Estagio Anos Iniciais do Fundamental
Por: Betania Silva • 4/9/2021 • Projeto de pesquisa • 5.265 Palavras (22 Páginas) • 189 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1 INTRODUCAO...........................................................................................4
2 LEITURAS OBRIGATORIAS........................................................................5
3 PROJETO POLITICO PEDAGOGICO..........................................................6
4 PLANO DE AULA...........................................................................................8
5 CONSIDERACOES FINAIS............................................................................14
6 REFERENCIAS..............................................................................................15
INTRODUÇÃO
O presente trabalho, resultante de uma nova proposta pedagógica que ocorreu por ocasião de mudanças estruturais na organização curricular, proporciona uma visão abrangente sobre ações desenvolvidas pela comunidade escolar, que é formada por uma equipe que demonstrou ser capaz de enfrentar uma inovação educacional trabalhando interdisciplinarmente.
A intenção deste documento e, primeiramente retomar o exercício da discussão e encaminhamento coletivo, no nível do processo ensino aprendizagem. O objetivo do nosso projeto político pedagógico e oferecer aos professores, alunos, pais e a todos aqueles que estão diretas ou indiretamente ligados a este estabelecimento de ensino uma visão da nossa realidade educacional a constituir um referencial de qualidade para nossa fundamentação pedagógica. Este projeto tem seu fundamento na binômio cuidar \ educar e num conhecimento que não e pronto e acabado, mas, que está em permanente desenvolvimento.
E nesta perspectiva que o projeto político pedagógico deveria ser trabalhado e enriquecido na dinâmica da pratica pedagógica, não se tornando um manual para o corpo docente e sem uma proposta de diálogo, a respeito de toda a estrutura educacional, conteúdos, metodologias e rotina deste estabelecimento de ensino.
Por fim, este trabalho sem dúvida não se esgota aqui, as propostas nele contidas, os objetivos nele escrito e os pressupostos teórico filosóficos que o respondam são os de uma construção permanente do conhecimento.
- LEITURAS OBRIGATÓRIAS
O presente artigo pretende entender a discussão sobre desenvolvimento infantil, além de serem analisadas, as leituras atuais, na contemporaneidade, sobre o que é educação infantil. A aprendizagem não é, em si mesma, desenvolvimento, mas uma
correta organização da aprendizagem conduz ao desenvolvimento mental, ativa todo um grupo de processos de desenvolvimento, e está ativação não poderia produzir-se sem a aprendizagem. Por isso, a aprendizagem é um momento intrinsecamente necessário e universal para que se desenvolvam na criança essas características
humanas não-naturais, mas formadas historicamente. [...] todo o processo de aprendizagem é uma fonte de desenvolvimento que ativa numerosos processos, que não poderiam desenvolver-se por si mesmos sem a aprendizagem. A proposição de atividades para as crianças cujo objetivo é adquirir conhecimentos e habilidades constituem, para Elkonin (1960), um importante aspecto da preparação para a escola. O autor postula que o desenvolvimento da criança no início da escola depende em grande medida do grau de preparação com que chega a ela, o que, por sua vez, é determinado pela educação na primeira infância e na idade pré-escolar. Além disso, chama a atenção para os possíveis prejuízos que a ausência de um trabalho pedagógico consistente e de qualidade na faixa etária anterior à idade escolar pode acarretar ao posterior desenvolvimento da criança.
E por fim o artigo relaciona a psicologia histórica cultural com o desenvolvimento infantil e o ensino. Verifica se a tentativa de descrever um identidade própria para o segmento da educação infantil, tendo em vista, a primeira levantada em questão de que a educação para as crianças pequenas era vista essencialmente como ferramenta de assistência ou para preparar essa criança para o ensino fundamental, um ensino voltado ao aspecto cognitivo e prejudicial ao desenvolvimento da criança na primeira infância e idade pré-escola, no qual a criança não tinha um valor próprio. Dentro dos debates chegou se a conclusão oferecida pelos pesquisadores a questão da especificadas da educação infantil fundamentada em dois eixos cuidar e educar.
- PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP)
O que é o PPP e qual a importância desse documento para o ambiente escolar?
O Projeto Político Pedagógico e um instrumento que reflete a proposta educacional da escola. E através dele que a comunidade escolar pode desenvolver um trabalho coletivo, cujas responsabilidades pessoais e coletivas são assumidas para execução dos objetivos estabelecidos.
O Projeto Político Pedagógico, também chamado de PPP, e um documento que definira diretrizes, metas e métodos para que a instituição de ensino consiga atingir os objetivos a que se propõe. Toda escola tem objetivos que deseja alcançar, metas a cumprir e sonhos a realizar. O conjunto dessas aspirações, bem como os meios para concretiza las, e o que dá forma e vida ao chamado projeto político pedagógico o formoso PPP. Se você prestar atenção, as próprias palavras que compõem o nome do documento dizem muito sobre ele:
E projeto porque reúne propostas de ação concreta a executar durante determindo período de tempo.
E político por considerar a escola como um espaço de formação de cidadãos conscientes, responsáveis e critérios, que atuarão individual e coletivamente na sociedade, modificando os rumos que ela vai seguir.
E pedagógico porque define e organizar as atividades e os projetos educativos necessários ao processo de ensino e aprendizagem.
Ao juntar as três dimensões, o PPP ganho a força de um guia aquele que indica a direção a seguir não apenas para gestores e professores, mas também funcionários, alunos e familiares. Ele precisa ser completo o suficiente para não deixar duvidas sobre essa rota e flexível o bastante para se adaptar as necessidades de aprendizagem dos alunos.
...