DANÇA COM CRIANÇAS: UM ENSINO, VÁRIAS POSSIBILIDADES
Por: Letícia Fonseca • 31/3/2019 • Projeto de pesquisa • 1.294 Palavras (6 Páginas) • 159 Visualizações
letícia fonseca de abreu (8088074)
Pedagogia (Licenciatura)
DANÇA COM CRIANÇAS: UM ENSINO, VÁRIAS POSSIBILIDADES
Tutor: Prof. Alessandra Correa Farago
Claretiano - Centro Universitário
GOIÂNIA
2019
- Definição do tema:
Com base em estudos inicias sobre a criança – como a mesma é constituída, como aprende e pelo o que se interessa –, o presente trabalho visa refletir sobre a importância do ensino da dança no contexto da Educação Infantil, buscando revelar uma relação de proximidade entre o universo infantil e as características dessa linguagem menos notada da Arte.
A Lei nº 9694/96 afirma que a Arte é considerada obrigatória na educação básica: “o ensino da arte constituirá componente curricular obrigatório, nos diversos níveis da educação básica, de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos” (art. 26). Nesse sentido, notamos que a Dança é, entre as outras três linguagens artísticas abordadas no currículo escolar, a quarta a ser reconhecida como área de conhecimento. Desse modo, sua introdução na escola ainda é discreta, recente e superficial, haja vista que ainda não se chegou ao entendimento de que ela possui signos próprios – conteúdos que envolvem aspectos e estruturas do aprendizado do movimento – e por isso, suscita experimentação e compreensão ao longo do processo educativo.
- Escolha do(s) problema(s) ou definição do(s) objeto(s):
Os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil (BRASIL, 1998) no âmbito de experiência de conhecimento de mundo, recomendam eixos de trabalho norteados para a construção das diferentes linguagens pelas crianças e para as relações que estabelecem com os objetos de conhecimento: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, natureza, sociedade e matemática. Logo, o educador, principalmente no que refere a educação infantil, deve dominar a articulação dos saberes acima e refletir sobre como mediá-los de forma apropriada e significativa.
Entretanto, ainda se faz necessário que este mediador do conhecimento tenha experiências pessoais que permitam a ele o empoderamento devido para melhor articular a linguagem em sua totalidade, o corpo, o desenvolvimento emocional e pisco da criança, que acaba de sair do seio de sua família a fim de adentrar no cenário educacional, espaço este, no qual ele será formado não somente em competências acadêmicas, mas na relação com o outro por meio das diferenças.
Tendo em vista que tais situações são importantes para o crescimento e desenvolvimento dos pequenos, o ensino da dança seria uma possibilidade de mostrar para essa criança que tudo aquilo que ela sabe, que traz consigo quando chega à instituição de ensino, é valioso sim, a torna diferente dos demais e pode ajudá-la a compreender suas capacidades e particularidades corporais.
Desse modo, o presente artigo se propõe a responder a seguinte questão: qual a relevância de experiências dançantes na educação infantil?
- Definição da base teórica e conceitual:
Nesse sentido, este estudo terá como fundamentação teórica, primeiramente, as leis e normas que asseguram o ensino da dança nas escolas (BRASIL, 2016), direitos e competências a serem alcançadas pelas crianças, em seguida, como essa dança pode ser e por fim, de que forma ela contribui para o desenvolvimento integral dos pequenos com base nos seguintes autores (ALMEIDA, 2016; ANDRADE, 2016; ANDRADE, ALMEIDA, 2013; GODOY, 2007, 2011 e SAYÃO, 2002).
- Formulação de hipóteses:
Assim sendo, a Educação Infantil, alicerce da escolarização, deve ser um ambiente de múltiplos estímulos com intenção de proporcionar a criança a plenitude de seu crescimento intelectual e físico. Dito isso, é interessante então, pensar em um educador que seja capaz de oportunizar tais vivências lúdicas para os pequenos.
Posteriormente, a importância da dança para essa faixa etária, especificamente, explica-se através de sua aplicação, pois a mesma possui inúmeras metodologias e propostas de ensino. Seguramente, alguma delas se encaixará nas tantas realidades educacionais Brasil à fora, alargando o acesso e a produção cultural.
- Justificativa:
No curso de Licenciatura em Dança é possível identificar, que seu desenvolvimento na primeira infância é bastante rico e importante, pelo fato de que a criança é um ser em constante movimento e se utiliza disso para construir conhecimento de si e de tudo o que está ao seu redor. À vista disso, a criança se movimenta nas ações do seu cotidiano: correr, saltar, girar e subir nos objetos são alguns dos movimentos dinâmicos que estão ligados à sua necessidade de experimentar o corpo não só para seu domínio, mas também para a construção de sua autonomia (BRASIL, 2000).
Esse trabalho justifica-se pela importância de pensar um ensino que faça sentido para a criança, que pense nela como sujeito central do seu processo de desenvolvimento e que, seja garantida a ela, experiências várias de sensibilização, consciência, autonomia, criatividade e apreciação. Nessa ótica, (GODOY, 2007) defende a dança na escola, pois à medida em que a criança compreende sua capacidade de movimentação, começa a
entender melhor como seu corpo funciona, para que possa usá-lo expressivamente, com inteligência, autonomia, responsabilidade e sensibilidade. Essa linguagem é uma forma de integração e expressão individual e coletiva, em que o aluno exercita a atenção, a percepção, a colaboração e a solidariedade. Como atividade lúdica permite a experimentação e criação no exercício da espontaneidade (p. 07).
Sendo assim, a concretude desse artigo contribui para o cenário da dança atual, para o aumento da produção de pesquisas nessa área e ainda na formação continuada, a fim de gerar um efeito multiplicador que auxilie os futuros Pedagogos a entenderem e se interessarem por essa linguagem da arte.
Objetivos:
Nesse sentido, a pesquisa tem por objetivo geral, investigar possibilidades de propiciar um ensino/aprendizagem amplo, diverso e próximo às crianças por meio de práticas em dança, e especificamente:
- Aprofundar os estudos sobre as crianças, seus direitos, potencialidades e interesses;
- Promover a visibilidade do ensino em dança como caminho para conhecer a si, o outro e o seu respectivo contexto na sociedade.
- Metodologia:
Pelo caráter reflexivo, investigativo e subjetivo a que esse artigo se propõe, a pesquisa qualitativa se mostrou o melhor direcionamento para o desenvolvimento desse estudo. Por meio da análise feita dos objetivos que se pretende alcançar, nota-se que os mesmos vêm ao encontro de alguns dos aspectos essenciais dessa abordagem, como exemplifica Flick (2009, pg. 23), que “consiste na escolha adequada de métodos e teorias convenientes; no reconhecimento e na análise de diferentes perspectivas; nas reflexões dos pesquisadores a respeito de suas pesquisas como parte do processo de produção do conhecimento; e na variedade de abordagens e métodos”.
...