EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Por: JulianaEirado • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 653 Palavras (3 Páginas) • 429 Visualizações
Relatório
Educação não- formal no Brasil e sua relação com a educação
Profissional
Educação não-formal, ação educativa, cultural, preparatória que trabalha com o aluno fora do sala de aula, voltada para o exercício da cidadania atuando em grupos e movimentos sociais, pátios, Hong e outros, incentivando a criança, adolescente socializar-se com o meio, a ter valores morais, éticos no cotidiano.
Associativismo, grupos de pessoas que reunir-se para representar, defender os interesse dos associados estimulando a melhoria da sociedade. Existem uma relação intensa o associativismo com projetos sociais, por ser de grande interesse e desenvolver como a cultura política, Educação não- formal e outros nos espaços escolares e não escolares, fazendo crescer o aprendizado, para o bem comum da sociedade.
A inclusão da Educação não- formal, depois evolução industrial sendo: A mãe que dava maior atenção para os filhos, passou a trabalhar, os filhos não tem muita atenção no entanto os pais deixam os filhos em horário integral por esse motivo as atividades complementares como balé, Judô aula de músicas e outros.
[pic 1]
No Brasil evoluiu o profissionalismo do pedagogo na Educação, Porém passou a existir no curso de pedagogia o estágio nos ambientes não escolares, para poder atuar na Educação não formal, o pedagogo tem relação com a didática nas atividades lúdicas, expondo conhecimento, mas nem sempre é Educador social, por ficar somente no espaço escolar ele não tem o público-alvo especifico localizado em ambiente externo, por isso existe o estágio em ambientes não escolares para adquirir conhecimentos fora da escola e tornar-se profissional sabendo as diferenças de atuação dentro e fora da escola.
Educação não- formal tem relação com a Educação profissional por ser uma educação com habilidades e potencialidade em prática, fazendo o educando crescer para o ambiente de trabalho.
[pic 2]
As contribuições da Educação não- formal:
- Os alunos aprende a conviver com as diferenças e socializando com outras pessoas respeitando seu próximo,
- Aprende a adaptar com trabalhos em grupos,
- Aprende a construir a sua própria identidade relacionando com o grupo e aprendendo as devidas regras e que deve usar em devido tempo e deve trabalhar com éticas pra levar para cotidiano de vida
Concluímos que a Educação não-formal é organizada por grupo, o professor ensina e através do interesse de cada um que participa, dependendo dos movimentos sociais contribui para educação e o bem estar da sociedade. Educação não formal ocupa o espaço da criança, adolescente para o desenvolver a interação com o meio, auto estima, enriquecendo no andamento escolar.
...