Educação Profissional e Reforma do Ensino Médio
Por: Déborah Costa De Camargo • 28/3/2020 • Resenha • 647 Palavras (3 Páginas) • 141 Visualizações
Curso: Pedagogia
2° Semestre PD2A17
Alunas:
Bianca Cardoso, N519JH6
Deborah Costa, F106AC1
Gabriele Lopes, F1074I9
DMEM
Profa. Maria Cristina Perez Vilas
Resumo do vídeo - Ética no Contexto Escolar
O contexto principal do vídeo é debater sobre o que vai ser da educação sem a ética, logo no início do vídeo a Professora Terezinha Rios, aborda que a educação é um gesto de construção de humanidade, segundo ela ninguém nasce humano, para a Professora nós nos tornamos humanos através de um processo educativo, ela então faz um aclaramento de seu pensamento, nós nascemos com características biológicas e fisiológicas, mas não sabemos o que seremos, e se seremos só seremos a partir de um processo de educação.
O gesto de educar é feito em todas as instituições, mas somente uma instituição tem isso como dever, essa instituição nada mais é do que a escola. Mas como um professor deve realmente contribuir com a construção de humanidade, Terezinha então demonstra um esquema:
Trabalho competente [pic 1]
= Professor de Qualidade
Trabalho de boa qualidade
Mas quais qualidades estamos falando? Aristóteles diz que a qualidade é um atributo de todos os seres, logo não há ninguém sem qualidades. Visto isso podemos refletir em relação as competências para um professor de qualidade, Terezinha acredita que a competência é sinônimo de saber fazer bem o que é preciso fazer. E agora por fim vamos observar um esquema que nos mostra exatamente as dimensões da competência do professor.
Dimensões de Competência do Professor:
Técnica
Estética
Política
Ética
Ao analisarmos esse esquema é possível que muitas dúvidas surjam referente a esses nomes citados acima, mas vamos exemplificar cada um, vamos começar:
A competência técnica, são as habilidades que o professor têm, essas habilidades seriam o ato de saber fazer e saber ensinar.
A competência estética, seria a sensibilidade do professor, a forma que ele se importa com andamento de sua aula, ou seja ele se preocupa com discorrimento de sua aula para que os alunos tomem a partir dela um partido e se sintam a vontade.
A competência política, não tem nenhuma referência com a política dos políticos, é aquela que faz o professor tomar um partido, ou seja ele precisa conhecer a organização do currículo escolar.
A competência ética, ela é fundamental para qualquer outra competência, ela torna todos os professores, professores de moral, ou seja não é apenas o professor de moral que vai ensinar a verdadeira ética, um professor de geografia pode muito bem ensinar ética através dos seus atos e gestos, não ensinamos apenas matérias, ensinamos também valores morais para os alunos.
...