Ensinar e Aprender
Por: m321 • 12/9/2016 • Trabalho acadêmico • 1.411 Palavras (6 Páginas) • 283 Visualizações
[pic 1]
MARCIA DE JESUS MENDES VIEIRA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBRAS
]
[pic 2]
BRASÍLIA DE MINAS – M.G.
2014
[pic 3]
MARCIA DE JESUS MENDES VIEIRA
EDUCAÇÃO INCLUSIVA E LIBRAS
Texto apresentado como requisito avaliativo
do Curso de Pedagogia – Unopar, que tem
o tema de educação inclusiva, libras no espaço escolar
[pic 4]
BRASÍLIA DE MINAS – M.G.
introdução
O presente trabalho tem como objetivo analisar o trabalho que aborda a questão da inclusão sendo feito com o deficiente auditivo/ surdo no ensino regular, verificando no contexto social e cultural e a questão da inclusão desses alunos dentro da escola. Este artigo tratará de uma visão geral sobre o ensino de alunos com deficiência auditiva, que chamamos de surdos, que como será visto demandam de metodos diferenciados de ensino tendo em vista a forma de comunicação que a comunidade surda desenvolveu a linguagem dos sinais que facilita a comunicação dos deficientes auditivos mas tambem conhecida como libras.
Em reflexão sobre a surdez em escola regular é um assunto muito complexo, onde a situação deve ser pensada como um todo, a partir da realidade de cada local; precisa conhecer melhor sobre o surdo, sua cotidiana de inclusão/exclusão na sociedade como um todo, sabe que o surdo é um sujeito que possui uma língua natural, a língua de sinais. Segundo Marisa Faermamm Euzirik (2000) “Na inclusão o que está em jogo é a ruptura com o conceito estático do homem, do mundo, de conhecimento a necessidade de cruzar experiência, de compartilhar caminhos, de compreender a complexidade e a diversidade através da abertura de canais para o diferente. Esses insuspeitáveis fascinantes. É certo que esse caminho provoca ferimentos pela insegurança, pela quebra de certezas, de normas estáveis”.
Os projetos desenvolvidos na escola
A escola desenvolve vários projetos, tentando resgatar o máximo possível de crianças e jovens fora da escola. Esse projeto é muito interessante q envolve toda a comunidade, esse projeto chama-se projeto vai e vem toda sexta feira uma criança é sorteada dentro da sala de aula onde a mesma leva uma mala cheia de livros para casa e ler com os pais e apresenta o conto na sala de aula é feito por todas as crianças da sala e depois é feito um teatro onde eles vão fazer o personagem para a apresentação para os proprios pais dentro da escola isso faz conque os pais participam da vida dos filhos na escola.
O projeto vai vem na educação infantil esta trabalhando com crianças de todas as idades e de todas as diferenças sociais e fisicas incluindo tambem a propria comunidade, essas apresentações vem sendo feita na semana das crianças e facilita muito na alfabetização de forma contextual criado e traduzido pelo proprio professor fazendo com que as aulas fiquem mas praticas e o apreendizado da criança fica bem melhor. O objetivo desse projeto e fazer com que todos os participam em equipes sem nenhuma diferença social e fisica esse projeto vem fortalecendo cada vez, mas nas escolas e na comunidade dando resultado satisfatorios percebendo que as crianças e os pais estão mais interessados no aprendizado do seu filho. Essa unidade onde trabalhamos realiza esse projeto a muito tempo e é muito organizado somos todos educadores desde o guarda da escola, serviçais, professores e diretores somos todos educadores. Para todos os lados mesmo reconhecendo os avanços conquistados e presciso que continuemos atentos para o significado da inclusão social, e na inclusão a sociedade prescisa –se transformar de modo a favorecer todas as pessoas, o exercicio pleno da cidadania e a inclusão esse tipo de projetos transforma e ajuda a mudar muito o conceito de pessoas preconceituosas que parte da propria familia levando esse problema para as escolas e causando transtorno no futuro para propria comunidade. Apesar de muitas conquista atravez desse projeto ainda temos que lutar muito ainda pela inclusão social porque muitas vezes o proprio preconceito e partido da propria pessoa.
As descriminações raciais e bullyng nas escolas
AS descriminiações raciais e os preconceitos são tratados de maneiras bem educativas atraves de brncadeiras mas mostrando a realidade das coisas ao nosso redor onde todos nos tivemos um pouco da participação na construção do nosso pais, mostrando para eles que-se não ouvesse a mistura de indios, negros e protugueses não teriamos essa missigenação cultural que somos como linguagem, cor, estaturas fisicas e outras coisas mas. Essa e uma das melhores maneiras de conseguirmos tratarmos o bullying dentro das escolas mostrando a para todos a sua participação e a colaboração dentro e fora das escolas inclusive quebrando esse proprio
...