Fundamentos Sociológicos da Educação
Por: DeiaeClaudio Venancio • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 2.904 Palavras (12 Páginas) • 260 Visualizações
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Alessandra Souza da Silva de Almeida RA:7930701850
Andreia Aparecida Casemiro Venâncio RA:8324734484
Isnaya Polyana da Silva Gomes RA:9978019485
Jéssica Fernanda da Silva Lopes RA:9496551240
Lilian Lima de Matos RA: 9978023605
Fundamentos Sociológicos da Educação
CAMPINAS / SP
2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Alessandra Souza da Silva de Almeida RA:7930701850
Andreia Aparecida Casemiro Venâncio RA:8324734484
Isnaya Polyana da Silva Gomes RA:9978019485
Jéssica Fernanda da Silva Lopes RA:9496551240
Lilian Lima de Matos RA: 9978023605
Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Pratica Supervisionada na disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação, Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera – UNIDERP, apresentado como requisito à obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia, sob a orientação da Tutora: Ligia Maria Gobbi
CAMPINAS /SP
2014
Introdução
Neste trabalho iremos analisar a sociologia da educação como ciência, nos aprofundar sobre seus propósitos e objetivos de estudo. Aprendemos que a sociologia é o estudo do comportamento humano dentro da sociedade. Foi possível fazer uma reflexão de que a Educação pode e deve ser o tema da Sociologia, porque educar é um instrumento de conservação e de mudança da sociedade. Com a educação podemos ajudar na construção de uma sociedade mais fraterna e cooperativa, onde soluções para problemas sociais do nosso país sejam encontrados de forma coletiva.
ETAPA 1
A Sociologia e quais são suas contribuições para a Educação.
A Sociologia é uma ciência que estuda o comportamento humano, as relações entre as pessoas. A sociologia da Educação estuda a realidade sócio educacional e os processos de socialização de uma sociedade. Seus fundadores são Émile Durkheim, Karl Marx e Max Weber.
Para a Sociologia a educação acontece no contexto de uma sociedade, e compreende a relação ser humano, sociedade e educação, a Sociologia busca compreender a sociedade em suas características de organizações, as diferenças culturais de cada sociedade e como ela reflete, em todos os âmbitos, pois para a Sociologia a educação não ocorre apenas dentro da sala de aula e sim depende de todo o contexto social de uma sociedade, sua cultura dentro do meio em que estão inseridos.
A criação da Educação iniciou-se devido a um sistema capitalista, no qual surgiu a necessidade da união do conhecimento com o trabalho, como forma de obtenção de maior lucro para os industriários. Maior conhecimento, Maior produtividade.
A Sociologia é de suma importância para a educação, pois é primordial que os educadores e alunos entendam e compreendam a Instituição Educacional, a diversidade, culturas, relação social, de cada aluno, de cada sociedade.
Dentro do cotidiano escolar, os educadores se deparam com vários tipos de raças, cultura, há uma diversidade, e também desigualdade social, alguns podem possuir o Capital Econômico, mas não possui o Capital Cultural, pois muitos por possuir um capital econômico estabilizado não tem o Capital Cultural (produzido pela família, povo, escola) como sendo de grande importância para o ser humano. Com a Sociologia, o educador pode estimular o aluno a pensar, refletir, possuir uma visão sobre as diferenças sociais, o porque, e o que fazer para mudar, pois não significa que ser a pessoa não tem o capital econômico ela não poderá ter o capital cultural, na sociedade contemporânea esta relação pode ser mudada, cabe a pessoa buscar essa mudança, buscando o seu conhecimento, mesmo com toda desigualdade social dentro da sociedade.
Portanto a sociologia estuda e explica o comportamento humano, sua interação social, as diversidades sociais, culturais dentro do meio em que está inserido, pois tudo isso são responsáveis pela formação do cidadão, a Sociologia da Educação busca entender, compreender o processo sócio educacional, permitindo ao aluno condições de pensar, analisar, possuir uma visão ampla sobre a socialização, o papel da escola na formação do aluno, no qual pode ser estimulado a pensar.
A educação aparece exerce um papel fundamental nas relações sociais, servindo para evitar as contradições que existem entre os interesses sociais e pessoais. Ela é vista como um fator que contribui para a transformação social. Todavia, ela sozinha não tem o poder de transformar, pois surge das mais diversas experiências de vida e das mais diferentes condições de trabalho.
Segundo a sociologia da educação o processo educacional não pode ser separado do espaço da aprendizagem, ou seja, do ambiente em que acontecem as ações do cotidiano e de suas implicações. A escola deve abrir espaço para os alunos refletirem e analisarem sobre os acontecimentos do mundo e suas implicações e se posicionarem de forma politica. Dessa forma, haverá o desenvolvimento do educando através da sociologia.
ETAPA 2
Breve reflexão do filme “ENTRE OS MUROS DA ESCOLA”.
“Entre os muros da escola” filme do diretor Laurent Cantet, França, 2008 premiado com a palma de Ouro de 2008, é baseado no livro de François Bégaudeaub que se passa em uma escola publica de ensino médio na periferia de Paris, frequentada por adolescentes de diferentes origens étnicas: africanos asiáticos latino-americanos e Franceses.
O filme mostra a realidade da educação de uma escola de periferia da França, com alunos de diversas etnias, culturas e raças. Demonstra a relação professor/aluno que evidencia um impasse, pois o professor expõe um modo de pensar e de ensinar o conteúdo escolar que não tem relevância para o aluno com o qual está lidando, ou seja, alunos com diferentes níveis sociais, fato que os leva muitas vezes ao desinteresse. Seguindo esse sistema, a escola conduz o aluno para que ele siga aos interesses da classe dominante, enquadrando-se nas necessidades do mercado. Tornando a escola desestimulantes e perpetuador da desigualdade social, pois não promove o crescimento intelectual dos alunos, formando -os para serem os praticadores da ação e não os seres pensantes da sociedade. Acredito que esse filme contribui para nossas reflexões enquanto buscamos nossa formação, termos a consciência da diversidade cultural que tem na escola e como lidar com essa situação.
...