Desafio profissional
Por: leufrasino • 12/10/2015 • Relatório de pesquisa • 1.858 Palavras (8 Páginas) • 194 Visualizações
Sigmund Freud nasceu em 06 de maio de 1856 na Checoslováquia, de origem judaica. Aos 08 anos de idade já lia Shakespeare e na adolescência uma conferência cujo tema era ensaio de Goethe sobre a natureza ficou profundamente impressionado. Trocou a faculdade de direito pela medicina e interessou-se pela área de pesquisas.
Médico neurologista e psiquiatra, austríaco, analisavam pacientes escutando o que quer que lhes passem pela cabeça e analisou sonhos também para descobrir desejos reprimidos. Freud é considerado o pai da psicanálise, aonde o paciente vai com ou sem hipnose, lembrando-se de seus traumas durante a vida e liberando-se de seus sofrimentos, atitudes de irritabilidade e histeria.
Sigmund Freud contribuiu com a ciência do séc. XIX, com a psicanálise, área de conhecimento que abrange o estudo do inconsciente humano a fim de entender as doenças mentais e futuramente até o próprio homem. Nessa perspectiva a contribuição de Freud foi de fundamental importância para o campo cientifico, haja vista que, agora a mente humana se tornou alvo de estudos e principalmente graças às conclusões freudianas, o entendimento do funcionamento biológico dos seres humanos ficou mais completo, devido a não separação entre corpo e a mente.
Freud fez o primeiro aparelho psíquico com as divisões do inconsciente, pré-consciente e consciente, e logo após chegou à conclusão de outro aparelho psíquico, o id, ego e superego.
Id funciona como o inconsciente, o ego o consciente e o superego funcionam como uma censura ligada as leis morais. Uma pessoa que esta bem com a sua mente, contém o superego, e os “doidos” passam por cima deste, descumprindo as leis morais (andar pelado na rua). Freud também dividiu o nosso desenvolvimento em fases e achava que era emocional. Era dividido em fases:
Fase oral: (0 a 01 ano de idade) predominam os interesses ligados à boca (criança coloca tudo na boca), amamentação, sucção.
Fase anal: (02 aos 03 anos idade) predominam os interesses ligados ao prazer de defecar e de manipular as fezes (produção individual).
Fase fálica: (04 aos 05 anos de idade) a criança passa a se interessa pela existência do órgão genital (pênis/ vagina), conhecido também como “complexo de Édipo”, fase em que descobrimos que o nosso corpo nos do prazer, período de latência (Piaget), há um intervalo na vida sexual.
Fase genital: descobrimos que o corpo de outra pessoa nos do prazer.
Ele foi muito importante para os professores/educadores, aprenderem em que fase da vida de cada individuo ele está preparado para receber informações e aprender conforme o seu emocional.
Jean Piaget nascido em Neuchatee (suíça) no ano de 1890 foi o nome mais influente no campo da educação em meados do sec. XX, formado em biologia publicou seu primeiro artigo aos 10 anos de idade, aos 23 anos mudou-se para Urique onde começou um estudo do raciocínio da criança.
Piaget através de seus estudos criou um campo de investigação denominado epistemologia genética, ou seja, é a teoria que a criança adquire conhecimento.
Através do desenvolvimento natural para Piaget, o conhecimento é gerado entre a interação do sujeito com o meio a que vive a partir de estruturas pré-existentes, assim sendo a aquisição do conhecimento depende tanto das estruturas cognitivas quanto da relação do ser com os objetos.
Na teoria piagentiana o conhecimento provem da consolidação das estruturas de pensamento e se da por estágios complementares, onde a passagem de um está que para o outro depende da consolidação e superação de estágio anterior. Sua teoria consiste em quatro partes de desenvolvimento:
Maturação: do sistema nervoso central, experiências físicas e lógico-matemáticos, transmissão social e equilíbrio das estruturas cognitivas, todas divididas por faixa etária. Sendo de zero a dois anos, sensório motor em que a criança busca adquirir coordenação motora através de movimentos e aprender sobre os objetos que os rodeiam. De um ano e meio, dois ate sete anos, pré-operatório, nessa fase adquire habilidade verbal, neste estágio começa a nomear objetos e raciocinar intuitivamente. O pré-operatório vai dos sete a oito anos, ate 11 ou 12 anos a criança nesta fase começa a formar conceitos como os números e classes já têm uma lógica consistente e a habilidade de solucionar problemas reais. E por fim o estágio operatório formal, que é dos onze aos doze anos, nessa faze o pré-adolescente ou adolescente começa a raciocinar de forma lógica, fazer planos, elaborar teorias, sistemas, refletir alem do real presente.
Esta teoria de Piaget tinha como afirmação central a ideia de que o ser humano aprende de forma diferente em cada fase da vida, contrariando a ideia dominante de sua época, que as crianças aprendiam da mesma forma que os adultos.
Piaget contribuiu imensamente através desta teoria no ará da educação, foi através de suas ideias de métodos de ensino diferenciado para cada fase foi implantados no sistema de ensino, Piaget acreditava que a criança precisava de estimulo de acordo com sua idade.
Os métodos de Piaget, assim como os de muitos outros e posteriores a ele visam sem duvida à melhoria da educação e no desenvolvimento da criança, porém é necessário lembrar que tudo que foi falado é de caráter psicocientifico que é necessário mais do que isso para que o professor consiga desenvolver as habilidades de aprendizagem do aluno, o professor tem a obrigação de incentivar o aluno para que o mesmo possa construir suas próprias ideias e opiniões.
Como o próprio Piaget mencionava em sua frase.
“O principal objetivo da educação é criar indivíduos capazes de fazer coisas novas e não simplesmente repetir o que as outras gerações fizeram”.
Este é o objetivo da educação.
Henri Paul hyacinthe wallon nasceu em paris; frança em 1879 se formou em medicina /psicologia e marxista convicto tornou se conhecido por seu trabalho cientifico sobre a psicologia do desenvolvimento infantil, wallon atuou como medico na primeira guerra mundial ajudando a cuidar de pessoas com distúrbios psíquicos, com isso em 1925 criou um laboratório de psicologia biológica da criança, e ao longo da sua vida dedicou-se a conhecer a infância e os caminhos da inteligência nas crianças.
Walton ajudou a revolucionar o sistema de ensino. Em 1947 propôs mudanças estruturais no sistema educacional. Coordenou o projeto reforma ensino, onde a criança não é somente um corpo em sala de aula, mas possui suas emoções.
Walton oferece subsídios para que possamos se aprofundar sobre a pratica
...