Disciplina: Relações Étnico-Raciais a Educação e Educação Indígena
Por: TIAGOLEMES • 2/8/2015 • Trabalho acadêmico • 542 Palavras (3 Páginas) • 983 Visualizações
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Relações Étnico-Raciais a Educação e Educação Indígena
Professor (a): Dra Terezinha Bazé de Lima
ATIVIDADE 02
O livro analisado é da disciplina de história ,”De Olho no Futuro”,do 2ºano do ensino fundamental de Thatiane Pinela,Liz Andréia Giaretta,Quinteto Editorial, 2008.
O texto analisado é “O cotidiano das crianças indígenas”.p.86....
Neste texto a imagem aparece na forma de ilustração com a construção dos estereótipos de que quando falamos em índios, logo deve aparecer imagens de crianças despidas e cabelos lisos, mostrando parte de fragmentos da realidade.
Podemos então perceber isso na afirmação das autoras:
“Os pais fazem cestos pequenos para as meninas ajudarem a colher e a carregar a mandioca até a aldeia.Elas também se divertem muito brincando com as crianças pequenas.Já entre os meninos, a principal diversão é brincar de caçar, e para isso seus pais fazem arcos e flexas pequenos”.
Notamos aí, a discriminação de que o índio deve aprender os meios utilizados por eles e que só vivem em aldeias, mas na realidade hoje a maioria dos indios são civilizados e apresenta diversidade étnica e cultural muito rica e que compõem o patrimônio sociocultural brasileiro,valorizando a sociedade.
REFERÊNCIA
Pinela, Thatiane
De olho no futuro: história, 2º anoThatiane Pinela, Liz Andréia Giaretta. – São Paulo: Quinteto Editorial, 2008. –(Coleção de olho no futuro)
UNIGRAN - CENTRO UNIVERSITÁRIO DA GRANDE DOURADOS
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Disciplina: Relações Étnico-Raciais a Educação e Educação Indígena
Professor (a): Dra Terezinha Bazé de Lima
ATIVIDADE 01
Preconceito é uma das causas que o brasileiro não admite
O brasileiro tem dificuldade de assumir o seu racismo devido ao processo de convivência cordial que distorce o conflito. A emoção das pessoas o sentimento inferior delas é que ser racista, pois a discriminação se dá de duas formas: direta e indireta.
A discriminação direta é a adoção de regras gerais que estabelecem distinções através de publicações, como dar tratamento desigual, a um ou mesmo negar direitos a um indivíduo ou grupo determinado. A discriminação indireta está internamente relacionada com situações aparentemente neutras, mas que criam desigualdades em relação a outreim, sendo este o mas comum no Brasil.
Através do preconceito, a mão de obra negra é direcionada para trabalhos domésticos e pesada sendo sua cor o fator determinante, sobrepondo a sua competência ou formação. O negro e o índio perante a sociedade têm a imagem de desqualificado, incapaz, impondo a restrição do mercado de
...