Desafio profissional
Por: luciano.123 • 6/3/2017 • Trabalho acadêmico • 1.017 Palavras (5 Páginas) • 249 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
[pic 1]
Curso Superior de Pedagogia
(Polo Taboão da Serra)
Aprendizagem e Desenvolvimento Social da
Criança, Introdução à Educação Virtual e Direitos Humanos
: RA -
: RA -
: RA -
Professor Tutor Presencial: Samanta Fernandes
TABOÃO DA SERRA
2015
SUMARIO
INTRODUÇÃO 03
PASSO 1 - ........................................................................................04
PASSO 2 - 05
PASSO 3 07
PORTFÓLIO......................................................................................08
RELATÓRIO FINAL 09
REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 10
Introdução:
O presente desafio tem por objetivo, conhecer as dificuldades encontradas no ambiente escolar para a inclusão de crianças portadoras de necessidades especiais. A falta de apoio que os professores enfrentam nas escolas, pois não tem recursos e estruturas para receber as crianças com algum tipo de necessidade especial.
Passo 01:
Pedimos para três crianças de 08 a 10 anos, para que fizessem um desenho de um colega ou conhecido, que tivesse necessidades especiais e que também responderem porquê ele e especial.
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Passo 02:
entrevista realizada com a professora SILVIA MOURA docente na escola terra nova, e trabalha á 10 anos com ensino fundamental 1, e tem muito a nos dizer de como é trabalhar com alunos portadores de alguma deficiência.
professora Silvia;
QUAL A SUA VISÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL(INCLUSÃO) EM ESCOLAS PUBLICAS?
a inclusão realmente existe na teoria, e na pratica os alunos com alguma dificuldade no aprendizado são colocados em salas onde há 35 a 40 alunos um único professor. Aos alunos com dificuldades físicas ou mentais a situação e bem mais difícil, talvez possamos dizer que impossível de trabalhar, por não termos prédios adequados, mobiliários, e os materiais totalmente inadequados para a dificuldade de determinado aluno, sem contar que a grande falta de profissionais(professores) especialistas em cada deficiência para se trabalhar com alunos especiais, sem ser especialista na determinada deficiência nos precisamos de empenho criatividade para ministrar suas aulas e ainda conciliar a dificuldade de outros .
NA EDUCAÇÃO INFANTIL VOCÊ PERCEBE QUE A QUAL TIPO DE DIFICULDADE?
nas escolas de educação infantil entre as crianças menores não a problemas, porque elas se solidarizam umas com as outras e ajudam os seus colegas com dificuldades zelando pelo bem estar do colega ex; cadeirantes todos querem ajudar, pois o auxiliam e brincam com a cadeira de roda, este e um momento para o educador fazer rodas de conversa e esclarecer as dificuldades enfrentadas por crianças deficientes. obs.: entre as crianças não há preconceito existem curiosidade que o professor em rodas de conversa poderá sanar essas duvidas.
UM TRABALHO COM UMA CERTA DEFICÊNCIA QUE TENHA TE MARCADO E SURTIDO EFEITO?
ao trabalhar com uma aluna com paralisia cerebral, foi desenvolvido um trabalho para auxilia-la, foi confeccionado um sofá com calça jeans para melhor conforto para as atividades dadas e com todos sentados ex. historias, musicas, bolas, papeis, revistas, livros...a participação dos alunos foi ótima. Em uma data comemorativa foi combinado fazer apresentação sem exceção todas participariam á surpresa foi que a mãe da aluna com paralisia não permitiu a apresentação da criança porque não queria expo-lá. Neste caso o preconceito veio de casa.
PRA FINALIZAR CITE MAIS UMA DAS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS PELO DOCENTE AOS TRABALHAR COM PORTADORES DE ALGUMA DEFICIENCIA?
o educador tem dificuldade com salas que tem excesso de alunos, falta de espaço e materiais adequados e ainda muitas vezes a negação da própria família da criança, apesar de todos os problemas o professor tem que buscar formas de driblar as dificuldade e se focar na melhor forma de atender a este aluno "um direito assegurado por lei." e principalmente fazer tudo com amor que é o melhor material, pois sem dedicação não surtira efeito algum sobre os alunos.
...