EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE RECIFE – PE
Por: Myrtha Albuquerque • 20/10/2018 • Abstract • 1.518 Palavras (7 Páginas) • 200 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Cursista: Myrtha Albuquerque da Silva
EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE RECIFE – PE
Tutora: Bárbara Valença
Recife
2017
EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO DE RECIFE – PE
Cursista: Myrtha Albuquerque da Silva
Trabalho final de Conclusão do Curso Programa de Alimentação Nacional Escolar no âmbito do Programa Formação pela Escola, sob a orientação da Tutora: Bárbara Valença
RECIFE
2017
SUMÁRIO
- INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------------04
- HISTÓRICO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL------------------------04
- OBJETIVO DO PNAE --------------------------------------------------------------------- 05
- COMO FUNCIONA O PNAE -------------------------------------------------------------06
- A PRESTAÇÃO DE CONTAS -----------------------------------------------------------06
- A FISCALIZAÇÃO --------------------------------------------------------------------------07
- CONCLUSÃO -------------------------------------------------------------------------------09
- INTRODUÇÃO
A alimentação escolar é um direito humano e social de todas as crianças e adolescentes que estão nas escolas e um dever do Estado (governo federal, estadual, distrital e municipal). Dever este que é efetivado mediante a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, que é coordenado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação - FNDE.
O desenvolvimento pedagógico das crianças e adolescentes está totalmente relacionado a boa alimentação, pois alimentar-se de forma saudável é fundamental para o desenvolvimento integral de todos os indivíduos. A fome e a desnutrição além de problemas sociais prejudicam o desempenho, a concentração e o raciocínio dos estudantes.
A Alimentação Escolar na escola pública municipal ocupa um espaço significativo na rotina desses estudantes. Esta rotina e prática da Alimentação Escolar é muito importante, pois em muitos casos estas refeições realizadas no âmbito escolar muitas vezes são os únicios momentos em que estes indivíduos tem refeições contendo os nutrientes necessários para o seu desenvolvimento.
- HISTÓRICO DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO BRASIL
1940 – Criação do Instituto Nacional de Nutrição que defendia a proposta de oferecer alimentação na escola.
1950 – Elaboração do Plano Nacional de Alimentação e Nutrição, pela primeira vez, estruturava-se um Programa de merenda escolar, em âmbito nacional, sob responsabilidade pública.
1955 – Assinado o Decreto nº 37.106, que instituía a Campanha de Merenda Escolar, subordinada ao Ministério da Educação.
1979 - O Programa passa a ser denominado de Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).
1988 – Promulgação da Constituição Federal que assegura o direito à alimentação escolar a todos os alunos do ensino fundamental público.
Até 1993 - A execução do Programa acontecia de forma centralizada, ou seja, o órgão gerenciador planejava os cardápios, adquiria os gêneros alimentícios, por meio de processo licitatório, e se responsabilizava pela distribuição de alimentos em todo território nacional, entre outras ações.
1994 – É instituída a Lei nº 8.913 que garante a descentralização de forma descentralizada.
1998 – Medida Provisória nº 1.784 cria a transferência automática dos recursos. Garantindo maior agilidade no processo de execução do Programa.
2009 - Emenda constitucional nº 59, amplia a abrangência do atendimento dos programas sociais para toda a educação básica (creche, pré-escola, ensino fundamental, médio e EJA).
- OBJETIVOS DO PNAE
O Pnae tem por finalidade contribuir para o crescimento e o desenvolvimento biopsicossocial a aprendizagem, o rendimento escolar e a formação de hábitos saudáveis dos estudantes, por meio de ações de educação alimentar e nutricional e da oferta de refeições que cubram as suas necessidades nutricionais durante o período em que permanecem na escola.
Os objetivos complementares do Programa são:
- Envolver todos os entes federados (estados, Distrito Federal e municípios) na execução do Programa.
- Estimular o exercício do controle social.
- Propiciar à comunidade escolar informações para que possam exercer controle sobre sua alimentação.
- Dinamizar a economia local, contribuindo para geração de emprego e renda.
- Respeitar os hábitos alimentares e vocação agrícola locais.
A própria Constituição do país afirma, em seus art.. 208, inciso VII, que a alimentação escolar é dever do Estado e um direito do educando que freqüentem a educação básica. E no art.6º, que a alimentação é um direito social.
A importância da merenda escolar está comprovada em inúmeros estudos e pesquisas.
- COMO FUNCIONA O PNAE
A transferência dos recursos destinados ao Pnae é realizada automaticamente, são creditados em contas abertas antecipadamente pelo próprio FNDE, em nome de órgãos e instituições chamadas de EEx – Entidades Executoras. São estas as Secretarias de Educação dos Estados e do Distrito Federal, Prefeituras Municipais, Escolas federais de educação básica ou suas mantenedoras.
...