Ed infantil
Por: liliane_carla • 21/4/2015 • Trabalho acadêmico • 582 Palavras (3 Páginas) • 849 Visualizações
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO[pic 1]
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO
CENTRO DE EDUCAÇÃO E HUMANIDADES
FACULDADE DE EDUCAÇÃO
FUNDAÇÃO CECIERJ /Consórcio CEDERJ / UAB
Curso de Licenciatura em Pedagogia – modalidade EAD
Avaliação a Distância 1 – 2015.1
Questão 1: Marque com um X a opção correta e justifique em até 5 linhas.
Ao estabelecer uma analise crítica entre os teóricos Jean Piaget e Lev Vigotsky, quais seriam as suas contribuições mais significativas para os profissionais que atuam na infância?
- O estudo do processo de desenvolvimento cognitivo infantil estruturado por fases, das mais simples às mais complexas, classificadas de acordo com o potencial de maturação de cada criança.
- X- A existência de novas concepções que promoveram uma inovação no significado do ser criança, ultrapassando as antigas concepções equivocadas acerca da infância e trazendo para o estudo do desenvolvimento infantil elementos indispensáveis com aspectos tanto biológicos como sociais.
Vygotsky e Piaget não aceitavam a noção estabelecida até então de que as crianças fossem meros copiadores do mundo adulto e que, assim, pensassem e raciocinassem como eles. Cada um, a seu modo, reagiu e ajudou a ultrapassar as antigas concepções, simplistas e equivocadas, do que significava ser criança. Se por séculos a criança era vista como um ser sem importância, hoje ela é considerada em todas as suas especificidades, com identidade pessoal e histórica.
- A importância da construção histórico-social na formação do desenvolvimento da criança e na qualidade das mediações que promovem a sua interação com o meio social em que vive.
Questão 2: : Marque com um X a opção correta e justifique em até 5 linhas.
Em qual sentido as histórias narradas pela professora Madalena Freire podem contribuir para a prática educativa, de acordo com o que foi discutido nessa aula?
- Através da elaboração estrutural do texto narrativo, que ao ser escrito na primeira pessoa demonstra uma grande ênfase no papel ao qual o educador deverá exercer primordialmente a sua autonomia.
- Através do enriquecimento literário promovido pela autora, transmitindo sensibilidade aos leitores, por meio da colocação de falas e de descrições minuciosas que estão em foco na sua narrativa.
- X - Através da reflexão das realidades e experiências vivenciadas pela autora que conta, em primeira pessoa e por meio de relatos emocionantes, as suas histórias como educadora.
Os educadores não sabem tudo e são muito diferentes entre si, cada um tem sua história, formação prévia e experiências. No entanto, os diferentes podem e devem se complementar através de troca de informações sobre suas vivências, discussão sobre suas dificuldades, e relatos de atitudes que trouxeram ou não bons resultados em seu trabalho.
Questão 3:
...