Desafio profissional
Por: Edilson36 • 27/10/2016 • Trabalho acadêmico • 1.329 Palavras (6 Páginas) • 264 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Juliana de Cássia Louro RA: 7930.7035.30
Priscila Oliveira Lima RA: 7581.6058.13
DESAFIO PROFISSIONAL
Santo André – UniAn (SP)
2016
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Juliana de Cássia Louro RA: 7930.7035.30
Priscila Oliveira Lima RA: 7581.6058.13
DESAFIO PROFISSIONAL
Desafio Profissional entregue como requisito para conclusão da disciplina “Educação e Diversidade; Estrutura e Organização da Educação Brasileira; Leitura e Produção de Textos; Tecnologias Aplicadas á Educação; Desenvolvimento Pessoal e Profissonal.”, sob orientação da professora: Daniela Regina Montagnini R. Pereira (Tutora à distância).
Santo André – UniAn (SP)
2016
Sumário
1. Projeto “Por um mundo melhor. Transforme um espaço cinza em verde”. 4
1.1. Introdução 4
1.2. Inclusão de P.N.E (Portadores de Necessidades Especiais) no projeto 4
2. Objetivos 4
3. Atividades 5
4. Avaliação 7
5. Conclusão 7
6. Referências bibliográficas 8
1. Projeto “Por um mundo melhor. Transforme um espaço cinza em verde”.
1.1. Introdução
As grandes cidades vêm enfrentando um problema com as chuvas torrenciais e ao mesmo tempo com a escassez de água. Com o aumento do cimento sobre a terra, diminuíram muito os locais de drenagens naturais, onde deveriam reter boa parte da água vindo da chuva.
O problema não está só na administração pública, responsável pela manutenção das áreas verdes públicas, como parques e praças. Mas está também na forma de como estamos construindo nossas casas, cobrindo cada vez mais os terrenos e deixando cada vez menos jardins e terras. Não adianta cimentar todo um quintal e depois encher de vasinhos com flores bonitas.
Essa conscientização tem que ser trabalhada desde cedo nas escolas. Este projeto será desenvolvido no 2ºano do Ensino Fundamental I, dentro da disciplina de Ciências.
1.2. Inclusão de P.N.E (Portadores de Necessidades Especiais) no projeto
A inclusão dos P.N.E. nas atividades escolares, não está só na adaptação/facilitação dos conteúdos ou em designar menores papéis essas crianças especiais. O importante é ter a certeza que essas crianças atinjam os objetivos propostos pelo projeto.
A sociabilização é apenas uma parte da inclusão. O verdadeiro desafio está em dar as mesmas oportunidades de aprendizagem a todos.
Os projetos pedagógicos devem ser planejados e estruturados para atender a todos e não simplesmente adaptados a uma necessidade ocasional.
2. Objetivos
• Observar, registrar e comunicar algumas semelhanças e diferenças entre diversos ambientes, identificando a presença comum de água, seres vivos, ar, luz, calor, solo e características específicas dos ambientes diferentes;
• Estabelecer relações entre características e comportamentos dos seres vivos e condições do ambiente em que vivem, valorizando a diversidade da vida;
• Comunicar de modo oral, escrito e por meio de desenhos, perguntas, suposições, dados e conclusões, respeitando as diferentes opiniões e utilizando as informações obtidas para justificar suas ideias;
• Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis;
• Perceber, em diversos fenômenos naturais, encadeamentos e relações de causa-efeito que condicionam a vida no espaço (geográfico) e no tempo (histórico), utilizando essa percepção para posicionar-se criticamente diante das condições ambientais de seu meio;
• Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
3. Atividades
Passo 1 – Introdução no projeto para as crianças
Em um primeiro instante, devemos conscientizar as crianças. A melhor forma de atingirmos as crianças dessa idade e com as inclusões, é com ludicidade.
O material escolhido são apostilas distribuídas gratuitamente pela ONG Plante e colha. Essa ONG tem como objetivo, a distribuição de mudas e sementes provenientes do centro de conservação ambiental do Aeroporto de Guarulhos – SP.
Esse material foi escolhido devido à forma lúdica de trabalhar o assunto junto às comunidades carentes do entorno do aeroporto. São histórias em quadrinho, com a mesma linguagem usada por livros para essa faixa etária.
Esse material mostra:
• Os problemas ocasionados quando a água não tem para onde verter;
• O ecossistema de um parque dentro de uma cidade, mostrando os papéis de cada um;
• Os benefícios de uma árvore e quem são seus beneficiários;
• Quais são os tipos de plantas que fazem parte da nossa mesa.
Passo 2 – Conhecendo nosso bairro
Com a autorização dos pais e com a ajuda da mediadora (para a criança com síndrome de
...