DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO
Por: Pedrohenrique20 • 19/6/2016 • Seminário • 597 Palavras (3 Páginas) • 302 Visualizações
[pic 1]
Serviço Público Federal
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA
CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO ESTUDOS ESPECIALIZADOS EM EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Disciplina: Estados e Políticas Educacionais, EED 7102
Professora: Astrid Baecker Avila
Aluno: Ivileti Berthier Baggio
Semestre 2016
O mundo global visto do lado de cá, é um documentário que foi produzido pelo cineasta brasileiro Silvio Tendler, onde ele e o geógrafo Milton Santos refletem sobre os problemas do mundo global.
O que é globalitarismo ?
Milton Santos inicia o documentário, mostrando os problemas gravíssimos que o Brasil vem enfrentando hoje, não surgiu de uma hora para outra, são consequências de longos anos de desenvolvimentos históricos. O autor lembra que a primeira globalização se caracterizou pela ocupação de terras e a segunda pela fragmentação territorial.
Em seguida vem a revolução industrial que substitui a “mão” de obra por tecnologias. E como uma máquina substitui muito operário logo surge o desemprego e as desigualdades sociais, pois o rico fica cada vez mais bem sucedido e o pobre sem perspectiva de sonhos, e cada vez mais pobre, um exemplo citado pelo autor é qual oportunidade foi dada aos dez milhões de africanos escravizados quando acabou o trabalho de escravidão? E com os índios que sobreviveram?
É bom lembrar que Santo não era contra a globalização e sim ao modelo de globalização atual, porque para ele este modelo distancia cada vez mais as classes menos favorecidas das classes que estão no poder, como as grandes empresas que continuam explorando funcionários, crítica também com consumo exagerado. Segundo ele a globalização produz o globalitarismo que se torna um ciclo vicioso.
Além disso, o autor diz que precisamos ser críticos, para enxergar o que está por traz da globalização e ainda para entender é preciso entender de política e conhecer a história, pois, as duas estão intrinsecamente ligadas. Pois, quem está com o poder nas “mãos”, como grandes empresas, que manipulam as duas forças com uso de tecnologias avançadas a seu favor, mostrando somente o que querem mostrar, pois convivemos com tantas tragédias do dia-a-dia, como mortalidade infantil, saúde precária, pobreza sem controle, etc. isso tudo vem acontecendo de forma como se fosse natural. Passa anos e anos e pouco ou nada é feito para mudar. Conforme mostram os organizadores do vídeo cenas real e desumanas, quando uns tem excesso de alimentos, outros estão morrendo de fome.
Também critica a falsa democracia, pois, existe carência de liberdade, não somos livres para agir conforme pensamos e para lutar por melhorias para a população, ele acredita que as camadas populares são os autores que vão mudar esta história, de que quem manda é quem tem o poder.
A mídia mostra o que lhe é permitido, por quem está no poder, pois também ocultam muitos acontecimentos, que não querem ou não podem mostrar, porque também são manipulados pelos políticos, ou seja, transmitem para a população uma interpretação, como se só existisse aquela verdade.
...