Educação inclusiva
Por: Micheli Dos Santos • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.508 Palavras (7 Páginas) • 300 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
CURSO DE EDUCAÇÃO FÍSICA
MICHELI DOS SANTOS
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
Educação inclusiva
Lagoa Vermelha [pic 3]
2015
Micheli Dos Santos
PRODUÇÃO TEXTUAL INDIVIDUAL:
EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Trabalho de produção textual apresentado à Universidade Norte do Paraná – Unopar, como requisito parcial para a obtenção de média bimestral nas disciplinas de Sociedade Educação e Culturas, Educação Inclusiva, Línguas Brasileira SinaisLibras,Seminário da Pratica I e Educação a Distância.
Professores: Wilson Sanches, Mariana de Oliveira, Regina Celia Adamuz, Rosely Cardoso Montagnini, Sandra C. Malzinotti Vedoato,Mari Clair Moro Nascimento, Vilze Vidotte Costa.
Lagoa Vermelha
2015
Introdução
Este trabalho é uma produção textual individual que tem por objetivo é analizar transição do paradigma da educação especial do modelo segregado do para a perpectiva da educação inclusiva.
Neste contexto,procurou investigar à inclusão de pessoas com dificuldades especiais em escolas regulares e os principais desafios que ainda encontra para se ter um sistema educacional de qualidalidade para todos.
Produção Textual individual: Educação Inclusiva
No século XVIII e começo do XIX foi nesse período que se compreende por era das instituições ou fase de segregação institucional, quando parte da sociedade admite a necessidade de prestar alguma assistência às pessoas com deficiências.Os deficicientes eram discriminados, marginalizados e excluídos da sociedade e da família e atendidos por instituições cuja filosofia era mais assistencialista, filantrópica e segregacionalista, a preocupação era mais assistencial do que educativa.
Na década de 90, as pesquisas em educação especial enfatizaram a Inclusão.” O deficiente pode aprender ’’ isso se tornou palavra de ordem.Recursos e métodos mais eficazes proporcionaram as pessoas com dificuldades especiais maiores condições de adaptação social, superando as suas dificuldades e possibilitando sua integração e participação mais ativa na sociedades, assim participando das mesmas atividades sociais e ducacionais.
A inclusão determina que todos os alunos façam parte do mesmo contexto escolar,participando das mesmas atividades comuns, embora adaptadas para atender as diferenças individuais.
Crianças e jovens com necessidades educativas especiais devem ter acesso as escolas regulares que a elas devem se adequar, pois tais escolas constituem os meios mais capazes para combater as atitudes discriminatórias ,construindo uma sociedade inclusiva e atingindo a educação para todos.
O tema da Inclusão tem proporcionado ampla discussão no meio educacional e causado grande polêmica que envolve escolas tradicionais, instituições especializadas,os pais de alunos com ou sem dificuldade e a própria sociedade.Preconceitos, antigos valores, velhas verdades, atitudes e paradigmas conservadores da educação ainda retardam a implantação de ações em favor da abertura das escolas para alunos portadores de dificuldades especiais.
A Educação é direito de toda criança , adolescente ou adulto, seja ele qual dificuldade tiver. A escola deve estar adequada a àquelas criança , jovem ou adulto. Tendo profissionais preparados e adequados, espaço direcionados as determinadas deficiências.Dessa forma, a inclusão significa que não é o aluno que se molda ou se adapta à escola, mas a escola consciente de sua função, coloca –se a disposição do aluno.
As escola inclusivas devem reconhecer e responder às diversas dificuldades de seus alunos, acomodando os diferentes estilos e ritmos de aprendizagem e assegurando uma educação de qualidade para todos mediante currículos apropriados, modificações organizacionais, estratégias de ensino, recursos e parcerias na perpectivas de um ensino de qualidades para todos, exige da escola brasileira novos posicionamntos que implica num reforço de atualização e reestuturação das condições atuais, para que o ensino se modernize e para que professores se aperfeiçõem, adequando as ações pedagógicas á diversidade dos aprendizes.
...