DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS; DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMATICA; EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Por: netamira • 22/4/2017 • Trabalho acadêmico • 2.086 Palavras (9 Páginas) • 2.319 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA
POLO TAGUATINGA
PEDAGOGIA
Francinete Morais da Silva RA: 9575417052
Ilma Aparecida Morais RA: 9575417141
Vera Lucia Da Silva Alves RA: 9368320942
DESAFIO PROFISSIONAL
DISCIPLINAS NORTEADORAS: EDUCAÇÃO INCLUSIVA; DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS; DIDÁTICA DO ENSINO DE MATEMATICA;
EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Tutora: Katiane Pereira dos Santos
Brasília, 14 de Novembro de 2016.
SUMÁRIO 1 – INTRODUÇÃO.......................................................................3 2 – DESENVOLVIMENTO.....................................................4 a 6 3 – CONSIDERAÇÕES FINAIS..................................................7 4 – REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS....................................8 |
- INTRODUÇÃO
O atual contexto sócio-histórico e cultural do Brasil e do mundo está focado na garantia dos direitos das pessoas, seja qual for o espaço em que elas estejam inseridas e seu saber correspondente. Destacando a educação para esta discussão, é fato reconhecido por pesquisadores e estudiosos que esta área é um espaço multidisciplinar, em que diversos saberes (como a psicologia, ciências sociais, história, entre outros) se relacionam e se entrecruzam.
É somente por meio de um conjunto de ações educacionais encadeadas que transformações cada vez mais inclusivas estão se tornando uma realidade nos ambientes escolares brasileiros. Apesar de toda dificuldade e necessidade de transposição de dificuldades na garantia do direito de todos desfrutarem de uma educação de qualidade, avanços significativos acontecem.
A característica desses avanços tem como princípio a educação inclusiva e, como modelo de ação, a integração escolar. Esta última tem como objetivo minimizar a distância entre os alunos com necessidades especiais dos demais, propiciando com isto a possibilidade de vivências e experiências que são normais e cotidianas daqueles alunos que não têm necessidades especiais.
Para que haja realmente integração escolar é necessário que nas atividades grupais dos alunos aqueles com necessidades especiais estejam inseridos e participem ativamente, podendo se comunicar com todos, promovendo assim seu senso de pertencimento e sentimento de inclusão pelos serviços que são ofertados numa ocasião assim.
O objetivo da proposta pedagógica Estação das Sensações e Descobertas é a introdução de um aluno com deficiência visual no cotidiano de sala de aula regular, viabilizando ao educando, atividades que visem o desenvolvimento afetivo, social e cognitivo, formando assim alunos questionadores, capazes de se posicionar e promover a paz social.
- DESENVOLVIMENTO
Nome da Escola: Cantinho do Céu
Turma:2º ano Anos Iniciais do Ensino Fundamental
Professora: Maria Rita
Ação: Introdução de aluno com deficiência visual no cotidiano de sala de aula regular.
Conteúdos: Noções de Geometria (figuras geométricas); Corpo Humano (os sentidos, higiene e partes do corpo)
Disciplinas: Matemática e Ciências.
Encaminhamento Metodológico: O encaminhamento metodológico da proposta Estação das Sensações e Descobertas tem como base de trabalho a interdisciplinaridade. As disciplinas são simultaneamente trabalhadas. O tema foi elaborado com o intuito de integrar um aluno com deficiência visual em uma turma de ensino regular. Entendendo-se que é mais importante adotar uma metodologia pedagógica que atenda as necessidades e as condições existentes dos objetivos formulados, nesse sentido, parte-se de alguns princípios metodológicos:
Tomar a realidade das crianças como ponto de partida para o trabalho, reconhecendo sua diversidade; Observar as ações infantis e as interações entre as crianças valorizando essas atividades; Confiar nas possibilidades que todas as crianças têm de se desenvolver e aprender, promovendo a construção de autoimagem positiva; Propor atividades com sentido, reais e desafiadoras para as crianças, que sejam, pois, simultaneamente significativas e prazerosas, incentivando sempre a descoberta, a criatividade e a criticidade; Favorecer a ampliação do processo de construção dos conhecimentos, valorizando o acesso aos conhecimentos do mundo físico e social; Enfatizar a participação e a ajuda mútua, possibilitando a construção da autonomia e da cooperação
Recursos:
Avaliação:
Os conteúdos que serão trabalhados na Estação das Sensações e Descobertas serão os seguintes: Noções de Geometria (figuras geométricas); Corpo Humano (os cinco sentidos), e serão desenvolvidos em uma semana. Cada conteúdo contara com duas horas diárias para seu desenvolvimento. .
Na área de matemática foi trabalhada Noções de Geometria (figuras geométricas) onde o principal objetivo era levar os alunos a perceber o quanto a geometria está presente em nosso dia a dia, pois o aluno tem mais facilidade em aprender o conteúdo quando ele pode descobrir conceitos à partir de suas próprias construções. No ensino de Geometria será necessário utilizar recursos táteis que facilitem a percepção e a construção mental das imagens geométricas pelo deficiente visuai.
As atividades trabalhadas na área de ciência foram de modo significativo para que os alunos possam manusear diversos suportes gráficos e plásticos, sobre diferentes superfícies para desenvolver suas potencialidades de expressão e comunicação estimulando sempre a curiosidade e atenção da criança.
Além de aguçar os sentidos dos alunos é atribuir significado às sensações, sentimentos e imaginação; sendo trabalhadas de forma integrada, a percepção, a intuição e a cognição, proporcionando o desenvolvimento continuo da capacidade criativa dos alunos.
...