TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Por:   •  13/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.070 Palavras (9 Páginas)  •  391 Visualizações

Página 1 de 9

EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E EDUCAÇÃO EM AMBIENTES NÃO ESCOLARES

Profa. Kate Oliveira Kumada

1. INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho foi analisar como as atividades em ambientes não escolares podem proporcionar fatores favoráveis na educação, e como elas proporcionam momentos descontraídos e prazerosos ao interagir com a sociedade em seus importantes aspectos de seu cotidiano.

2. DESENVOLVIMENTO

2.1 O que é Educação não-formal?

A educação não formal tem o papel de ensinar fora do cotidiano escolar formando e capacitando o individuo através das interações dentro da sociedade política e cultural, gerando um ser humano participativo dentro do processo social.

Essa forma de educação ocorre nas diversas formas de ambientes fora do contexto escolar, estimulando o conhecimento de mundo e a troca de experiências a fim de tornar uma sociedade mais democrática. Incentivando a aprendizagem política onde cada indivíduo tem seus direitos como cidadão dentro da comunidade, visa também capacitar para o trabalho ensinar habilidades profissionais, serviços comunitários tais como a soluções de problemas coletivos dentro de um bairro.

A educação informal pode acontecer de acordo com o cotidiano de cada ser humano, nas diferenças de opiniões, através de valores culturais, dentro do grupo familiar, no trabalho comunitário toda essa forma de aprendizagem e formação do conhecimento desenvolve na interação com o meio ou a sociedade em geral. Onde não existe um mediador propriamente estipulado, mas todos constroem o saber através da construção de mundo e da troca de experiências e valores culturais, dentro da família, da igreja ou o contexto onde cada um interage.

O contexto da educação não formal é formar pessoas criticas para reformular uma sociedade melhor. Podemos citar ONGs abertas para a comunidade com o intuito de transformar o futuro de jovens, crianças e adultos.

Essa aprendizagem acontece em ambientes e situações construídas na coletividade sua finalidade é formar conceitos através da capacitação, e a troca de experiências é fundamental para a aprendizagem e formação do conhecimento.

Essa formação é carregada de experiências individuais, através desse processo interativo ocorre à formação do processo educativo. Construir a relações sociais com princípios onde há igualdade tornando uma sociedade justa e respeitando a diversidade cultural e política.

Com o objetivo de fortalecimento da civilidade a fim de enfraquecer o egoísmo e o individualismo.

Com esse tipo de educação a aprendizagem é espontânea, onde seja possível que ocorra em todos os momentos e ambientes em diversas situações a troca de valores, os resultados dessa forma de educação servem para melhorar o desenvolvimento do senso comum de cada individuo.

É preciso saber da importância da educação não formal no processo de desenvolvimento de uma sociedade justa e corrente. Valorizando dados para extrair saberes, e produzir conhecimentos na coletividade.

É necessária a valorização para gerar cidadãos éticos, ativos, participativos, com responsabilidade diante do outro e preocupados com uma sociedade justa e igualitária.

Incentivando a participação da comunidade educativa na construção de uma sociedade mais humana e menos violenta, transformando a realidade de alguma forma da sociedade.

Portanto a educação não formal e essencial e ocorre no nosso dia a dia qualificando o ser humano para a vida em contexto geral.

Melhorando e facilitando convivência, ampliando o conhecimento de mundo para que ocorram mudanças significativas dentro de uma comunidade, uma empresa, em família resgatando valores e facilitando o convívio de forma democrática através das trocas de experiências e das interações.

A grande intenção dessa forma de educar é melhorar os seres humanos e ambientes de respeito à cultura, à democracia, à justiça, à liberdade onde o pensamento coletivo e o amor e respeito ao próximo seja valorizado.

2.2 O que é o Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?

O Associativismo surgiu já nos primórdios da humanidade, quando o homem percebeu a necessidade de viver em grupos para caçar, se defender e cultivar.

No princípio este objetivo era a sobrevivência da espécie humana. Posteriormente, transformou-se na necessidade de enfrentar as mudanças impostas pelo sistema econômico mundial. Na era industrial foi obrigado a se organizar mais para enfrentar as condições precárias de trabalho e na era atual, a era do conhecimento, é necessário buscar o desenvolvimento econômico e social através de grupos estruturados e preparados.

Há três desafios para executar o associativismo: A organizaçao, negociação e cooperação. Cada grupo organizado teve que transformar as informações adiquiridas em conhecimentos adequado, assim, tendo o sucesso das empresas, vem o sucesso dos empregos e das sociedades.

Existem dois tipos de associativismo; informal e formal. Sendo a associação formal, requer uma pessoa jurídica, para que se constitua um grupo de pessoas com um objetivo em comum. Já a associação informal é composta na junção voluntária na formação de grupos de produção solidária e ação a comunidade.

A partir do século XIX, no Brasil, qualquer grupo que desejava organizar, explicitar ou defender seus interesses, era obrigado pedir autorização na delegacia mais próxima onde pretendiam se reunir.

Na atualidade, o associativismo urbano predominante no Brasil e em países da América Latina é estruturado segundo novos padrões organizativos e outra lógica articulatória de suas ações, muito diferente da dos movimentos sociais. Esse associativismo por organizações do chamado terceiro setor e atua sobre projetos sociais específicos.

Ele está presente na organização da sociedade, na família, em ambientes de trabalho ou grupos de pessoas que se unem por um objetivo comum. As associações são centros de debates, construções de ideias, projetos, inovações para o bem do próprio grupo ou para um bem maior, o desenvolvimento do ser humano

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.5 Kb)   pdf (61.8 Kb)   docx (18.9 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com