Educação Inclusiva
Por: Dail2019 • 3/8/2019 • Resenha • 606 Palavras (3 Páginas) • 169 Visualizações
CONSIDERAÇÕES FINAIS
Durante o desenvolvimento desse trabalho, podemos entender o processo que se desenvolveu a inclusão.
Ao falar de inclusão, devemos pensar que não se limita somente aos portadores de necessidade especiais, e sim a todos que possuem diferentes características, opiniões, e que fazem parte da sociedade.
Sobre os direitos de educação, o Decreto de Salamanca expõem que a escola deve acolher a todas as crianças, independentemente de suas condições atuais, físicas ou psicológicas, adequando-se a esses alunos e não o contrário. Mas o que acontece nas escolas hoje é a integração, não a inclusão, pois os alunos são excluídos da mesma forma, das atividades desenvolvidas e da interação com a classe, só que nas classes regulares de ensino, deixados de lado e sem consideração, sendo um ser de capacidades e habilidades que podem ser desenvolvidas.
Nas instituições, o trabalho em equipe com a colaboração de todos, são ações muito importante para tomar decisões, estratégias e adaptações necessárias para promover o desenvolvimento da potencialidade e o ensino-aprendizagem para todas as crianças com deficiência ou não, sempre respeitando suas características e ritmo de aprendizagem.
O papel do professor é muito importante para o desenvolvimento com respeito e naturalidade, da aprendizagem de cada um dos alunos, pois esse deve estar sempre atento as necessidades de todos, e devem administrar as situações do cotidiano, mediando os conflitos desenvolvendo as habilidades.
A educação é uma questão de direitos humanos e os indivíduos com deficiência devem fazer parte das escolas, as quais devem modificar seu funcionamento para incluir todos os alunos, de acordo com a autora Mantoan 2002, uma escola de qualidade na verdade é aquela que promove o desenvolvimento humano na criança e não nos conteúdos formais, muitas vezes sem significado para a métade dos alunos e que é centrada em notas e resultados quantitativos para uma escola se tornar inclusiva e necessário não só modificarmos os parâmetros de qualidade das escolas, e sim prestarmos atenção na atuação dos professores, administradores e gestores educacionais que também são importantes na construção da escola inclusiva.
Alguns dos professores da rede regular de ensino em relação as necessidades educativas especiais, a definição de uma politica venha subsidiar princípios e práticas para as necessidades educativas especiais, criando normas uniformes para a igualdade de oportunidade, para pessoas com deficiências físicas, intelectual, social, emocional, linguística ou outras, e o desenvolvimento de uma pedagogia que se ajuste as necessidades de cada criança, ao invés da criança se adaptar aos supostos princípios quanto ao ritmo e a natureza do processo educativo.
A proposta da educação inclusiva, não diz respeitos somente alunados com necessidades especiais e sim a qualquer estudante com alguma dificuldade. É preciso uma analise críticas da escola que temos e que precisa mudar sua cultura e suas práticas para exercitar a cidadania de todos os seus aprendizes. Para que possamos atingir uma escola inclusiva é preciso valorizar os profissionais da educação, apoiar os professores especialistas aos demais professores, trabalho em grupo e pelas adaptações curriculares, ou seja, os sistemas educacionais inclusiva devem assegurar á todos os alunos o direito á educação e o direito á igualdade de oportunidade, de aprendizagem e da participação, mais ainda distante da nossa realidade atual.
...