Desafio Profissional
Por: Dribelabeto • 14/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.307 Palavras (10 Páginas) • 178 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
SÃO PAULO/SP - CAMPO LIMPO
CURSO - PEDAGOGIA
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
E EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
DESAFIO PROFISSIONAL
PROFESSORA CARINA TRIGONI
Adriana Mansoreitch Lima Santos - RA: 28096999283
Ana dos Santos Rodrigues -RA: 2816737076
Gabriela Barbosa de Souza - RA: 15
98661586
Glaucia Maria Oliveira Sousa -RA: 2859103545
Luciana de Paula Lira da Silva - RA: 2803734245
Neiva Rodrigues de Araújo Dias -RA: 2850213019
Patrícia Oliveira Sousa - RA: 2851221939
Suely Toledo Melo - RA: 285910998
ÍNDICE:
Introdução 1
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN9.394/96) 2
Leis e Diretrizes 2
Parâmetros curriculares nacionais (PCN) 3
Referencial curricular da educação infantil volume I 3
Escola Pingo de Gente 4
Festa em homenagem ao dia das mães 4
Análise crítica 4
Projeto e desenvolvimento 5
Figura 1 5
Figura 2 5
Figura 3 6
Figura 4 6
Figura 5 6
Conclusão 7
Bibliografia 8
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho elaborado considerando as Disciplinas: Estrutura e Organização da Educação Brasileira e Educação e Diversidade, no diz respeito às determinadas Constituições e Leis que regulamentam o ensino em nosso país , como as Leis de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDBEN 9.394/96) E NOS Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica e nas Diretrizes Curriculares Nacionais para as das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e cultura Afro-Brasileira e Africana e no Referencial Curricular Nacional de Educação Infantil.Com o objetivo de orientar aos educadores, a observarem a diversidade e Multiculturalismo dentro das escolas reconhecendo a importância de implementar os projetos e ações que valorizem toda a diversidade presente no âmbito escolar. Ao realizar as pesquisas relacionadas para o DIA DAS MÃES, a escola Pingo de Gente levou o corpo Docente da escola a observar que a Diversidade e Multiculturalismo, não estavam engajados nos parâmetros Curriculares da Escola. Então foi feito uma proposta para que se trabalhe-se as questões relacionadas a Diversidade e multiculturalismo, a partir de desenhos em cartões confeccionados pelos próprios alunos. Com objetivos dos educadores tratarem dentro da salas de aulas de forma dinâmica e envolvente. Os cartões posteriormente seriam entregues aos pais dos alunos para que as famílias se envolvessem na educação dos seus filhos e houvesse uma assimilação dos temas tratados por partes de todos. Contribuindo dessa maneira para que as crianças tornem cidadãos responsáveis, solidários, com valores éticos e morais.
Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDBEN9.394/96)
O Princípio e fins da Educação Nacional, em seu art.2º diz que Educação, é Dever da Família e do Estado, inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, e tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, no seu preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
No art.3 o ensino será ministrado com a base nos seguintes princípios:
I - Igualdade de condições para acesso e permanência na escola;
II - Liberdade de aprender, ensinar, pesquisar, e divulgar a cultura, o pensamento, a arte do saber;
III - Pluralismo de ideias e de concepções pedagógicas;
IV -Respeito à liberdade e apreço a tolerância;
No art.12 VI- articular-se com a família e a comunidade, criando processos de integração da sociedade com a escola.
LEIS E DIRETRIZES
Nas questões sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Ralações Étnico-Raciais para o Ensino de História e cultura Afro – Brasileira trata-se de decisão política, com fortes, repercussões, pedagógicas inclusive na formação do professor.Com esta medida reconhece-se que além de garantir vagas para os negros nos bancos escolares, é preciso valorizar devidamente a história e cultura de seu povo, buscando reparar danos, que se repetem há cinco séculos, a sua identidade e o direitos seus. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe à população negra, ao contrário dizem respeito a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação democrática.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCN)
Compreender a cidadania como participação social e política, adotando diariamente atitudes de solidariedade e cooperação e repudio ás justiças, respeitando o outro e exigindo para si o mesmo respeito.
“Respeitando para ser respeitado “Posicionar-se de maneira critica responsável e construtivista nas diferentes situações coletivas.
- Conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou de outras característica individuais e sociais.
- Para se viver democraticamente em uma sociedade plural é preciso respeitar os diferentes grupos e culturas que a constituem. A sociedade é formada não só por diversas etnias, como também imigrantes de diferentes países. Além disso as migrações colocam em contato com grupos diferenciados.
- As regiões brasileiras tem diversas caraterísticas culturais onde a convivência entre grupos nos planos sociais e culturais muitas vezes é marcada pelo preconceito e pela discriminação.
- O grande desafio da escola é de reconhecer a diversidade como parte inseparável da identidade Nacional e dar a conhecer a riqueza representada por essa diversidade étnica cultural que se compõe o patrimônio social cultural brasileiro e valorizar a trajetória particular dos grupos que compõem a sociedade.
REFERENCIAL CURRICULAR DA EDUCAÇÃO INFANTIL VOLUME I
Cabe ressaltar que a criança, tem o direito de viver experiências prazerosas nas instituições sempre respeitando a pluralidade e a diversidade da sociedade brasileira, sendo que o Referencial traz uma proposta aberta e flexível e não obrigatória que poderá auxiliar na elaboração ou implementação de programas e currículos de acordo coma realidade de cada grupo, embora sabemos que somente isto não vai resolver o problema da qualidade da Educação pois envolve questões amplas e ligadas ás políticas públicas,orçamento,valorização dos profissionais da área e padrões de atendimento que garantam espaço físico e adequado, materiais de qualidade e suficientes. A proposta Educacional compatíveis a faixa etária nas diferentes modalidades de atendimento, considerando que as crianças são diferentes entre si, onde implica propiciar uma educação baseada em condições de aprendizagem que respeitem as suas necessidade e ritmos.
...