Educação Inclusiva
Por: adrianaarnalda6 • 11/11/2015 • Trabalho acadêmico • 2.421 Palavras (10 Páginas) • 258 Visualizações
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
ITAQUIRAÍ – MS
2013
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP
POLO DE APOIO PRESENCIAL ITAQUIRAÍ
CURSO DE PEDAGOGIA
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E ESPAÇOS NÃO ESCOLARES
ITAQUIRAÍ – MS
2013
SUMÁRIO
Cronograma do Estágio Supervisionado.................................................................4
Ficha de Identificação do Aluno...............................................................................5
Introdução...................................................................................................................6
Atividades desenvolvidas durante o Estágio Supervisionado – em gestão e espaços não escolares:
1 - Identificação e caracterização da instituição de ensino..........................................7
2 - Níveis de ensino e/ou projetos de ensino...............................................................8
3 - Análise do regimento escolar..................................................................................8
4 - Análise da legislação de ensino..............................................................................9
5 - Observação e Organização dasecretaria...............................................................9
6 - Programa e projetos especiais..............................................................................10
7 - Rotina administrativa.............................................................................................10
8 - Administração da instituição de ensino.................................................................11
9 - Relacionamento entre gestores e demais colaboradores.....................................12
10 - Análise e calendário escolar...............................................................................12
Considerações Finais..............................................................................................14
Referências Bibliográficas......................................................................................15
CRONOGRAMA DE ESTAGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO E AMBIENTES NÃO ESCOLARES
ATIVIDADES
CARGA HORARIA
Plano de Estagio em Gestão e Espaços não Escolares
15h
Observação, Interação e Análise da Instituição de Ensino.
10 h
Leitura do Manual de Estágio
5 h
Auto Estudo
5 h
Documentação
5 h
Relatório técnico-científico
5 h
Documentação
5 h
FICHA DE IDENTIFICAÇÃO DO ESTAGIÁRIO
Nome do Estagiário:
RA: 219713
Curso: Pedagogia
Semestre: 7º
Ano: 2013
Início do estágio: 03/05/ 2013
Término do Estágio:30/ 06/ 2013
Instituição concedente do estágio
“Nome da Instituição: Escola Municipal Professor Jair Alves Da Costa Pólo”
Endereço: Assentamento Sul Bonito
Telefone: (67) 9669-0034
Responsável: José Afrânio Fortunato Celestino
INTRODUÇÃO
O relatório em questão tem por finalidade apresentar informações referentes ao estágio supervisionado, desenvolvido no 7° semestre do curso de pedagogia da Universidade Anhanguera Uniderp ao qual tem por objetivo adquirir conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas na atuação do pedagogo em ambientes não escolares.
A importância de observar a atuação do pedagogo em espaços não escolares se faz necessário para nossa formação acadêmica, pois nos sabemos que ser pedagogo na atual realidade implica na construção de saberes, competências e habilidades que extrapolam a profissão docente.
Sendo assim e necessário a aproximação também desses espaços no processo de formação inicial. Para isto o estágio supervisionado em gestão em ambientes não escolares foi realizado na secretaria da escola municipal Jair Alves da Costa ‘’Polo’’,a mesma está localizada no assentamento Sul Bonito no Município de Itaquiraí no Estado Do Mato Grosso Do Sul, com o intuito de perceber a atuação e o desenvolvimento do trabalho pedagógico em espaços não escolares.
O período de desenvolvimento do estagio tem por objetivo, observar a instituição como um todo (espaço físico, infraestrutura,funcionamento, organização administrativa e projetos pedagógicos).
Vale resaltar que a formação acadêmica contribui para o estagio, pois ela capacita o futuro profissional em educação para que ela desenvolva melhor sua pratica pedagógica. Portanto a partir desse trabalho conhecer a pratica profissional do pedagogo em espaços não escolares, especificamente do profissional atuante na Escola Municipal Professor Jair Alves da costa ‘’Polo’’.
ATIVIDADES DESENVOLVIDAS DURANTE O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GESTÃO-E AMBIENTES NÃO ESCOLARES
1 Identificação e caracterização da instituição de ensino:
O estagio realizado pelo grupo de acadêmicas Cleide,Danielle,Josiane,Paula e Solange foi na “Escola Municipal Professor Jair Alves Da Costa Pólo” a mesma esta situada no Assentamento Sul Bonito no Município de Itaquírai,Estado de Mato Grosso Do Sul é mantida pela Secretaria Municipal de Educação com base nos dispositivos constitucionais vigente,na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
A escola foi criada através da Lei n° 27,de 13/06/77,sendo denominada de Escola Municipal Santo Antonio,com a Lei n°052,de 05/12/1984,passou sua dominação para “Escola Municipal de 1° grau Rolf.Wagner Muller” e recebeu a atual denominação através da lei municipal n°454 de 11/12/2008.A lei municipal 372,de 20/09/2005 mudou a denominação para Escola Municipal Jair Alves Da Costa. A lei Municipal454/11/2008,teve sua denominação alterada para Escola Municipal Professor Jair Alves da Costa Pólo;por ser uma pessoa voltada a Educação,foi secretario de educação do município,vereador e um excelente professor.
Esta escola tem por finalidade ministrar a Educação Básica do campo,nas etapas da Educação Infantil.do Ensino Fundamental e a Educação de Jovens e Adultos nos turnos matutino e vespertino,oferece um processo educativo alicerçado no próprio aluno no seu modo de perceber o mundo,nas suas relações com o meio e na forma como se comunica em suas descobertas.
A escola esta atenta aos princípios de:
I- igualdade de condições para o acesso a permanência na escola sendo vedada qualquer forma de descriminação.
II- liberdade de apreender,ensinar,pesquisar e divulgar o pensament0,a arte e o saber.
III- valorização dos profissionais de ensino.
IV- gestão democrática.
V- garantia do padrão de qualidade.
A escola tem como objetivo, formar uma comunidade educativa,proporcionando ao aluno formação integral,fundamentada nos valores da pessoa humana e oferecer maior espaço para o desenvolvimento da afetividade no ambiente escolar por meio da PEDAGOGIA AFETIVA.
Oferecer aos alunos espaços e oportunidades que os transformem em cidadãos críticos, capazes de transformar a sociedade e a natureza em beneficio do homem e do bem estar pessoal e coletivo, é preciso que todos aprendam conteúdos essenciais que lhes sirvam de instrumentos de compreensão da realidade e departicipação em relações sociais,políticas e culturais diversificadas e cada vez mais ampla. A escola desenvolve o sentido da individualidade e da identidade do aluno,o que se faz por meio da participação no processo social,na assimilação cultural e no desenvolvimento de valores e atitudes.
Em relação a projetos a escola desenvolve vários,interdisciplinares com assuntos diversificados da área da saúde,cidadania,sexo,drogasmeio ambiente,neste período de estagio o grupo pode observar o projeto de leitura que esta sendo desenvolvido nesse semestre.
2 Níveis de ensino e/ou projetos de ensino:
A escola oferece os cursos: Educação básica do campo, nas etapas de Educação Infantil ao Ensino Fundamental, assim a escola oferece a comunidade os níveis de ensino: Educação Infantil I e II,1°,2°,3°,4°,5°,ano no período vespertino e 6°,7°,8°,9°,no período matutino.
3 Análise do regimento escolar:
O corpo diretivo da escola é composto pela:
I – Direção escolar
II – Coordenação Pedagogica
III – Secretaria
IV – Serviços auxiliares.
Os serviços auxiliares se constituem de um conjunto de servidores administrativos opcionais destinados a oferecer suporte operacional, as atividades pedagógicas,culturais,sociais e administrativas desenvolvidas pela escola. Estes serviços auxiliares são desempenhados por pessoas concursadas e contratadas pelo município,onde todos os funcionários são contratados conforme manda a legislação trabalhista.
Estes serviçossão integrados por:
I – Auxiliar de secretaria.
II – Inspetor de alunos.
III – Zeladoras.
IV – Almoxarifado.
V – Vigia.
VI – Merendeira.
4 Análise da legislação de ensino.
Em relação a Legislação de Ensino,as leis que fundamentam a organização da Instituição de Ensino e a estrutura dos cursos mantidos é administrada pela Secretaria Municipal de vigentes,na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e no Estatuto da Criança e do Adolescente.
Autorização de funcionamento da Educação Infantil e do Ensino Fundamenta,a partir do ano de 2012,e Educação básica do campo com fundamentos na Deliberação CEE/MS N° 7111,DE 16 de outubro de 2003e dispositivos da Deliberação / CEE/ MS N°9191/2009 e alterações.
5 Observação e Organização da secretaria:
Através da observação e organização da Secretaria foi possível analisar a rotina administrativa, a qual é responsável pelo arquivo e pela escrituração dos fatos relativos a vida escolar dos alunos, a vida funcional do corpo decente e técnico – administrativo,assim como também pela expedição de documentos e em relação a correspondência oficial da Escola. A função de secretario é exercida por profissional com formação em Ensino Médio,e os serviços da secretaria são supervisionados pela direção assim como nenhum documento pode ser retirado sem requerimento da parte interessada e autorizada pela direção, a função de secretario requer não só conhecimento das atividades internas da secretaria escolarmas do funcionamento da Escola como um todo,precisa se também estar sempre atualizado com o que ocorre fora da escola,lavrar e subscrever as atas e os livros cumprir e fazer cumprir o Regimento Escolar e Proposta Pedagógica,assinar os documentos da vida escolar juntamente com a direção manter em dia o cadastro do aluno,pais e responsáveis,organizar e distribuir entre seus auxiliares estarão sob a coordenação imediata do secretario auxiliando em todas as atividades de registros da vida escolar dos alunos,arquivo e correspondência geral,o auxiliar esta diretamente subordinado ao secretario da escola para desempenhar com zelo e presteza os trabalhos de que for incumbidos,receber,registrar,guardar,distribuir e controlar documentos relacionados a sua área de atuação,auxiliar na realização de solenidades,festas escolares e outras atividades realizadas na Escola,alem de conhecer e cumprir os termos previsto do Regimento Escolar,precisa cumprir horário previsto em lei,acatar e executar as determinações da direção.
6 Programa e projetos especiais:
A escola desenvolve diversos projetos com assuntos diversificados em andamento na instituição de ensino estava sendo desenvolvidos os projetos:
Cine escola: com objetivo de proporcionar uma educação de qualidade,através da aprendizagem por vídeos,em local agradável.
Alimentação Saudável: com o objetivo de proporcionar o conhecimento as informações referentes a uma alimentação e hábitosalimentares saudáveis assim como também exercitar ao conceito sobre boa alimentação interdisciplinar.
7 Rotina administrativa:
Com relação a observação em reuniões pedagógicas o grupo pode relatar que há uma boa relação entre a direção,corpo docente e coordenação pedagógica,pois é através de formações continuadas que ocorre,planejamentos de ensino - avaliações de resultados do processo de ensino e aprendizagem os quais são encaminhados para o reforço escolar que é oferecido pela escola e desempenhado por outra professora e vem sendo para a escola de grande importância pois já esta dando resultados em sala de aula,em reunião também foi discutido que os alunos com dificuldade de aprender são os mais indisciplinados e que pretende melhorar isso através de novos projetos na instituição como por exemplo a intercalasse onde só participar os alunos de boa conduta em sala de aula.
8- Administração da Instituição de Ensino:
Antes citado projetos que visem a melhoria do ensino – aprendizagem são estratégias de gestão as quais direção e coordenação procuram desempenhar para obter assim um bom funcionamento da unidade escolar,em entrevista com o coordenador pedagógico,Ademir Batista o mesmo é formado em Ciências e habitação e Biologia,especializado em Educação Escolar e em Gestão Escolar com experiência na função docente a 14 anos e na coordenação pedagógica a cinco meses,o mesmo relatou que não foi capacitado,apenas teveorientações sobre o trabalho pelo qual vem desempenhando na escola através de reuniões para orientações e encaminhamentos,as dificuldades que o mesmo encontra para o desenvolvimento do seu trabalho é a lentidão nos encaminhamentos de alunos a tratamento especializado como ( psicólogos,fonoaudiólogos, etc .) e a falta de acompanhamento pedagógico por parte da SEMED Secretaria Municipal de Educação e outra dificuldade é a falta de tempo para organizar acompanhamento de seminários,planejamentos,reforço,alunos,etc.
Devido a coordenação ter muitas funções e esse tempo em porcentagem o qual é atualizado para o acompanhamento do trabalho pedagógico da escola é de aproximadamente 80%,pois alem deste trabalho de acompanhamento é necessário reservar um tempo para reuniões periódicas com a direção para troca de informações e discutir ações,tanto no período matutino e vespertino nestes momentos são tratados assuntos correspondidos da rotina escolar,como recados recebidos ou enviados,discussão e organização sobre as ações e atividades escolares a realizar.
Em relação ao relacionamento com os professores,todos tem liberdade para dialogar com a coordenação sobre as dificuldades e andamento pedagógico da turma bem como fazer reclamações e vice – versa, sobre o relacionamento com o diretor o mesmo disse que existe uma comunicação constante sobre as atividades escolares.
Ao relatar sobre seu relacionamento com os órgãos centrais como por exemplo asecretaria de educação diz que raramente tem contato com a SEMED ou outros órgãos pedagógico,exceto quando precisa de alguma informação ou recebe alguma orientação para realizar alguma atividade.
Em relação aos professores quando solicitados as expectativas da coordenação a maioria deles se envolvem em decisões da escola principalmente quando é de cunho pedagógico portanto atendem as expectativas da coordenação alguns deixam de encaminhar algumas orientações como atividades diferenciadas,planejamentos, etc.
No momento atual as maiores dificuldades encontrados pelos professores em sala de aula é a indisciplina, dificuldade de aprendizagem dos alunos e alunos com deficiência.
9- Relacionamentos entre gestores e demais colaboradores:
Ao se tratar sobre o relacionamento entre gestores e demais colaboradores, ou seja, direção, coordenação pedagógica, orientação educacional, o diretor da unidade escolar relatou ao grupo que há uma relação de esclarecimentos, resolução de problemas e ajuda pedagógica através de orientações dos gestores da secretaria municipal de educação.
10 Análise do calendário escolar:
Através da analise do Calendário Escolar, o grupo pode constatar que este é um instrumento que expressa a ordenação temporal das atividades previstas na proposta pedagógica da Escola de acordo com as normas legais vigentes,nele estão especificados entre outros:
- período inicial da matricula;
- inicio dasatividades docentes;
- previsão mensal dos dias letivos;
- inicio e termino do ano letivo;
- inicio e termino do bimestre;
- período de aulas e de férias do corpo docente discente;
- os feriados;
- as comemorações cívicas, culturais e desportivas;
- reuniões do conselho de classe;
- o período de entrega de médias na secretaria;
- o exame final;
- o recesso escolar;
- as férias escolares;
A carga horária anual será de no Maximo oitocentas horas, distribuídas em duzentos dias letivos e são considerados dias letivos aqueles cujas as atividades escolares que envolvam professores e alunos e esteja relacionado com o processo de ensino e aprendizagem,independente do local onde elas se desenvolvem, com jornada diária de no mínimo quatro horas de efetivo escolar,as aulas não poderão ser suspensas, a não ser em decorrência de fatos que justificam tal medida e se isso vier a acontecer,deverão ter respostas para o devido cumprimento dos dias letivos.Por ser uma escola localizada na zona rural o deslocamento dos professores ate a mesma ocorre por meio de um transporte coletivo que se desloca da cidade,com distancia de 20 quilômetros,em dias de muita chuva,o trajeto fica difícil e ocorre de ficar sem aula, mas ocorre a reposição das mesmas.
As reuniões e as atividades educacionais complementares serão realizadas serão realizadas sem prejuízo das aulas em qualquer época dependendo da necessidade didática e do interesse da comunidade escolar,pode haveralterações do Calendário Escolar,desde que seja aprovado pela Secretaria Municipal de Educação e comunicado ao órgão competente.
CONCLUSÃO
Foi possível o grupo concluir através deste estagio,que para ocorrer o funcionamento de uma unidade escolar,não basta apenas ter alunos,professores e direção,o corpo técnico - administrativo que vai desde a secretaria da escola e auxiliares,o inspetor de alunos,zeladoras,vigia,merendeira,até o coordenador pedagógico,todos estes juntamente com a direção e alunos fazem com que a escola desempenhe seu papel na educação de alunos.
A escola é construída por quem nela e com ela se encontra,todos devem desempenhar seu papel com dedicação,mas não são apenas as pessoas que estão na escola que a fazem,para que isto aconteça há uma legislação que a orienta,o poder publico que a mantém,uma comunidade a qual ela atende.
Sendo assim pode se dizer que na escola a educação acontece pelas influencias que as praticas escolares tem sobre cada um,e estas são resultantes das relações estabelecidas entre as pessoas e delas com a própria escola pois nela todos educam a todos e por isso todos tem responsabilidades pelo o que fazem na escola.
Referencias Bibliográficas
“Escola Municipal Professor Jair Alves Da Costa Pólo” .
SILVA, Nilson Robson Guedes, Estagio Supervisionado em pedagogia. Campinas, SP. Editora Alínea, 2011 Ed.Esp.
...