TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Educação não formal

Por:   •  19/4/2015  •  Resenha  •  470 Palavras (2 Páginas)  •  440 Visualizações

Página 1 de 2

1) Quais as relações entre Pedagogia, Cultura, as Identidade Sociais e a Educação Étnicorracial?

A história é ordenada culturalmente de diferentes modos nas diversas sociedades, de acordo com os esquemas de significação das coisas. Acredita-se que a Pedagogia, busca em seu meio auxiliar no processo de desenvolvimento das ações sociais e promover a cultura, sendo que nossa cultura pode ser lembrada pela história do nosso pais desde a descoberta, e pelos longos processo de desenvolvimento educacional, cultural e político, que se incluem a educação.

2) A partir da leitura da Unidade II e do texto 7 - Adolescentes Negros no Estado de São Paulo: Representação de Si e Construção de Identidades de Paim e Rojo – comente a citação relacionando-a com a Educação Não Formal:

[...] Na verdade, raça, no Brasil, jamais foi um termo neutro; ao contrário, associou-se com frequência a uma imagem particular do país. Muitas vezes, na vertente mais negativa de finais do século XIX, a mestiçagem existente no país parecia atestar a falência da nação [...] (SCHWARCZ, Lilia Moritz. Nem preto nem branco, muito pelo contrário: cor e raça na intimidade. In: NOVAIS, Fernando & SCHWARCZ, Lilia Moritz (Orgs.). História da Vida Privada no Brasil. Contrastes da intimidade contemporânea,. São Paulo: Companhia das Letras, 1998. p. 177).

O preconceito, o racismo, são ações e pensamentos do nosso país onde a reflexão nos leva ao sentido contrário, pois somos um pais misto, apresentamos culturas diversas, em sua maioria misturadas, dando origem a uma nova “classificação”, sendo assim agimos, pensamos e muitas vezes somos influenciados por outras pessoas que esta por sua vez por outras, e assim sucessivamente, para que no principio tenhamos originado de ações muitas vezes africanas, indígenas, espanholas e et, pois o racismo não é apenas brancos contra negros, também ocorre o oposto. Hoje em dia somos todos influenciados seja na cultura, comida, música, vestimenta etc.

3) Responda: como podemos, com políticas públicas favoráveis, oferecer novos rumos à construção de identidade, a partir de uma educação para a inter e a multiculturalidade?

As culturas que encontramos em sal de aula são tão amplas, que se absorvemos todas, podemos crescer muito mais. Assim ao darmos um olhar significativo as ações de nossos alunos, podemos fazer muito a mais por eles mesmos, pois assim poderíamos transmitir o conhecimento através de uma cultura própria de cada um. Pois quando o aluno se sente inserido no contexto ele se libera e desenvolve muito mais. Assim as políticas públicas poderia apresentar a educação como algo comum e para todos, não apresentar a palavra inclusão ou exclusão, pois neste primeiro contato já se envolve não apenas alunos com deficiência ou não, pois inclusão é tudo, branco, negro, pobre, rico, indígena, etc.

A multicultualidade é a mistura, multi= amplo/ vários, cultualidade= cultura, ou seja, devemos promover a educação mista onde todos se sintam acolhidos e interessados a aprender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (44.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com