ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I EDUCAÇÃO INFANTIL
Por: katarina33 • 12/2/2019 • Trabalho acadêmico • 3.030 Palavras (13 Páginas) • 211 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10][pic 11]
[pic 12][pic 13]
NOME DO(S) AUTOR(ES) EM ORDEM ALFABÉTICA
MARIA SOCORRO SILVA DE OLIVEIRA[pic 14][pic 15]
ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO I
EDUCAÇÃO INFANTIL
Estágio Curricular obrigatório I Educação Infantil , como requisito parcial para a disciplina de em Educação apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção do título de Pedagogo.
Orientador: Prof. Angelita Martins Guedes
SUMÁRIO[pic 16]
1 INTRODUÇÃO . ESTÁGIO CURRICULAR OBRIGATÓRIO: I EDUCAÇÃO INFANTIL ..................................................................................................................03
2. Caracterizações da Instituição ..........................................................................05
3. DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO.....................................................................06
4. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA .............................................................................08
5. PLANOS DE AULA PARA REGÊNCIA ...............................................................09
6. DIÁRIOS DE REGÊNCIA .....................................................................................15
7. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................................18
8. REFERÊNCIAS .....................................................................................................19
1. INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo realizar uma análise descritiva sobre a regência em sala de aula nos anos iniciais do Ensino Fundamental, como proporcionar ao estudante de pedagogia uma complementação e contribuição para a formação acadêmica, possibilitando a esse aluno a interação entre teoria e prática, através da vivência do estudante com a rotina escolar.
Sabemos que a teoria e a prática constituem-se um dos eixos principais dos cursos de formação de professores, conforme aponta a Legislação Vigente, viabilizada pelo exercício da prática profissional no Curso de Pedagogia. O Estágio supervisionado enquanto atividade curricular obrigatório, não pode ser tratada como algo fechado em si mesmo e desarticulado do restante do curso. Isso porque não é possível deixar ao futuro professor a tarefa de integrar e transpor o conhecimento sobre ensino e aprendizagem para o conhecimento na situação de ensino e aprendizagem, sem ter oportunidade de participar de uma reflexão coletiva e sistemática sobre esse processo (Brasil. CNE/CP Parecer nº 09/2011.
Em tal perspectiva, a participação coletiva de todos os agentes formadores constitui-se ponto crucial, no intuito de assegurar a consolidação da formação docente pretendida pelo curso. Segundo Freire a intenção era propor aos indivíduos dimensões significativas de sua realidade, cuja análise crítica lhes possibilitasse reconhecer a interação entre as partes. Dessa forma consciente e participativa. Freire diz ser indispensável ter, antes a visão total do contexto para depois, separar seus elementos (Pedagogia do oprimido, 1968)
O envolvimento e a participação da família no ambiente escolar nos dias atuais são considerados um componente importante para o desempenho ideal das instituições de ensino, e para a segurança da criança em sua vida.
O ambiente escolar tem sem dúvida uma função importantíssima, a educadora, por isso se faz necessário que a família procure acompanhar o desenvolvimento da criança em todo o seu processo de aprendizagem, tanto quanto na sua atividade na escola.
2. CARACTERIZAÇÃO DA INSTITUIÇÃO
A Escola Municipal Isabel Rodrigues da Silva / Educação Infantil, atende comunidades vizinhas que fazem parte do Município. Possui uma carga horária com 200 dias letivos, visando uma aprendizagem de qualidade para os alunos, funcionam os dois períodos; matutino, vespertino
A função da Escola é atender a comunidade, realizando atividades que integram a comunidade escolar como um todo, resgatando um vínculo social entre ambos para a melhora da Instituição. Colaborar na assistência e formação das crianças, por meio da aproximação de pais, alunos e professores promovendo a integração; poder publico- comunidade – escola e família, interagindo como instrumento de transformação de ação promovendo o bem estar da comunidade do ponto de vista educativo, cultural e social.
A proposta curricular é fundamentada nas diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil, e outros documentos legais. Priorizando o cuidar e o educar através do desenvolvimento psicomotor e afetivo das crianças.
O currículo da educação infantil é centrado nos eixos: Linguagem oral e escrita, raciocínio lógico, matemática, natureza e sociedade, movimento, musica, valores e sensibilidade artística
3. DIÁRIO DE OBSERVAÇÃO DE CAMPO
A Instituição constrói uma rotina organizada desde a chegada das crianças, no matutino, Educação Infantil e Fundamental I entram ás 8: 00 o intervalo ás 9: 30 sendo 20 minutos encerra as 11: 30.
As salas se organizam de formas parecidas, o pátio é para todas as crianças lancham e brincam durante o intervalo. A equipe escolar sempre atento para dar segurança aos pequenos. Esses alunos pertencem as classes socioeconômicas diversificadas e trazem para escola variedades educação moral, religiosa e cultural.
...