriculares. Ela norteia que os conteúdos curriculares estão diretamente ligados com o desenvolvimento das competências de cada individuo ,as aprendizagens são essenciais e que não há apenas um conteúdo a ser ensinado .
Trata-se, portanto de maneiras diferentes de designar algo que seja comum aos estudantes ,isso inclui tantos os saberes adquiridos ,quanto a maneira de aplica-los de uma forma mais significativa para os alunos .
Em entrevista com um professor da rede pública de ensino pude constatar que o trabalho das competências gerais da educação básica são essenciais para a fundamentação do ensino e para a aprendizagem dos alunos .
Como estamos em um período de pandemia as formas de trabalho também se modificaram e a educação foi reconfigurada para as aulas remotas , nesse
momento a prioridade tem sido possibilitar e oferecer meios que possibilitem uma
aprendizagem significativa para o desenvolvimento educacional de cada aluno .
...