Educação Básica: convergências e adaptações
Por: Kelly Almeida • 23/9/2019 • Trabalho acadêmico • 1.408 Palavras (6 Páginas) • 157 Visualizações
Turma DGMUS1901VITA1O
KELLY CRISTINA DE ALMEIDA TRINDADE- RA 8075340
LEONICE ÂNGELA DE JESUS - 8054645
Portfólio 1 – Ensino de Música na
Educação Básica: convergências e adaptações
Portfólio 1 apresentado para a disciplina Didática e Metodologia para o Ensino da Música, sob orientação da professora tutora Susana Ester Kruger Dissenha. [pic 3]
[pic 4]
Objetivos da atividade do Portfólio 1:
- Compreender as diferenças entre os diversos tipos de objetivos [e conteúdos] adotados na área de Didática e amplamente utilizados na educação básica;
- Aprender a adaptar e recontextualizar os conceitos destes diversos tipos de objetivos [e conteúdos] no planejamento das atividades pedagógico-musicais segundo um dos educadores musicais dos métodos ativos.
Entendendo os objetivos de ensino e conteúdos para a aprendizagem musical
No CRC de Didática (BERTANHA, 2010), Unidade 3, estudamos como os PCNs (1997) apresentam os objetivos de ensino (em suas diferentes dimensões e âmbitos, e “em termos de capacidades de ordem: cognitiva, física, afetiva, de relação interpessoal, inserção social, ética e estética, tendo em vista uma formação ampla” [p.26]), e as definições de conteúdos factuais, conceituais, procedimentais e atitudinais (Unidade 4). Entendemos que todos os objetivos podem ser relacionados a um destes tipos de conteúdos.
Nos demais textos da área de educação musical, estudamos sobre os pressupostos pedagógicos de alguns dos principais educadores musicais da primeira e da segunda geração, e entendemos alguns pontos importantes sobre como planejar as atividades musicais.
Com base nestes conhecimentos, converse com seus colegas de grupo e preencha o quadro adiante com as informações solicitadas:
Tipos de conteúdos | Síntese de sua compreensão | Possível conexão com educação musical | Exemplo de objetivo para cada conteúdo a partir de um dos educadores estudados |
(CRC Didática) | (principalmente Hentschke e Del-Ben, 2003) | Educador musical (CRC Metodologia): Carl Orff | |
Factuais | Conteúdos factuais estão relacionados ao conhecimento dos fatos, acontecimentos, situações, dados e fenômenos concretos e singulares. Tratam-se de informações precisas. Eles são ensinados por meio de exercícios de repetição e memorização. Na maioria destes conteúdos, a reprodução se produz de forma literal; portanto, a compreensão não é necessária já que muitas vezes tem um caráter arbitrário. | Um objetivo factual em música pode ser relacionado a um conhecimento material sobre música, como por exemplo, ostinato rítmico. | Levar os alunos a conhecerem o que é um ostinato rítmico, relacionando o padrão rítmico, a uma ideia repetida e também a uma técnica de composição. |
Conceituais | Esses referem-se a conceitos e princípios. Como tratam-se de conteúdos abstratos, eles demandam um entendimento acerca do significado. Os conceitos fazem referência ao conjunto de fatos, objetos ou símbolos que têm características comuns, e os princípios, se referem às mudanças que produzem num fato, objeto ou situação em relação a outros fatos, objetos ou situações e que normalmente descrevem relações de causa-efeito ou de correlação. Portanto, as atividades relacionadas a conteúdos conceituais devem envolver situações que fazem sentido e que tenham funcionalidade. Deve haver uma contextualização para o que está sendo ensinado. Deve-se assim, disponibilizar ao aluno, conhecimentos prévios que o façam entender o porquê do que está sendo transmitido. | Um objetivo conceitual em música pode ser relacionado a um conhecimento sobre música, como a duração do som, através do ostinato, em termos de conceitos. Já o que se refere ao princípio, a combinação dos elementos que determinam a duração do som (figuras musicais), podem criar infinitos conjuntos de novos ostinatos. Estes seriam os elementos de expressão, que é obtido mediante a manipulação dos elementos materiais. | Possibilitar que os alunos compreendam que a repetição do ritmo, através do ostinato, dá movimento à música e está relacionada ao som e sua duração. Reconhecer a importância dessa técnica de composição musical através da variedade de exemplos trazidos para a aula que podem ser repetidos pelos alunos. Deixar que sintam a batida da pulsação contida no ostinato rítmico e que com novos valores de duração do som, percebam que podemos fazer novos ostinatos. O professor pode inverter os valores de duração do ostinato, fazendo-o de traz pra frente, combinando ainda, duração de valores do meio com a parte final, etc... |
Procedimentais | As ações propostas nos conteúdos procedimentais são ordenadas e tem uma finalidade específica. Os Conteúdos Procedimentais têm a ver com a execução prática; com o saber fazer. Porém, trata-se de uma prática com reflexão. Aqui também há repetições (que levarão ao domínio), mas estas devem ser recontextualizadas. Assim elas não irão configurar algo mecânico. A compreensão e reflexão devem, portanto, ser a base para as atividades práticas ensinadas nos conteúdos procedimentais, isso proporcionará que o aluno tenha uma atuação consciente da prática em que está envolvido. | Um objetivo procedimental em música pode ser relacionado a um conhecimento prático musical, como a execução e improvisação de um ostinato rítmico. Está relacionado ao elemento da forma cujo conteúdos, são ensinados por meio de atividades práticas adquiridas na compreensão e reflexão e feitas com repetições recontextualizadas. | Levar os alunos a executarem o ostinato rítmico indicado pelo professor de maneira correta e aos poucos, introduzir novos grupos rítmicos, criando assim, novos ostinatos. Deixar que formem grupos e que assim, criem cada um deles um ostinato, de maneira que percebam e possam ouvir as disposições rítmicas. Entregar aos alunos uma latinha de refrigerante limpa e vazia e deixar que usem para executar um padrão rítmico simples: bater palma, levantar a latinha e abaixá-la fazendo som na mesa ou chão. Executar esse movimento de maneira ritmada e repita diversas vezes, executando o ostinato rítmico. Pedir que os alunos pensem em uma canção que possa ser encaixada nesse ostinato e executem o ritmo enquanto cantam. |
Atitudinais | Tratam-se de conteúdos que se referem a valores, atitudes e normas. Eles têm a ver com a forma de trabalhar em conjunto, lidando, portanto, com questões de relacionamento. Assim sendo, são mais complexos de serem trabalhados, pois envolvem o componente afetivo. Eles estão totalmente ligados à questão da Inteligência Emocional. É importante frisar que Conteúdos Atitudinais são “extra-conteúdos” , pois não estão relacionados diretamente com aspectos da música. Para o ensino de tais conteúdos, um dos aspectos que deve ser considerado é a rede de relações, referindo-se à interação entre alunos e professores e, ainda, entre alunos e membros da equipe docente. | Um objetivo atitudinal é relacionado a elementos extra-musicais, socioemocionais, como valorizar a apresentação em grupo e promover um bate-papo sobre o envolvimento e interação entre os membros de cada grupo. Como foi o processo de criação, como chegaram ao ostinato que queriam, porque escolheram esses elementos rítmicos. Valorizar ainda a participação, o envolvimento, a motivação e o resultado de cada grupo. | Incentivar que os alunos comentem respeitosamente os ostinatos criados pelos colegas dos demais grupos, auxiliando os que eventualmente tiverem dificuldade na realização correta dos rítmicos e sua duração. |
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