Educação Infantil e formação de educadoras de crianças pequenas
Por: Alexandre Kallay • 26/10/2015 • Trabalho acadêmico • 339 Palavras (2 Páginas) • 229 Visualizações
Universidade Federal do Tocantins
Alexandre B. Ferreira - 7° período - Pedagogia
Professor: Claudionor
Educação Infantil e formação de educadoras de crianças pequenas
(Marineide de Oliveira Gomes)
O presente estudo sobre o primeiro capítulo ‘’Educação infantil e formação de educadoras de crianças pequenas’’, revela um ponto de vista da autora bastante significativo e atual, pois começa falando do predomínio no campo educacional de mulheres como profissionais da educação.
Classifica-se a creche como berço de um assistencialismo e a escola como um campo físico de pré-alfabetização. Isso porque, na educação infantil as professoras ou professores são considerados substitutos da família que a criança tem.
Oliveira ainda afirma que toda prática é orientada por uma teoria, isso reflete nos pilares da educação infantil, ou melhor, dizendo: tríade pedagógica que é constituída pelos verbos brincar, cuidar e educar.
Seguindo essa reflexão o perfil do educador para trabalhar com crianças pequenas é de um profissional capaz de reconhecer sua identidade enquanto profissional e a diversidade existente nesse campo. Portanto, o perfil é de quem sabe reconhecer sua identidade profissional, é aquele que sabe o que quer.
Com isso, destaca dois grandes conceitos: o de heteronomia e o de autonomia. O primeiro por sua vez é aquele constituído pela dependência de ser mandado e que necessite constantemente que alguém mande nele. Já o segundo, o de autonomia é justamente o que excluí integralmente essa dependência ou necessidade de ser mandado.
A autora ainda faz uma indagação sobre o perfil da escola, o qual não muda. Isso talvez esteja intrinsicamente ligado a maneira de como e quando a sociedade muda. A sociedade está em constante mudança e variações culturais, a escola por sua assume a obrigação de manter certa ordem nessas mudanças, porque se não causaria um caos social. Teoria essa fundamentada em Emile Durkheim.
Por fim, Oliveira apresenta princípios de alteridade e da sua ligação com a construção de identidade. A formação e construção de identidade estavam inteiramente ligada a relação com outro. E já na carreira profissional para o educador, estava integralmente ligada ao desenvolvimento adulto, no decorrer da idade e das vivências.
...