FUNDAMENTOS
Por: esbeltrao • 20/5/2015 • Trabalho acadêmico • 429 Palavras (2 Páginas) • 210 Visualizações
Passo 3 (Equipe)
Observar, refletir e interpretar os quadrinhos a seguir:
[pic 1]
Fonte:
No primeiro quadro, a figura nos mostra um lugar na natureza, onde existem montanhas e um rio, o mesmo sendo representado por uma barreira, nos dando a impressão de que seja uma represa de uma usina hidrelétrica. Até então tudo normal, pois a barragem está cheia e em plena ação.
No segundo quadro, a figura de uma mulher, executando algumas ações comuns do dia a dia, como: escovar os dentes, tomar banho e lavar roupas, mas com um detalhe que chama atenção, sem consciência do desperdício de água, sempre deixando a torneira aberta. Falta de preocupação com o meio ambiente, sem pensar no que suas ações de hoje podem ocasionar no futuro.
No terceiro quadro, a figura de duas pessoas mudando de um local todo transformado pela falta de cuidados com a natureza e meio ambiente, o que o mau uso da água e o desperdício causou, como: um rio seco e cheio de sujeira, pneus velhos, peixes mortos pela poluição e pela falta de chuvas. Nos mostra a realidade de um lugar que não foi bem cuidado por aqueles que ali habitavam, simplesmente indo em busca de um outro local pra viver, o que poderia ter sido diferente se houvesse conscientização.
[pic 2]
Fonte: <http://sociologado.wordpress.com/2011/01/23/63/>. Acesso em: 21 maio 2014
No primeiro quadro duas mulheres parecem observar pessoas de classe social diferentes das mesmas. A primeira pede para que a outra reflita a situação, afirmando que existem pessoas pobres porque querem. Enquanto a outra olha com uma expressão de espanto e certa tristeza, pensando em Deus, ao que se imagina, que esteja pedindo uma ajuda para encontrar uma solução, uma ajuda aos menos favorecidos.
Nos segundo quadro, a primeira mulher continua a afirmar e menosprezar tudo o que essas pessoas possuem, suas casas, seus móveis e suas roupas, parece querer induzir a amiga a humilhá-las ainda mais, a pensar igual a ela.
No terceiro, continua com seus argumentos negativos, fala de suas situações financeiras, que ganham pouco, não sabem investir esse pouco que ganham e termina dizendo numa expressão de ira e indiferença que sempre serão pessoas pobres, sem nenhuma oportunidade de terem uma qualidade de vida melhor.
Isso nos mostra a realidade vivida nos dias de hoje, mesmo que duas pessoas sejam da mesma classe social, cada uma vê a situação alheia da forma como bem entender, umas criticam, outras se preocupam. Precisamos de um pouco mais de humanização e espírito fraterno para os menos favorecidos que nós, nunca será ruim auxiliar de alguma forma o próximo.
...