EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Por: JulianaEirado • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 2.855 Palavras (12 Páginas) • 220 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pedagogia – Licenciatura
Fátima Juliana O. Eirado / RA: 397090
Kalina da Paz Silva/ RA: 378256
Katia da Paz Silva/ RA: 376664
Maria Luzinete Marques / RA: 352564
Tailane Maria de Jesus/ RA: 376671
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Sobradinho
Abril/2015
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Pedagogia – Licenciatura
Fátima Juliana O. Eirado / RA: 397090
Kalina da Paz Silva/ RA: 378256
Katia da Paz Silva/ RA: 376664
Maria Luzinete Marques / RA: 352564
Tailane Maria de Jesus/ RA: 376671
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS:
Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares
Relatório desenvolvido durante a disciplina de Educação Profissional e Educação em Ambientes não Escolares referente, ao Sétimo Semestre de Pedagogia.
Profª: Odinea Oliveira.
Sobradinho
Abril/2015
ÍNDICE
Introdução __________________________________________________ 04
O Que é Educação não-formal ___________________ 05
O que é Associativismo e qual a sua relação com os projetos sociais? ____ 06
Diversos Meios de Educação Profissional no Brasil e a Atuação do Pedagogo na Educação ______________________________ 07
Educação não- formal no Brasil e sua relação com a educação
Profissional 08
Considerações finais__________________________________________ 11
Referências Bibliográficas _____________________________________ 12
INTRODUÇÃO
De forma clara e objetiva, este trabalho vem abordar o que é educação não formal; significado sobre associativismo e qual a sua relação com projetos sociais; também iremos levantarmos pesquisas referentes sobre a educação profissional no Brasil; Iremos fazer ilustrações sobre educação não formal no Brasil e sua relação com a educação profissional. Enfim, nesse trabalho iremos refletir sobre como a educação não formal vem tomando grandes proporções na área da educação na sociedade atual, um exemplo a isso são as crescentes ações de instituições tanto governamentais, quanto não governamentais, prioritariamente no atendimento a criança e ao adolescente, a ação da educação não formal se caracteriza como uma prática lúdica, cultural política e social.
O Que é Educação não-formal
A Educação Não-formal, como o próprio nome já diz e um tipo de atividade que e realizada fora do quadro do sistema de educação, mas ela promove vários tipos de aprendizagem para população sendo crianças ou adultos. É uma educação que muitas vezes se resulta, por exemplo, por empresas que querem aperfeiçoar mais os seus empregados e oferece cursos, por igrejas que reúne os fieis para o estudo religioso ou grupos se empenham na alfabetização para os adultos.
A educação não-formal toma em consideração as necessidades pessoais dos formandos e suas essas necessidades para responder às suas aspirações. Este tipo de ensino tem maior flexibilidade do que o ensino formal é também referido como aprendizagem ao longo da vida.
Ela deu seus primeiros passos em 1967, quando o pedagogo norte-americano Coombs divulgou que havia uma crise na educação. A partir desse momento, iniciaram-se a aceitação e a visualização de outros modos de educação.
Características da Educação Não- formal:
- Está focada em quem aprende e não em quem ensina
- Flexibilidade;
- Estar estruturada de baixo para cima, ou seja, forte influência dos participantes na definição do currículo a ser trabalhado;
- Ênfase na prática, fortemente relacionada com o contexto local dos participantes.
Quando falamos da educação não - formal, a comparação com a educação formal é quase que automática. O termo não-formal é usado por alguns investigadores como sinônimo de informal. É necessário distinguir e demarcar as diferenças entre ambas. Pode-se dizer que: A educação formal é aquela desenvolvida nas escolas; a informal como aquela que os indivíduos aprendem durante seu processo de socialização, e a educação não-formal é aquela que se aprende “no mundo da vida”.
Sua maior importância está na possibilidade de criação de novos conhecimentos, ou seja, a criatividade humana passa pela educação não- formal. Se estudarmos esse tipo de educação em grupos sociais ou movimentos, devemos prestar atenção no tipo de funcionamento e aspectos mais relevantes no processo de aprendizagem. Ela tem como um dos seus objetivos erradicar o trabalho infantil e contribui para o desenvolvimento de crianças e adolescentes. Nem todos os seus objetivos são dados a priori eles vão se construindo num processo interativo e então gerando um processo educativo. E o modo de educar é dado através da necessidade e interesses de quem participa.
Um dos seus atributos são: não ser organizada por series, idade, conteúdos, ela atua pelos aspectos subjetivos do grupo; trabalha e forma a cultura política de um grupo; desenvolve laços de aperfeiçoamento; ajuda na construção da identidade e colabora na autoestima do grupo entre outros.
Contudo, podemos afirmar que a educação não-formal traz inúmeras possibilidades para a população e pela sua participação em movimentos sociais que contribui para educação e para o bem da sociedade.
...