DESAFIO PROFISSIONAL
Por: Janete Moura • 28/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.746 Palavras (7 Páginas) • 140 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
POLO APARECIDA
CURSO DE LICENCIATURA EM PEDAGOGIA
DESAFIO PROFISSIONAL
BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
FERNANDA MARISA SOARES DA CUNHA - 3392568677
PROJETO DE INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA QUE CONTRIBUA COM A POSTURA LÚDICA DO PROFESSOR
Tutora: Glaucinei Dutra Galvão
Aparecida, 14 de novembro de 2017
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LICENCIATURA PEDAGOGIA
FERNANDA MARISA SOARES DA CUNHA - 3392568677
BRINQUEDOTECA E O ELEMENTO LÚDICO; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL; DIDÁTICA DE CONTAR HISTÓRIAS, LITERATURA INFANTOJUVENIL; MULTIMEIOS APLICADOS À EDUCAÇÃO.
Desafio Profissional apresentado ao Curso de Licenciatura em História da Universidade Anhanguera Uniderp, como requisito de nota parcial das disciplinas: Brinquedoteca e o Elemento Lúdico; Organização e Metodologia da Educação Infantil; Didática de Contar Histórias, Literatura Infantojuvenil; Multimeios Aplicados à Educação.
Aparecida, 14 de novembro de 2017
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
PASSO 1 4
1.1 O Brincar na Educação Infantil 4
PASSO 2 5
2.1 Você Sabe o que é uma Brinquedoteca? 5
PASSO 3 6
3.1 A Importância da Literatura para as Crianças da Educação Infantil 6
PASSO 4 7
4.1 Os Diferentes Recursos Tecnológicos na Abordagem sobre a Importância do Brincar e da Literatura para a Educação Infantil 7
PASSO 5 7
5.1 Plano de Ação 7
CONSIDERAÇÕES FINAIS 9
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
INTRODUÇÃO
As pesquisas aqui apresentadas demonstram que diversos autores acreditam nos métodos lúdicos como forma eficiente no desenvolvimento dos fatores necessários para o aprendizado da leitura e escrita.
As atividades recreativas sejam elas jogos, brincadeiras ou brinquedos, são examinadas por estudiosos que debatem sobre a estimação do lúdico como ferramenta essencial no âmbito pedagógico.
O atual desafio consiste na criação de uma proposta pedagógica que incentive o professor a praticar atividades, nas quais as brincadeiras e o estimulo da leitura estejam presentes.
De um modo geral, o desafio propõe um debate sobre estratégias possíveis de incentivo ao brincar e a leitura, em instituições de educação infantil.
O presente desafio profissional é um requisito das disciplinas norteadoras: Brinquedoteca e o Elemento Lúdico; Organização e Metodologia da Educação Infantil; Didática de Contar Histórias, Literatura Infantojuvenil; Multimeios Aplicados à Educação, sob orientação dos professores interativos e do professor local.
PASSO 1
- O Brincar na Educação Infantil
- Como podemos definir o brincar?
Pode-se definir o brincar como um ato realizado pelas crianças para descobrirem o mundo, se comunicarem e se inserirem em um contexto social, de maneira espontânea e divertida.
É através da brincadeira que as crianças começam a aprender e, devido a isso, é a atividade que mais predomina na infância, servindo também como forma de comunicação e expressão, as fazendo associar o pensamento e a ação.
De um modo geral, o brincar é visto como um fator que auxilia o desenvolvimento mental, emocional, social e físico das crianças. É uma ferramenta essencial que estimula a criatividade e manifesta o exercício da imaginação e fantasia, criando experiências que contribuirão para a vida adulta.
- Quais os benefícios do brincar para a Educação Infantil?
Durante as brincadeiras, as crianças acabam por exercitar sua inteligência e senso, buscando desenvolve-los.
Uma forma de incentivar a ampliação dos conhecimentos infantis é através de métodos lúdicos, como brincadeiras de faz de conta, jogos de tabuleiro ou tradicionais didáticos, etc.
Dessa forma, pode-se garantir que as competências da criança serão trabalhadas e suas potencialidades alcançadas.
PASSO 2
- Você Sabe o que é uma Brinquedoteca?
Uma brinquedoteca é um ambiente que visa estimular a criança em suas brincadeiras, oferecendo uma grande diversidade de jogos e brinquedos, tudo em uma área recreativa.
É um local criado especialmente para a criança, com uma atmosfera harmoniosa e acolhedora, que serve de convite para que a mesma experimente, sinta e explore.
Por ser um ambiente que comporta diversas crianças, também ajuda no desenvolvimento das relações sociais com colegas da mesma idade, ou mais velhas. Como por exemplo dividir os brinquedos, ou aprender a perder em algum jogo.
Pode-se dizer então que a brinquedoteca proporciona, de forma livre e prazerosa, estímulos de aprendizagem, responsáveis pelo trabalho do emocional, social e intelectual da criança, se tornando uma peça indispensável na pedagogia e complementando os estudos escolares.
...