Educação especial na pedagogia
Por: Rosangela1212 • 31/5/2015 • Trabalho acadêmico • 658 Palavras (3 Páginas) • 236 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
NOME | Rosângela Silva Santos Pedro |
RA | 5884176821 |
Atividade de Autodesenvolvimento
Anhanguera Educacional
2015
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Educação Especial
Aula-tema 03: O direito de pessoas com deficiência à educação
Atividade de Autodesenvolvimento
Trabalho desenvolvido na disciplina Educação Especial apresentado à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade de Autodesenvolvimento, sob orientação do tutor Elaine Miranda Pinto Ferri.
Anhanguera Educacional
2015
- Introdução
A educação para crianças com deficiência, exige dos professores uma responsabilidade muito grande que não é diferente que com a criança que não possui nenhuma deficiência, porque sabemos que todas essas crianças têm o mesmo direitos.
Deve-se fazer que as crianças atingissem seus objetivos, como, formação para a cidadania e prepara-los para o mercado de trabalho e seu desenvolvimento pessoal. É necessário e fundamental que o professor tenha qualificação, e desejo de trabalhar com crianças com deficiência.
A legislação é clara, quanto à obrigatoriedade em matricular e acolher todos os alunos independentes de suas necessidades especiais e precisa ser cumprida.
- Desenvolvimento
-Parâmetros Curriculares Nacionais ( Adaptações Curriculares) MEC 1998- fornece as estratégias para educação de alunos com necessidades educacionais especiais.
-A declaração de Salamanca- Conferência Mundial da Educação Especial ( Espanha, 1998). Documento das Nações Unidas. Do qual o Brasil é signatário e que fornece princípios, politicos e prática em Educação Especial.
-Constituição Federal de 1998- Educação Especial.
-Lei n° 9394/96 Lei de Diretrizes de Bases da Educação Nacional- LDBN.
-Lei n° 9394/96- LDBN Educação Especial.
-Lei 8069/90- Estatuto da Criança e do Adolescente- Educação Especial.
-Lei n° 10.098/94- Estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadores de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providênciais.
-Lei n° 7.853/89- CORDE. Apoio as Pessoas Portadores de Deficiência.
-Lei 7.853/94- Modifica dispositivos da lei n° 6.494, de 7 de dezembro de 1977, estendendo aos alunos de ensino especial o direito a participação em atividades de estágios.
-Lei n° 10.436/02 Dispõe sobre a Lingua Brasileira de Sinais.
-Lei n° 12.764- Institui a Politica Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com transtornos do Espectro Autista; e altera o § 3° do art. 98 da lei n° 8.112, de 11 de dezembro do 1990.
- Reflexão
Com a leitura do trecho sobre a reportagem que Pais têm dificuldades de matriculares seus filhos com deficiência em São Carlos; A escola não deveria negara matricula de Caio, já que a LDB de n° 9394/96 obriga o ensino fundamental, atender aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino, mas nos deparamos com escolas que não tem profissionais preparados e capacitados para receber crianças com deficiências na sala de aula. É triste saber que o preconceito existe ainda, em muitos lugares, e muito pior saber que esta dentro da escola.
...