FORMAÇÃO PELA ESCOLA PROGRAMA
Por: 052630 • 21/2/2016 • Trabalho acadêmico • 2.052 Palavras (9 Páginas) • 294 Visualizações
PROGRAMA FORMAÇÃO PELA ESCOLA
Ana Paula Dos Santos Martins
A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO
DE PIRACANJUBA
José Geraldo
Piracanjuba
2015
FORMAÇÃO PELA ESCOLA PROGRAMA
Ana Paula Dos Santos Martins
A EXECUÇÃO DO PNAE NO MUNICÍPIO
DE PIRACANJUBA
Trabalho final de conclusão do
Curso competências básicas no
Programa Formação pela Escola.
José Geraldo
Piracanjuba
2015
Resumo
Fundeb existe a vários anos,e ainda causa dúvida entre os gestores, e muitos não sabem como planejar a utilização dos recursos. Para que esses recursos tenham um efeito positivo na melhoria do ensino é preciso conhecer de onde ele vem e planejar o uso a partir das previsões feitas anualmente. Ele tem como objetivo específico financiar todas as etapas da educação básica pública, isto é, a educação infantil (creches para crianças de 0 a 3 anos e pré-escola para crianças de 4 a 5), e os ensinos fundamental e médio, em suas diversas modalidades: educação de jovens e adultos, educação indígena, educação quilombola, educação profissional, educação do campo e educação especial (destinada a portadores de deficiências).O Fundeb obriga os estados e municípios a investirem os recursos recebidos na valorização do profissional da educação e na manutenção e desenvolvimento do ensino. Por isso, o recurso do Fundeb destina-se a: pagamento dos profissionais do magistério em efetivo exercício na educação básica e despesas de “manutenção e desenvolvimento da educação básica”, utilizando-se até 40% dos recursos do Fundo.
SUMÁRIO
1. Introdução...........................................................................................01
2. Vantagens e desvantagens da escola de tempo Integral...............02
3- Conclusão.......................................................................................... 05
1-INTRODUÇÃO
A se pensar em educação integral, redimensiona-se um novo olhar sobre a sociedade, já que se faz necessário refletir sobre a sua dimensão histórica e suas constantes transformações, na qual sujeitos nela inseridos podem interferir no seu processo em busca de uma estrutura social diferente da vivenciada atualmente, podendo criar possibilidades para uma reconstrução social que viabilize uma interação humana mais equânime, onde haja respeito às individualidades redimensionando ações na busca do bem comum coletivo e do respeito à ordem democrática.
A Educação Integral exige mais do que compromissos: impõe também E principalmente projeto pedagógico, formação de seus agentes, infraestrutura e meios para sua implantação. Ela será o resultado dessas condições de partida e daquilo que for criado e construído em cada escola, em cada rede de ensino, com a participação dos educadores, educandos e das comunidades que podem e devem contribuir para ampliar os tempos e os espaços de formação de nossas crianças, adolescentes e jovens na perspectiva de que o acesso à educação pública seja complementado pelos processos de permanência e aprendizagem. (BRASIL, 2009, p. 6).
A educação integral pressupõe a construção de possibilidades, a socialização de conhecimentos através de um processo interativo, envolvendo o sujeito num todo, contribuindo com o seu desenvolvimento físico, psíquico, intelectual, social e afetivo. Desta maneira, o espaço educativo precisa valorizar a experimentação e a pesquisa, oferecer oportunidades de acesso à diversidade de recursos, ser prazeroso e promover um ensino de qualidade. Entretanto, para que isso se torne viável é mister garantir uma gestão escolar com base numa prática dialógica e democrática, além de estar comprometida com os anseios da comunidade educativa e pautada em procedimentos mediadores no desenvolvimento de todo o processo de ensino-aprendizagem.
2-VANTAGENS E DESVANTAGENS DA ESCOLA DE TEMPO INTEGRAL.
A analise e o relato de experiência foi feita com base nas escolas de tempo integral no município de Piracanjuba. As escolas em questão estão situadas em sua maioria em bairros de classe média baixa. Contendo em algumas escolas uma sala de vídeo que é a mesma sala de informática, uma biblioteca com poucas opções de leitura e que muitas das vezes os livros e coleções já estão deteriorados. Duas dessas escolas não possui um refeitório apropriado, estão sendo adptados em espaços cobertos. A maioria possui salas de professores, duas salas de coordenação, uma secretaria, uma sala de direção. As escolas atendem em média de 70 a 120 alunos por dia, sendo que quase a metade desses alunos não pertence ao bairro onde a escola esta inserida. Os alunos em questão vivem numa comunidade muito carente onde falta quase tudo, como infraestrutura, segurança, espaço adequado para brincarem e a grande maioria dos pais dessas crianças não tem estudo, boa parte são analfabetos.
Percebemos também que o projeto mais educação que fora implantados nessas escolas a mais ou menos 3 anos veio por demais ampliar as condições favoráveis para o processo de ensino e aprendizado desses alunos, pois sabe-se também que a verba vem direcionada especificamente para o projeto e que a direção tem como finalidade direcionar essa verba para a compra de materiais a serem utilizados nas oficinas.
As professoras de sala de aula relatam que alguns alunos que iniciaram o ano com grande dificuldade na leitura e na matemática conseguiram avançar mais no aprendizado do que elas esperavam. Quanto ao comportamento, talvez por causa das oficinas que tinha como base a disciplina e o cumprimento das regras, os alunos começaram a entender que existem regras na escola que também tem que ser cumprida para o bom andamento das aulas e da escola num todo.
...