FUNDAMENTOS E MÉTODOS DE L.P E MATEMÁTICA
Por: Gabyselly_Guima • 16/5/2022 • Trabalho acadêmico • 672 Palavras (3 Páginas) • 111 Visualizações
[pic 1]
CLARETIANO – REDE DE EDUCAÇÃO
GABRIELLY GUIMARÃES DOS SANTOS
8081720
FUNDAMENTOS E MÉTODOS DO ENSINO DE LÍNGUA
PORTUGUESA E MATEMÁTICA
PORTFÓLIO - CICLO 2
BATATAIS
2022
INTRODUÇÃO
1º Etapa- Discussão dos vídeos
Ao assistir a esses vídeos, tive a chance de observar os processos de alfabetização infantil, que acho importantíssimo na minha construção de conhecimentos e evolução conceitual. A particularidade e o foco no contexto adequado da situação em que acontece as questões, identicamente se mostram bastante especificas, nos permitindo olhar a comunicação acontecendo, e no seguimento o comportamento da criança perante à direção de seu raciocínio, para o ponto fundamental ao seu estudo.
DESENVOLVIMENTO
No primeiro vídeo, temos a interpretação do conceito de psicogênese, explica o que é a fase icônica, garatuja “rabiscada” e pré-sílabica, e também menciona as outras fases sucessivas, que são ilustradas em vídeos consecutivos.
• Psicogênese: um estágio definido de desenvolvimento da aprendizagem, a psicogênese traz uma perspectiva de ensino/aprendizagem com ênfase em como desenvolver o aprendizado em vez de se concentrar nos métodos tradicionais, que tem o foco na forma de instruir.
• Icônico: Uma representação gráfica da escrita da criança usando figuras aleatórias.
• Garatuja: Tentar imitar rabiscados, que deveria ser escrito. Eles não percebem que as palavras representam sons.
Na sequência, nos referimos aos estágios sucessivos do pré-sílabico ao ortográfico.
Análise das amostras de escrita da 2ª etapa- Parte 1;
Escrita 1- Antônio / Alfabética, consegue compreender sons em sílabas, as sílabas foram formadas, mesmo que ainda não haja uma ortografia completa.
Escrita 2-Odirley/ Garatuja, utiliza imagens para representar a escrita cursiva,
Imitação de palavras com gráficos, sem saber que sílabas representam sons.
Escrita 3- Fernando/ Silábica com valor sonoro, consegue ouvir o som das sílabas e tenta associar qualquer número de letras reconhecidas.
Escrita 4-Pedro/ Silábico Alfabético, tomou consciência de que a voz indica escrita, e busca representar fonemas na forma escrita, embora ainda não reconheça letras.
Escrita 5-Daiana/ Pré-silábico, usa-se letras e números, a criança permanece com incapacidade de compreender a relação entre escrita e som.
Escrita 6-Talita/ Silábico com valor sonoro, nesta fase a criança já compreende a relação entre som e palavras, mas o reconhecimento ainda é feito pelo som mais forte, para ser reconhecido.
Escrita 7-Cleonilda/ Silábico sem valor sonoro, nesta fase a criança já compreende a relação entre som e escrita, mas o reconhecimento ainda é feito pelo som mais forte, para ser reconhecido.
Escrita 8-Taís/ Pré-silábico, Usa-se letras e números que a criança não consegue perceber a relação entre escrita e som.
...