Deficiencia fisica
Por: staine • 3/8/2015 • Relatório de pesquisa • 542 Palavras (3 Páginas) • 340 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
COORDENADORIA DE EDUCAÇÃO ABERTA E A DISTÂNCIA
CURSO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL: ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO
ADRIANA DOS SANTOS STAINE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FISÍCA
ATIVIDADE A 1
RIO BRILHANTE
2015
ADRIANA DOS SANTOS STAINE
ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA FISÍCA
ATIVIDADE A 1
Trabalho apresentado a Disciplina de Atendimento Educacional Especializado para pessoas com Deficiência Física. Sob a orientação do Professor: Prof. Paulo Henrique Azuaga Braga.
RIO BRILHANTE
2015
AÇÕES DE INCLUSÃO EDUCACIONAL PARA PESSOAS COM
DE DEFICIENCIA FÍSICA
As ações inclusivas para atender alunos com deficiência física dentro do âmbito escolar se baseiam principalmente a acessibilidades e recursos pedagógicos, pois podemos destacar que são de suma importância às mudanças na estrutura física e nos recursos pedagógicos durante o atendimento aos alunos com deficiência física, as adaptações são imprescindíveis para uma educação de qualidade.
Para que possa haver um atendimento de qualidade, é indispensável um ambiente adequado, uma criança com deficiência física necessita ter um percurso acessível com rampas nos passeios e na entrada do edifício, bem como dimensões adequadas, travessias seguras e portas largas, banheiros adaptados, corrimãos e demais adaptações; o interior da escola deve então oferecer meios para que o deficiente físico faça o seu trajeto dentro da escola com a maior independência possível, removendo os obstáculos que o impeçam de ir e vir. Na biblioteca, por exemplo, deve ser possível a todos os alunos alcançar seus livros e poder ler e estudar em condições de conforto e segurança, as mesas devem ter então altura apropriada à necessidade do aluno facilitando assim o cotidiano escolar.
Alunos com deficiência física possuem dificuldades ao realizar muitas tarefas rotineiras no ambiente escolar, no qual necessita de auxílio de outra pessoa, logo é muito frequente encontrarmos alunos que precisam de mediação para que ocorra o seu processo de aquisição de conhecimento, verificasse nesse contexto que se faz necessárias algumas adaptações não só de aspecto arquitetônico.
O professor é um valioso mediador, pois é ele quem muitas vezes viabilizará as dimensões metodológica, instrumental, comunicacional e atitudinal no currículo, desenvolvendo deste modo um planejamento flexível, promovendo a acessibilidade e formando parceria com demais profissionais da escola, utilizando-se de materiais e meios de recursos ofertados pela instituição, fazendo um trabalho diferenciado, para incluir os alunos na escola. O professor e corpo docente também devem se atentar para a discriminação e preconceito que ainda se mostra presente dentro das escolas, muitas vezes de forma velada, mas presente, a discriminação e o preconceito parte muitas vezes até mesmo dos professores devido à superproteção e baseada na baixa crença no potencial do aluno com deficiência. Outro ponto importante é abandonar o padrão ideal de aluno, aluno esse que é autônomo, disciplinado, estudioso e que não apresenta muitas dificuldades de aprendizagem, devemos então deixar os preconceitos e discriminações de lado, bem como de querer homogeneizar os alunos, pois as diferenças ou as limitações não são problemas, o que é preciso é sensibilizar e conscientizar os alunos sobre as diversidades humanas.
...