FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DOS ANOS INICIAIS
Por: Kraemer123 • 31/7/2019 • Dissertação • 836 Palavras (4 Páginas) • 563 Visualizações
FUNDAMENTOS TEÓRICOS E METODOLÓGICOS DOS ANOS INICIAIS
A idade mínima para o ingresso no ensino fundamental é de seis anos porque em 2006, uma lei estabeleceu que ensino fundamental passaria de oito para 9 anos de duração com o objetivo de assegurar as crianças um tempo maior na escola e ter mais oportunidade de aprender, pois quanto mais sedo se começa, mais se aprende. Acredito que foi um grande avanço na educação, tanto no acesso, quanto na aprendizagem.
A ampliação do ensino fundamental trouxe muitos aspectos bons como um grande avanço na educação brasileira, mais um ano de estudo que é um salto na qualidade da educação. Sendo também que a criança estando mais cedo na escola estará experimentando novas aprendizagens através da convivência com o outro em situações que lhes permitem conhecer o mundo, sem comprometer sua infância.
CULTURA RELIGIOSA
Sim a um possível encontro entre ambos. A diversidade do fenômeno religioso se faz presente nas mais diferentes expressões culturais da humanidade ao longo dos tempos.
A religião e a ciência são muito distintas. A fé e a ciência são muito diferentes, porém as mesmas trazem vários aspectos incomum. A ciência explica a criação do mundo como um todo, já a fé da sentido, e explica o porquê nos faz acreditar em algo a mais do que apenas se pode ver, e na ciência deve se ver para sim crer.
A saúde e a espiritualidade caminham juntas: a ciência cuidada da saúde do corpo, estuda e busca sempre auxiliar no bem estar do indivíduo, já espiritualidade é algo que vem de “dentro” é o estado de espírito. Então podemos dizer que a religião cuida do estado espiritual.
Podemos assim verificar que a ciência, religião, saúde e espiritualidade caminham juntos por um ideal só.
FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
A palavra filosofia é traduzida como “amor ao saber”, mas, para os gregos, inventores do vocabulário, havia uma distinção entre o saber como conhecimento teórico e sabedoria como conhecimento teórico e prático, próprio dos sábios.
Filosofar é, num primeiro momento, refletir sobre a vida, sobre seu modo de agir, sobre sua postura, sua visão de mundo seu modo ser e agir. É questionar e entender, ter interesse em saber.
A educação reproduz o modelo de sociedade como ideal. E cabe aos educadores proporcionar essa transformação de entendimento dessas varias possibilidades para a formação do ser integral.
PEDAGOGIA E AMBIENTES NÃO ESCOLARES
Por muitos anos, o processo educativo foi visto como uma prática institucional pertencente apenas à escola, sendo esta o único lugar onde o pedagogo poderia atuar. Contudo, o desenvolvimento tecnológico, juntamente com a ideologia global de uma sociedade inclusiva e da igualdade social, fez com que emergisse uma nova forma de pensar a educação: o processo educativo se tornou prioridade não mais apenas da
Escola institucionalizada, como também de outros espaços cujo objetivo é a formação humana.
GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Uma boa gestão se faz em equipe, onde tudo é resolvido em equipe. Com empatia, e todos possam expor sua opinião, assim entrando em um consenso.
O gestor pode se constituir um líder quando essa qualidade permite a um profissional criar e manter um grupo coeso, inspirado e trabalhando motivado, e isso é desenvolvido ao longo da carreira. Todo profissional que tem um coletivo sob sua responsabilidade deve procurar aprimorá-la. A equipe precisa saber que existe alguém realmente interessado em ajudar a fazer um trabalho de formação focado nas dificuldades dos educadores e dos alunos. Sendo assim, a gestão democrática e participativa proporciona um processo de construção de uma escola compromissada com a sociedade, criando uma visão de conjunto da escola e de sua responsabilidade social, construindo, assim, um ambiente participativo, em que os profissionais têm fundamental importância no desenvolvimento escolar garantindo a plena autonomia da escola, como também um espaço propício para a efetivação de uma educação com qualidade.
...