Educação Inclusiva
Por: Francielemarciel • 15/9/2015 • Projeto de pesquisa • 494 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Educação Inclusiva
Franciele Marciel RA: 1596861662
O que é Educação Inclusiva.
Educação inclusiva pra mim são as escolas que recebe crianças com deficiência. Uma escola inclusiva mantes alguns conceitos: entende que todos os alunos precisam ser educados e respeitados, compreende que crianças portadoras de deficiência tem o direito de aprender, não deve existir diferenças de etnia, sexo, língua, classe social, estado de saúde. A educação é sistema ativo, sendo assim tendo alterações sempre. A escola não pode negar a vaga para nenhum aluno, seja ele portador de alguma deficiência, mesmo que a sala já esteja numerosa.
A inclusão ela devera partir desde os pais até os filhos, a inciativa parte dos pais, de abrir um espaço para que o filho faça parte da educação e entender que apesar da deficiência o filho tem o direito de ir para a escolar e estudar normalmente.
“Qualquer escola, pública ou particular, que negar matrícula a um aluno com deficiência comete crime punível com reclusão de 1 (um) a 4 (quatro) anos” (Lei nº 7.853/89, art. 8º).
Quando acontecer de ser negada matrícula ao aluno com deficiência procurar se informar o motivo, tentar uma conversa e informar que a vaga é obrigatória, caso não seja resolvido o ideal é procurar um advogado e denunciar o ocorrido através do 100-Direitos Humanos.
Existe a sala de recursos, sala de recursos é uma sala especial própria para alunos com deficiência, onde encontrarão professores e profissionais prontos para o atendimento das crianças com deficiência e contaram com alguns recursos, computadores, mobiliários, materiais pedagógicos.
Entre 2005 e 2011, segundo o MEC, foram abertas 37.800 dessas salas, abrangendo 90% dos municípios do país. A meta, de acordo com o MEC, é atingir 42 mil escolas da rede pública com esse recurso até 2014.
Algumas atitudes envolvendo crianças com deficiências e a escola particulares são externamente ilegais, como já vimos a escola não pode negar a vaga alegando estar despreparada para receber o aluno, os profissionais que trabalham na escola particular devera estar adaptado a receber um aluno com deficiência e não precisara pagar um professor a parte, a escola não tem cota para alunos pois segundo a lei o não tem limitação de vagas.
O documentário de Evaldo Mocarzel relada a vida de pessoas portadoras de síndrome de Down, o documentário achei extremamente interessante e emocionante, mostra desde a reação dos pais até a fase de como eles são incluso na sociedade.
Para concluirmos eu entendo que a inclusão ela devera ser feita sempre que uma criança for diagnosticada com alguma deficiência, e o papel dos pais, professores, profissionais da área é importante para a formação daquela criança, para que ela cresça uma pessoa entendida, sendo sempre trabalhada independente do seu quadro clinico.
...