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Desafio Profissional

Por:   •  26/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  221 Visualizações

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UNIDADE SERTÃOZINHO-SP

CURSO DE PEDAGOGIA

DESAFIO PROFISSIONAL

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, TECNOLOGIAS APLICADAS A EDUCAÇÃO  E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

ANA LÍDIA MAMMANA GUIRAO – 2845234977

LIVIA TONIOLO SCARANELLO – 2838295015

NELCI DE CASTRO ARAGÃO – 2838295083

TECNOLOGIA NA EDUCAÇÃO

Sertãozinho, 25 de maio de 2015

Introdução

O mundo virtual está presente na vida das crianças desde a mais tenra idade, e as novas gerações já nascem conectadas, a cada dia surgem equipamentos, informações. Tudo muito rápido. Por esse motivo, é preciso preparar os educadores para lidar com essa nova realidade, oferecendo acesso a cursos, textos e informações, para que se aproximem da realidade dos educandos e possam falar a mesma linguagem, facilitando a troca de conhecimentos.  É fundamental oferecer aos educadores, uma forma de aprendizagem com a qual ele possa repassar o que aprendeu de forma clara e objetiva.

A tecnologia é uma ferramenta pedagógica muito importante como aliada na transmissão de conhecimentos, mas não podemos deixar de lado um fator muito importante para o desenvolvimento infantil, o brincar. Foi pensando nisso que criamos um espaço que une o lúdico e as tecnologias, para que todos que utilizarem este espaço, possam ser estimulados, descrevemos também, algumas recomendações para o desenvolvimento pleno das crianças e adolescentes como oportunidades para todos poderem usufruir melhor dos benefícios das novas tecnologias.

É um projeto para a comunidade, porque beneficia o contato com as tecnologias de informação e as ferramentas de trabalho do mundo moderno.

Passo  1

Ambiente/Sala Temática: Brinquedoteca

Usuários: 6 a 12 anos

Recursos Tecnológicos

Justificativas e estratégias de uso

Objetivos

Aplicação de tecnologias assistivas

Vídeo Game com kinect

Desenvolver através de jogos as habilidades motoras, coordenativas e perceptivas.

Estimular a socialização das crianças ensinando as a trabalhar em conjunto quando necessário.

Trabalhar estímulo sensorial e corporal

Computador com internet

Usar como ferramenta para pesquisas de jogos e vídeos

Permitir o acesso da internet para as crianças proporcionando ampliar conhecimentos. Utilizar para programas de robôs

Auxiliar as crianças a interagir do mundo virtual, através de computadores adaptados.

Projetor para filmes

Passar vídeos, clipes infantis, músicas  e histórias

Com os clipes e músicas educativas as crianças aprendem de uma forma mais fácil e descontraída.

A tela maior, além de motivar os alunos funciona como um recurso visual.

Tablet com jogos educativos

Utilizar como recurso complementar no processo de aprendizagem

Estimular o interesse pela busca do conhecimento através de jogos

Uso de software para a tradução para Libras

Lego

Desenvolver habilidades e competências utilizando recursos tecnológicos motivadores.

Promover o trabalho em equipe, cooperação, pesquisa, resolução de problemas e criatividade.

Através da montagem das peças desenvolverem habilidades motoras, estimulando a aprendizagem.

Passo 2.

A criança é um ser que se constrói, constrói sua cidadania e  neste processo, precisa ser criança, precisa ter tempo para brincar, tempo para poder ser criança.
Hoje em dia é muito conhecida a importância do brincar para as crianças. Sabemos que o brincar dá um passo além no estágio de desenvolvimento, permite a socialização, ensina que se deve compartilhar o brinquedo (quando se brinca com outras crianças), estimula a criatividade e a fantasia, fazendo com que a criança se “liberte” do mundo real. O brincar também permite que a criança tome certa distância daquilo que a faz sofrer, possibilitando-lhe explorar, reviver e elaborar situações que muitas vezes são difíceis de enfrentar.

Um ótimo lugar pra isso são as brinquedotecas. A Brinquedoteca prepara o espaço do "faz de conta" para que seu ambiente seja impregnado de criatividade, de manifestações de afeto e de apreciação pela infância, a tal ponto que a criança se sinta esperada e bem-vinda. A ideia principal é valorizar os brinquedos e atividades lúdicas e criativas; estimular o desenvolvimento global das crianças; despertar o interesse por uma nova forma de animação cultural que pode diminuir a distância entre as gerações, dar oportunidade às crianças de se relacionarem com adultos de forma agradável e prazerosa, livre do formalismo decorrente das situações estruturadas em escolas ou outro tipo de instituições.

Unindo o brincar com as tecnologias atuais, podemos refletir e propor novas experiências e vivências produtivas as nossas crianças. Sabemos da importância do uso das tecnologias nessa era digital, mas não podemos deixar de lado a importância de nossas crianças brincarem, explorarem e desenvolverem a imaginação. A Brinquedoteca é um espaço que, bem orientado e estruturado permite contribuir no trabalho dos educadores para que tenham um olhar crítico diante dos materiais oferecidos e utilizem da tecnologia para transmitir conhecimento de forma que o educando aprenda interagindo, pois é claro que nossas crianças têm grande interesse diante das novas tecnologias, e concluímos que esse ambiente lúdico pode ser uma grande ferramenta pedagógica no processo ensino aprendizagem, explorando a criatividade através de cantos educativos (Canto do Faz de Conta, leitura, jogos, música etc.)

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