Educação Inclusiva
Por: Edylenne Alves • 20/11/2015 • Pesquisas Acadêmicas • 352 Palavras (2 Páginas) • 224 Visualizações
Os paradigmas da Inclusão, parte do princípio de que o sistema escolar deve separar os alunos normais e diferentes, as modalidades de ensino em regular e especial, os professores em especialistas nesta e naquela manifestação das diferenças. Os mais relevantes no conceito de inclusão escolar é que "todos os alunos sem exceção, devem frequentar as salas de aula do ensino regular.” Quanto aos alunos que fracassam em salas de aula, a inclusão implica numa mudança de perspectiva educacional, atingindo não somente os alunos com deficiência, mas todos os demais com o objetivo de alcançarem o sucesso escolar.
Sabemos que a essência da humanidade possui diferenças é de suma importância para a convivência entre as pessoas e para inserção dos alunos no ambiente escolar; devemos reconhecer as diferenças e aprender a conviver com elas, até porque, mesmo entre os alunos ditos “normais”, existem diferenças no processo de aprendizagem.
A diversidade enriquece uma sala de aula pelo simples motivo de se aprender com o diferente. A construção do conhecimento em uma sala onde predomina a diversidade será muita mais preciosa. Dessa maneira, será possível sonhar com um mundo sem preconceitos e discriminações.
Com relação à participação da família no processo de aprendizagem dos alunos, por falta de tempo por ambos terem que trabalhar, os pais colocam seus filhos cada vez mais cedo na escola e atribui seu papel de primeiro educador à escola. A Instituição por sua vez, reclama da ausência familiar para acompanhar a criança no seu desenvolvimento escolar, da falta de limites dos pais aos filhos e da dificuldade de transmitir uma boa educação. A modernidade trouxe uma série de mudanças, inclusive na família, mas tal realidade não isenta a instituição familiar de seu papel educador ao desenvolvimento e integração do filho a sociedade. Muitas famílias delegam à escola toda responsabilidade educativa dos filhos, desde o ensino das disciplinas até a educação de valores, a formação do caráter e afetividade.
Em fim, a família é essencial para o desenvolvimento do indivíduo e a escola cabe apenas a responsabilidade pela formação.
...