TRABALHO ESCRITO CURRICULO TEORIA E PRATICA
Por: isispontes • 27/5/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 1.625 Palavras (7 Páginas) • 740 Visualizações
[pic 1][pic 2]
CENTRO UNIVERSITÁRIO CARIOCA
UNICARIOCA
CLARICE CAMPOS
ISIS PONTES DE ALMEIDA
MARIANA RODRIGUES
ANÁLISE DE UM PROJETO CURRICULAR
RIO DE JANEIRO
2016
CLARICE CAMPOS
ISIS PONTES DE ALMEIDA
MARIANA RODRIGUES
[pic 3]
ANÁLISE DE UM PROJETO CURRICULAR
[pic 4]
RIO DE JANEIRO
2016
SUMÁRIO[pic 5]
1- INTRODUÇÃO 03
2- A MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA 04
3- A CRIANÇA E A MATEMÁTICA 05
4- OBJETIVOS 05
5- CONTEÚDOS 06
6- ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O PROFESSOR 07
7- CONSIDERAÇÕES FINAIS
REFERÊNCIAS
ANEXO: PLANO DE AULA....................................................................................................
1- INTRODUÇÃO
O currículo escolar abrange as atividades desenvolvidas no ambiente escolar. Não se refere a algo estático, pronto e finalizado, mas de um projeto a ser construído e modificado constantemente com a participação de todos os envolvidos nas atividades educacionais, principalmente pelos professores, que são os profissionais ligados diretamente com a prática das atividades junto aos alunos.
O currículo escolar não é constituído somente pelas matérias e conteúdos do conhecimento, ele engloba organização, conteúdo, metodologia e sequência das atividades, de forma a permitir um melhor desenvolvimento do conteúdo.
Atualmente temos os seguintes tipos de currículo: real, oculto e prescrito.
O objetivo do currículo escolar é que contenha a melhor oferta cultural que a escola possa apresentar aos alunos priorizando as necessidades existentes.
É importante que as experiências vivenciadas em sala de aula contribuam para a geração de um processo permanente do conteúdo programático. Dentro da proposta curricular elaborada pelos professores é importante apresentar previsão, operacionalidade, flexibilidade, objetividade e realismo.
2-A MATEMÁTICA NA PRÉ-ESCOLA
A matemática ensina a usar os números para representar o mundo e pensar sobre ele.
Conforme o RCNEI 3 – REFERÊNCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL volume 3:
As noções matemáticas (contagem, relações quantitativas e espaciais, etc) são construídas pelas crianças a partir das experiências proporcionadas pelas interações com o meio e pelo intercâmbio com outras pessoas que possuem interesses, conhecimentos e necessidades que podem ser compartilhados.
As crianças na educação infantil começam a realizar questionamentos quanto a comparação, expressão de quantidade, deslocamentos no espaço, etc, através de jogos e brincadeiras educativas. As ideias e práticas correntes de repetição, memorização e associação, são grandes auxiliadores no processo de aprendizado. Por exemplo, uma aula de meio ambiente onde há dois regadores, as crianças podem associar o número dois e a quantidade de objetos, a divisão das crianças nas atividades, etc. Atividades em sala, como colagem de bolinhas de papel sobre números, cópias repetidas do mesmo numeral, são trabalhos de memorização de algarismos isolados, que contribuem para o aprendizado.
Quando falamos da apresentação entre concreto e abstrato para crianças, é importante destacarmos que ocorre a dissociação entre a ação física da intelectual, onde no concreto pode-se manipular e no abstrato ocorre as representações formais. A pré-escola é o lugar ideal para se explorar as conclusões a que podemos chegar, quando usamos números para representar quantidades.
Para facilitar a aprendizagem da matemática, professores podem criar o cantinho da matemática de forma lúdica e divertida, como um espaço onde se tenha uma cozinha, por exemplo. A cozinha é uma representação diária da matemática em nossas vidas, na preparação de alimentos, pois utilizamos números, tempo, medidas... para realizar uma receita. Trazer para a prática das crianças a rotina das atividades escolares é uma forma para que elas desenvolvam o raciocínio lógico, e tenham os conceitos da matemática na prática diária de suas atividades fora do ambiente escolar. Trazendo o mundo da culinária para o ambiente escolar, a criança irá aprender a identificar os alimentos, utilizar as informações do rótulo (tabelas, informações nutricionais), irão aprender a ordenação e classificação através da arrumação dos armários, etc.
O sistema numérico pode ser trabalhado através de outras formas em sala de aula ou em outras disciplinas como a educação física, a aula de música, de português como a contação de histórias.
3- A CRIANÇA E A MATEMÁTICA
Como já dissemos neste trabalho, a matemática está desde sempre no universo que nos rodeia e no mundo infantil. E na educação infantil é importante que o professor tenha a percepção de utilizar a matemática fora da representação numérica e dos registros em papéis. A criança é um ser em formação, e quanto mais natural for a forma de aprendizado melhor será compreendido pela criança.
Trabalhar a matemática na rotina escolar através da música, da chamada, da roda de história e das brincadeiras e jogos, faz com que a criança aprenda de forma natural, construindo um pensamento lógico e formulando questões e soluções para as situações-problemas do dia a dia.
Através do convívio com outras pessoas (adultos e crianças), as crianças na educação infantil iniciam a formulação de questões ligadas ao aprendizado no ambiente escolar e em sua vida diária, criando comparações, expressão de quantidade, estabelecem representações mentais, intelectuais e espaciais, e conforme o crescimento da criança elas conquistam a própria autonomia, aprendendo e desenvolvendo estratégias para lidar com as questões que se apresentarem no cotidiano de suas vidas.
...