Educação não formal
Por: janainamancores • 19/8/2015 • Ensaio • 770 Palavras (4 Páginas) • 249 Visualizações
“Função da Educação não-formal na sociedade moderna e sua prática nos diversos segmentos sociais”.
O que é Educação não-formal?
Educação não formal é um processo educacional organizado fora do processo regular de ensino, ou seja, não segui um currículo pré-definido baseado nas normas de diretrizes do governo federal. O conteúdo é definido através das necessidades dos indivíduos participantes.
São atividades educacionais com objetivo claro e definidos, mas organizadas de maneiras mais flexível. Apresenta um caráter complementar à educação formal, portanto não conferem graus ou títulos aos participantes.
As características da Educação não formal são:
- Foco em quem aprende e não em quem ensina;
- Dá ênfase na pratica é fortemente relacionada com o contexto social do participante;
- Tem flexibilidade;
- Esta estruturada de baixo para cima, ou seja, tem forte influência dos participantes na definição do currículo;
A Educação não formal tem vários processos e inúmeras dimensões tais como: a aprendizagem politica dos direitos dos indivíduos como cidadão; a capacitação do participante para o mercado de trabalho, com a aprendizagem de habilidades e desenvolvimento potencial do individuo, o acumulo de praticas que capacitam os indivíduos, etc.
Na educação formal o professor é o provedor, mas na educação não formal o grande educador é o outro, aquele que interage ou que nos integramos. Na informal os agentes que contribuem como educadores são pais, a família, amigos, vizinhos, colegas de escola, a igreja, os meios de comunicação como internet etc.
Neste tipo de educação os indivíduos tem que ser estimulados o tempo todo, é como cada conhecimento adquirido fosse um premio alcançado. É um método que tem que haver um compromisso e para isso tem que ter comprometimento.
O conceito de educação formal tornou conhecidos nos anos 70, quando foi reconhecido que o currículo escolar não era suficiente e que não acompanhavam o desenvolvimento econômico.
A educação não formal não tem a mesma carga de formalidade que a educação escolar, embora como esta também tenha intencionalidade e planejamento prévios de ações e aconteça inserida em diferentes contextos, como: “nas organizações sociais, nos movimentos sociais, nas associações comunitárias, nos programas de formação sobre direitos humanos, cidadania e lutas contra as desigualdades e exclusões sociais” (GOHN, 2010, p. 36).
A educação não formal considera as necessidades pessoais e adequa-se a essas necessidades para atendê-las. Este tipo de ensino tem maior flexibilidade é referencia como aprendizado ao longo da vida, no caso dos adultos.
Com seus primeiros passos em 1967, a educação informal foi divulgada pelo pedagogo norte-americano Coombs que alertou sobre a crise na educação. A partir desse momento, iniciou a aceitação de outro modo de educação, abrangendo as possibilidades educacionais fora do formato tradicional.
Assim podemos dizer que a educação informal complementa a educação formal, ela é muito importante traz conhecimento e habilidade.
O que é Associativismo e qual sua relação com os projetos sociais?
Associativismo é a união de um grupo de pessoas, empresas, comerciantes... É um meio de organizar grupos de interesses econômicos autossustentável, é a base que liga a consciência individual, a necessidade de agregar esforços junto com a base de organização da sociedade.
Então podemos dizer que o associativismo está agregado aos projetos sociais, pois seus participantes buscam o mesmo proposito dentro do grupo em que participa, a união desse participante tornam seus interesses mais atraentes.
...