Disciplina: Jogos e Brincadeiras
Por: Janetelin • 22/6/2016 • Projeto de pesquisa • 430 Palavras (2 Páginas) • 1.270 Visualizações
Nome: JANETE DE OLIVEIRA BRITO |
RGM: 16101618 Polo: Centro Educacional Beta - Suzano |
Tutor(a) Paula Paes |
Disciplina: Jogos e Brincadeiras |
A brincadeira faz parte do ser criança /é espontâneo, através do brincar as crianças criam e vencem seus próprios limites e constroem suas próprias aprendizagens.
Os jogos e brincadeiras auxiliam a criança no processo de pensar, imaginar, criar e se relacionar com outras crianças. Na brincadeira a criança se solta, deixa a liberdade e criatividade fluírem podendo assim descobrir-se como pessoa, estimulando o desenvolvimento do raciocínio lógico, da cooperação, criatividade, coordenação, imaginação e sociabilização. Oportunizado pelos jogos e brincadeiras as crianças aprendem a respeitar regras (grandes ou pequenas), discutir, inventar, criar e transformar o mundo onde vivem.
Brincar é uma das atividades fundamentais para o desenvolvimento da identidade e da autonomia. O fato de a criança, desde muito cedo, poder se comunicar por meio de gestos, sons e mais tarde representar determinado papel na brincadeira faz com que ela desenvolva sua imaginação. Nas brincadeiras as crianças podem desenvolver algumas capacidades importantes, tais como a atenção, a imitação, a memória, a imaginação. Amadurecem também algumas capacidades de socialização, por meio da interação e da utilização e experimentação de regras e papéis sociais (RCNEI 1998, p.22).
Assim sendo o professor deve propor atividades direcionadas, ou seja, fazer o papel de mediador, conversando com as crianças e criando jogos e brincadeiras que promovam a construção de novos saberes, o brincar deve ser criativo e recreativo / prazeroso e divertido.
O brincar é a atividade principal do dia a dia para as crianças. Pois neste momento a criança toma decisões, expressa sentimentos, valores, conhece a si, os outros e o mundo, repete ações prazerosas, partilhar brincadeiras com o outro, expressa sua individualidade e identidade, explorar o mundo dos objetos, das pessoas, da natureza e da cultura para compreendê-lo, usar o corpo, os sentidos, os movimentos, as várias linguagens para experimentar situações que lhe chamam a atenção, solucionar problemas e criar. Mas é no plano da imaginação que o brincar se destaca pela mobilização dos significados. Enfim, sua importância se relaciona com a cultura da infância que coloca a brincadeira como a ferramenta para a criança se expressar, aprender e se desenvolver. (KISHIMOTO,2010 pág.1)
Portanto, é reconhecido que os jogos e brincadeiras constroem aprendizagens, e evidencia a necessidade dos jogos e brincadeiras na escolarização das crianças, através da mediação e planejamento do professor.
...