TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO INFANTIL LINGUAGEM E SUAS REPRESENTAÇÕES

Por:   •  18/3/2020  •  Trabalho acadêmico  •  1.129 Palavras (5 Páginas)  •  134 Visualizações

Página 1 de 5

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA - PNAIC

EDUCAÇÃO INFANTIL

LINGUAGEM E SUAS REPRESENTAÇÕES

Pensar e aplicar uma atividade de:

- Faz de Conta

- Jogos de Perseguição

- Jogos de Adivinhação

- Brincadeira de Roda

Após realizar as atividades – Refletir:

“Que relação tem tal atividade com infância, cultura e linguagem?”

CURSISTA: EDIANE MONIQUE FRANCO RAMOS GARCIA

PLANO DE AULA – LINGUAGEM E SUAS REPRESENTAÇÕES - (CADERNO 2)

PACTO NACIONAL PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PNAIC

UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO – UFOF

EDUCAÇÃO INFANTIL

Formadora Estadual: Rita Lages

Formadora Regional: Danúbia da Costa Teixeira

Formadora Local: Maria Apª Araújo Felipe

Carga horária: 1HORA e 55 MINUTOS

Número de alunos: 16

Data: 17/04/2018

Docente: Ediane Monique Franco Ramos Garcia

Atividade 1 : Faz de Conta – Salão de Beleza; Cozinha; Médico.

Duração: 50 MINUTOS.

Objetivos:

  • Imitar gestos e vocalizações de modelos;
  • Ampliar seu próprio repertório de brincadeiras;
  • Interação das crianças com outras crianças;
  • Aprimorar o diálogo com outras crianças;
  • Enriquecer o faz de conta com diversos tipos e brinquedos;
  • Desenvolver a brincadeira.

Procedimentos: Organizar os brinquedos na sala, apresentando os brinquedos aos pequenos. Deixar todos agirem livremente reorganizando o ambiente ou imaginando outros usos dos que foram concebidos, observando as crianças como imitam gestos, vocalizações de modelos e como utilizam os materiais.

Material: Panelinhas, fogão, pia, lavatório, toalha, cadeira, shampoo, escova, chapinha, secador, esmalte, maquiagem, caixa de primeiros socorros, roupa de médico.

[pic 1]

Figura 1 - Salão de Beleza.

[pic 2]

Figura 2 – Cozinha.

[pic 3]

Figura 3 - Médico.

Atividade 2 : Jogos de Perseguição – Arranca Rabo.

Duração: 15 MINUTOS.

Objetivos:

  • Desenvolver regras e critérios; desenvolver coordenação motora;
  • Percepção visual, atenção e concentração de forma prazerosa e lúdica;
  • Aprender o respeito pelas regras em relação às atividades e ao grupo;
  • Experimentar a capacidade e movimentar-se de maneira coordenada através do jogo.

Procedimentos: Pendurar uma folha de revista ou jornal enrolado na parte de trás da calça ou bermuda para representar o “rabo”, explicando que todos são fugitivos, e que ganha a brincadeira a criança que conseguir com que o colega não arranque seu “rabo”, seguindo os comandos da professora.

Material: Folha de revista ou jornal.

[pic 4]

Figura 4 – Jogo de Perseguição - Arranca Rabo.

Atividade 3 : Jogo de Adivinhação .

Duração: 30 MINUTOS.

Objetivos:

  • Estimular a inteligência das crianças;
  • Aprender a associar ideias e palavras aumentando seu vocabulário;
  • Entreter e divertir as crianças contribuindo ao mesmo tempo com a aprendizagem.  

Procedimentos: Colocar os alunos em roda e fazer um sorteio para começar a brincadeira, seguindo o comando da professora que diz: O que é o que é... Os alunos deverão adivinhar a resposta. Se a criança demorar muito para acertar quem pensou na palavra deve ajudar o companheiro a descobri-la por meio de gestos.

Material: Caixa surpresa; adivinhas impressas na sulfite; objetos que representem as respostas das adivinhas (pipoca e toalha).

[pic 5]

Figura 5 - Jogo de Adivinhação. 

[pic 6] Figura 6 - Jogo de Adivinhação.

Atividade 4 : Brincadeira de Roda.

Duração: 20 MINUTOS.

Objetivos:

  • Conhecer diversas cantigas de roda;
  • Valorizar a nossa cultura;
  • Trabalhar o em roda, onde todos podem se ver;
  • Exercitar o companheirismo, a cooperação, juntamente com a criatividade das crianças;
  • Comentar a cantiga trabalhada.

Procedimentos: Levá-los ao pátio da escola para realizar uma conversa sobre a brincadeira popular feita em roda na época dos nossos avós, trazendo uma aproximação entre as gerações. Os participantes fazem uma roda e giram cantando a música. No final da canção todos tem que abraçar alguém na roda. Quem ficar sem par é a vovó.

Material: Nenhum.

[pic 7]

Figura 7 - Brincadeira de Roda - Samba Criola.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.1 Kb)   pdf (503.5 Kb)   docx (595 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com