Educacão nao formal
Por: jessicafalco • 20/3/2016 • Dissertação • 428 Palavras (2 Páginas) • 147 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ANHANGUERA
Av. Padre Leo Landers, 2065 – Vl. Guilhermina – Pirassununga/SP
CEP: 13634-200 (19) 35618393
www.anhanguera.com
ATPS
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS
PROF. ESP. DOMINGOS APARCIDO AZARITE
NOME: JÉSSICA COSTA DE SOUZA
RA: 6273252377
PIRASSUNUNGA
2015
Introdução
Neste trabalho veremos o perfil de um professor adequado para trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos- EJA, e quais os seus princípios e as dificuldades encontradas.
Explique a sua perspectiva sobre o perfil de um professor adequado para trabalhar com a Educação de Jovens e Adultos-EJA.
O professor da EJA precisa ter o perfil adequado, pois a metodologia tem que ser diferenciada bem como a forma de relação professor e aluno.
Precisar enfocar metodologia, avaliação e relação professor e aluno de forma sistêmica, sendo o maior objetivo possível.
Elaborar um projeto adequado para seus próprios alunos e não seguir modelos prontos, estar sempre se atualizando seus conceitos e métodos de ensino, os alunos devem sentir orgulho da EJA, e valorizar a oportunidade que estão tendo de estudar e aplicar seus conceito.
Os professores da Educação de Jovens e Adultos, lidam com vários problemas, tais deles como a frequência de seus alunos pois são trabalhadores e a baixa auto- estima causada pela desumanização.
A escola devem contribuir para o desenvolvimento do aluno, elaborando projetos adequados e não seguir modelos prontos, estando sempre atualizados em seu conhecimentos e seus métodos de ensino.
A paciência do professor é de extrema importância pois o aluno, vem para a escola com muitas dificuldades e pobre de conhecimentos. A relação de professor e aluno depende fundamentalmente do clima estabelecido pelo professor, de sua capacidade de ouvir, refletir e discutir o nível de compreensão dos alunos e da criação das pontes entre o seu conhecimento e o deles trabalhando o lado positivo dos alunos e para a formação de um cidadão consciente de seus deveres e de suas responsabilidades sociais.
Entretanto o professor tem uma grande responsabilidade, pois sem dúvida, tem uma influência direta sobre seus alunos, a partir de suas atitudes, crenças religiosas e políticas, devido a todas estas razões, o professor deve instituir e ensinar e não induzir o aluno a pensar como ele.
CONCLUSÃO
Neste trabalho concluímos que o professor encontra vários obstáculos da educação na eja, tratando os mesmos da melhor maneira possível, para alcançar os objetivos de alfabetização e a formação de seus alunos.
...