Desafio profissional
Por: SONIA2014 • 16/9/2015 • Projeto de pesquisa • 1.306 Palavras (6 Páginas) • 470 Visualizações
DESAFIO PROFISSIONAL
Passo 1
Endereço da página na internet que apresenta a terapia assistida por animais:
Objetivo da terapia assistida por animais na página pesquisada:
O método de ensino da terapia assistida por animais tem como o objetivo de promover o desemprenho escolar e criar uma responsabilidade pelos estudos, alegrando o ambiente maçante do conviver do dia-a-dia das crianças de forma que traga responsabilidade do fazer, do desenvolver e do aprender.
Os animais modificam o ambiente de sala de aula facilitando a conquista de objetivos melhorando a aprendizagem e a interação social das crianças com dificuldades de aprendizagem e disciplina.
Mais de 700 crianças já foram atendidas;
92% dos pais já perceberam a aproximação das crianças com animais;
21% melhoraram na alimentação ao observar encargo, passaram a aceitar verduras na alimentação.
Principais comentários dos internautas, em relação da terapia assistida por animais:
- Flávio Nunes:
O desenvolvimento do projeto da terapia Assistida por animais, em relação ao desenvolvimento da criança na sua fase educacional tem de ajudá-la a melhor compreender o mundo em mudança a sua volta. Além de aproximação afeto familiar que traz um vínculo maior para seu relacionamento afetivo.
- Alessandro Rodrigues:
Hoje em dia a terapia assistida com animais tem ajudado na formação das crianças no desenvolvimento e crescimento, mudança e o mundo sem discriminação, diferença e mais humanidade.
- Josefa Pureza:
A terapia assistida por animais tem ajudado a muitas crianças, tenho uma filha com síndrome de dawn e a aproximação dela com animais ajuda no estimulo, na concentração e ela vê nos animais esperança de um mundo melhor, novos amigos.
Principais benefícios, riscos ou dificuldades na aplicação da terapia assistida por animais:
Os principais benefícios da terapia assistida por animais são:
- Exercícios fonoaudiólogos que ajudam na dicção estimulo para crianças que possuem plenas na fala chamando os animais pelo nome. Os tratamentos fisioterápicos que ajudam nos movimentos de coordenação motora ou acariciamento nos animais e até no simples movimento de jogar uma bola ou pentear os animais, fazem com que o estresse diminua e evite riscos cardíacos, diminuindo a pressão arterial junto com o estresse das pessoas.
Os tratamento psicológico que em contato com os animais fazem com que as pessoas aumentem o nível de endorfina e cerotonina diminuindo dor, ansiedade e até sinais de depressão, fazendo com que diminua até os medicamentos usados pelos mesmos.
Os tratamentos respiratórios nada mais são do que os animais que fazem com que as pessoas aumentem as células de defesa diminuindo casos de alergia e problemas respiratórios, deixando o organismo mais tolerante a bactérias, entre outros benefícios que surgem durante a realização da terapia variando de caso para caso dependendo da deficiência, ou problema de cada pessoa.
Os animais não cobram nada e nos trazem alegria, amor, carinho, fidelidade fazendo com que aumentem a auto-estima das crianças, diminuindo a solidão. No TAA são utilizado todos os tipos de animais, que possam entrar em contato com os humanos sem oferecer-lhes riscos, como gatos, tartaruga, coelho, hamster, peixe, furão, pássaros e também animais exóticos como a iguana, um dos principais utilizados são os cães por serem faces de adestrar.
As maiores dificuldades são quando as crianças sofrem algum tipo de violência física ou psíquica tornam-se introspectivas, agressivas dificultando o tratamento de recuperação, os animais são selecionados de acordo com o adestramento e docilidade dos animais e o grau de dificuldade das crianças não colocando as crianças em riscos maiores, com relatos já comprovados que nunca aconteceram ataques de animais a humanos, por serem animais dóceis e altamente adestrados para essa finalidade.
Passo 2
Nome da escola: Sonia Teixeira Paiva Polo
Ano ou série: 2° A
Número de alunos:22
Meninos: 10 meninas:12
Descrição do perfil da turma
Esta turma apresenta um grande número de alunos, alguns contendo dificuldades no aprendizado e comportamental. A maioria da turma domina a leitura e são ótimos na escrita, normalmente são bem participativos, meninas são mais quietas e meninos mais bagunceiros.
Tenho na turma uma menina com síndrome de dawn, na qual sua deficiência é média, ela consegue assimila bem todas as matérias, já copia da lousa, a única dificuldade é a leitura.
Na sala os meninos são muito falantes, temos 3 dos 12 no qual são os mais inteligentes e por serem os mais espertos acabam atrapalhando o restante da turma. Já as meninas temos 2 que são mais imperativas e querem dominar os meninos, tem até mesmo brigas que se a professora na cuidar da o que falar.
Passo 3
Em uma classe de 22 alunos tem entre eles duas crianças com dificuldades no aprendizado, nos quais necessitam de uma intervenção pedagógica, temos uma menina que se chama Alexia tem 7anos e que tem síndrome de Dawn, ela ama muito brincar como todas as outras crianças de sua turma mais o que ela não gosta é de ser contrariada, Alexia é uma menina muito imperativa, muito organizada, só anda limpinha e cheirosinha. Quando chega a hora do intervalo que é a hora de lanchar, ama repetir sua jantinha.
...