Desafio Profissional
Por: Camila Alongi • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 1.398 Palavras (6 Páginas) • 171 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CLAUDINÉIA DA SILVA OLIVEIRA – 9327695165
PRISCILA DOLARIANO – 3091291425
ROSIMARA GODINHO – 3053125051
DISCIPLINAS NORTEADORAS: DIDÁTICA DA HISTÓRIA E GEOGRAFIA; ORGANIZAÇÃO E METODOLOGIA DO ENSINO FUNDAMENTAL; AVALIAÇÃO E CURRÍCULO; EDUCAÇÃO APLICADA AOS CUIDADOS DA CRIANÇA; EXPRESSÕES ARTÍSTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
DESAFIO PROFISSIONAL
Tutor a distância: Leila Cabral
São Bernardo do Campo
2018
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO ..........................................................................................................3
1. SITUAÇÃO PROBLEMA........................................................................................ 3
2. OBJETIVO GERAL.................................................................................................3
2.1 OBJETIVOS ESPECÍFICOS..................................................................................3
3. VISITA AO PARQUE ESTORIL...............................................................................4
4. COMO ENTENDER A INTERDISCIPLINARIDADE.................................................5
5. METODOLOGIA.......................................................................................................6
6.CONSIDERAÇÕES FINAIS......................................................................................7 REFERÊNCIAS...........................................................................................................8
INTRODUÇÃO
O presente projeto está pautado na missão de auxiliar na organização e execução de um plano de ação que possa atender as necessidades apresentadas pela pedagoga, valendo-se da contemplação a respeito das disciplinas norteadoras deste estudo, fazendo com que os educadores venham a pautarem suas propostas em uma educação que valorize a Arte, História e Geografia em um contexto lúdico e significativo, dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Assim o trabalho está dividido na problemática, justificativa, objetivos, ações e avaliação. A partir disso, a escola passará a incluir este projeto como um referencial para suas próximas praticas pedagógicas de ensino.
O estudo objetiva a criação de uma rotina educativa e participativa, utilizando multimeios aplicados a educação para aprimorar o aprender, estimulando a criatividade, desenvolvimento social e interação das crianças de maneira lúdica e prazerosa, com qualidade de som, imagem e referencias (MOYLES, 2002).
- SITUAÇÃO PROBLEMA
Criar uma situação de aprendizagem derivadas dessa proposta inicial associando conteúdos de Geografia, relacionados ao estudo da paisagem local e conteúdo de Arte.
- OBJETIVO GERAL
Foi necessário introduzir esse plano de ação para beneficiar os alunos com a introdução do aproveitamento de arte, história e geografia dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
2.1. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Conhecer a História do local
- Entender o processo de aprendizagem;
- Progredir com o desenvolvimento das crianças através de histórias contadas, mapear locais e aprender usando a Arte;
- Perceber a importância da tecnologia agregada aos métodos de ensino infantil convencional.
- VISITA AO PARQUE ESTORIL
Foi realizada uma visita ao Parque Estoril, para que as crianças pudessem apreciar o lugar e conhecer a história local, baseado nos registros sobre a criação do lugar.
O parque Natural Municipal Estoril de São Bernardo do Campo, localiza-se na Rua Portugal, 1100, Riacho Grande – São Bernardo do Campo. A primeira unidade de conservação une Mata Atlântica, Represa Billings, fauna silvestre, e abriga o Zoológico Municipal e a Escola Livre de Sustentabilidade. Conta com Teleférico, Pedalinho, stand up paddle e caiaques, trilhas para caminhada, viveiro escola, jardim sensorial, área de piquenique, área de banho, estacionamento, lanchonetes, museu de arte ao ar livre e são frequentes as atividades de educação ambiental. São oferecidas visitas monitoradas para escolas e grupos (agendamento pelo telefone 11 4367-6463). Entrada gratuita para morador com carteirinha do parque, que pode ser feita na administração do local.
Também foi possível tirar muitas fotos para que pudessem analisar no mapa a localização geográfica do lugar.
Para trabalhar a Arte, usamos o “momento do desenho”, onde puderam desenhar sobre o parque: animais, arvores e lugares dentro da localização.
Os recursos tecnológicos são de grande importância e auxilia os educadores a trazerem para os alunos, dependendo de sua faixa etária, por exemplo, imagens e sons através de tablets, imagens e sons de excelente qualidade de informação. As escolas apoiam, oferecendo recursos, materiais, equipamentos digitais e tecnológicos, proporcionando um ambiente adequado e preparado com objetivo de facilitar e engrandecer a relação ensino-aprendizagem.
3.1. COMO ENTENDER A INTERDISCIPLINARIDADE
A interdisciplinaridade é um tema que está em constante discussão tanto nas redes sociais como nas escolas. Muitas dúvidas, incertezas e inseguranças em relação ao tema se fazem presentes na prática pedagógica dos educadores. Como proceder um ensino interdisciplinar? O que fazer em relação aos componentes curriculares? Serão modificados ou extintos? Será que os educandos irão aprender a lidar com isso? Questionamentos como estes são feitos todos os dias pelos educadores em sala de aula e nas redes sociais. Mas afinal, como podemos compreender a interdisciplinaridade e tê-la como base na prática pedagógica, mesmo dentro dos novos padrões que a sociedade impõe?
...