DESAFIO PROFISSIONAL
Por: LIUNOVA • 24/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.391 Palavras (10 Páginas) • 238 Visualizações
Introdução
O momento atual é de extrema informatização e aberto as mudanças. O que é agora, pode ser outra coisa daqui alguns minutos. A escola não pode ser diferente e deve propiciar aos alunos o que o mundo lá fora propicia – a informação minuto a minuto. Sabemos que o Brasil é um dos países que contém um dos maiores índices de internautas do mundo, porém possuem em sua maioria alguns operadores ainda leigos, ou seja, não dominam totalmente os recurso tecnológicos. Sabe-se também que o governo Federal está à medida do possível alargando seu processo de "Inclu-são Digital", desta forma devemos orientar nossos alunos e professores acerca das novas tecnologias que a escola dispõe; além disso, apostar na a Inclusão Digital é proveitoso para aquisição de conhecimento.
Essas tecnologias desempenham um papel fundamental na sociedade moder-na e contribuem de forma significativa para a resolução de importantes desafios pa-ra uma sociedade que quer ser mais próspera, internacionalmente competitiva, sau-dável, segura e sustentável. Nossas crianças já sentem o efeito da sociedade da informação, pois as mesmas "brincam" com a tecnologia, fruto de suas curiosidades e da ausência do "medo" de errar.
A incorporação das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) na escola contribui para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de comunidades colaborativas de aprendizagem que privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação, a formação continuada e a gestão articulada entre as áreas administrativa, pedagógica e informacional da escola e provocara uma mudança de paradigmas oferecendo uma vastidão de recursos que, se bem aproveitados, dará suporte para o desenvolvimento de diversas atividades com os alunos.
Na educação de forma geral, as tecnologias têm sido utilizadas tanto para ensi-nar sobre computação, como para ensinar praticamente qualquer assunto por in-termédio das mesma. Sendo assim este trabalho tem como objetivo abordar como as tecnologias podem ser aplicadas a área da educação, e as mesmas devem ser utili-zados com objetivos específicos, considerando a capacidade cognitiva e a faixa etá-ria dos usuários, as estratégias didáticas e a capacidade de operacionalização. Esse método vai contribuir para a formação de crianças adolescentes e docentes.
Desenvolvimento
Ambiente/ Sala temática; Ambiente virtual.
Usuários: Crianças seres iniciais
Recursos
Tecnológicos
Justificativa e es-tratégias de uso
Objetivos
Aplicação de tecnologias as-sistidas.
Computado-res
O trabalho conjunto de desenvolvimento de atividades base-adas principalmente em softwares, soma-do ao contínuo acompanhamento e observação das ati-vidades em sala de aula possibilitaram não apenas verificar a efetividade de pro-postas baseadas na capacidade intrínse-ca de manipulação de dados e informa-ções e sua repre-sentação gráfica e apresentação, ofe-recidas pelo compu-tador, mas princi-palmente pela ofer-ta, ao aluno, de um novo ambiente de aprendizado, mar-cado principalmente pela interatividade e pela atratividade, e que, ao mesmo tem-po, atua no sentido de preparar o futuro cidadão a gerenciar uma tecnologia que encontra-se no cer-ne de toda a ativida-de promovida pelas sociedades contem-porâneas.
-Utilizar o computador como uma ferramenta de ensino e aprendi-zagem para os alunos
-Usar softwares edu-cacionais.
-Possibilitar o desen-volvimento de ativida-des de maneira cons-trutiva
-Permitir que o aluno interaja com o conte-údo ministrado.
-Usar o computador para pesquisas na Internet.
-Desenvolver habili-dades e inteligência.
-Encontrar recursos educativos e notícias atuais, obter docu-mentos, fotos e ima-gens importantes, e pesquisar temas mui-to diversos.
-Conseguir ajuda pa-ra realizar os traba-lhos de casa, quer através das enciclo-pédias on-line e ou-tras obras de referên-cia, ou contatando especialistas.
-Aumentar as capaci-dades de leitura pelo acesso a conteúdo interessantes, que sugiram outras leitu-ras. Novas realida-des e novos pa-radigmas emer-gem na socieda-de humana, nos dias de hoje. Uma sociedade mais permeável à diversidade questiona seus mecanismos de segregação e vislumbra novos caminhos de inclusão social da pessoa com deficiência. Nes-ta ambiente vir-tual terá a adap-tação de softwa-res, que permi-tem aos tetraplé-gicos operar o computador usando coman-do de voz como o programa chamado Typle.
Para pessoas com baixa visão e cegas há os leitores e ampli-adores de tela, além dos digitali-zadores de texto, que transformam palavras escritas em sons.
Instalação do Mecdaisy, um aplicativo que faz narração em áudio ou adap-tação de caracte-res ampliados, além de oferecer opção de im-pressão em brai-le.
Projetor (Data show). Os recursos audio-visuais, com desta-que para o projetor (Data show), vêm sendo utilizados em larga escala nas es-colas, seguindo as recomendações do MEC e contribuindo para a docência. O Data Show é um projetor de vídeo que permite a exibição da tela do computa-dor (ou outro dispo-sitivo) de maneira ampliada numa pa-rede ou em um telão apropriado. Ele per-mite que todos os presentes no ambi-ente, possam assistir apresentações de slides, sequências de fotos, vídeos etc. Ao fazer uso do Da-ta Show o professor pode projetar os pontos mais impor-tantes do conteúdo ministrado, exibir a internet em tempo real, filmes, figuras, sons. Com essa tec-nologia podemos projetar imagens estáticas ou em mo-vimento e, além dis-so, podemos sincro-nizar a projeção da imagem com uma trilha sonora emitida por algum outro apa-relho. Poderá ser usado para diferen-ciar o estilo de ensi-nar ou dar aulas. -Deixar as aulas mais motivadoras e mais criativas;
-Estimular a relação entre sons, imagens e palavras.
-Aumentar o interesse dos alunos usando textos criativos e ima-gens animadas.
--Apresentar diversas figuras
...