Fundamentos Sociológicos da Educação
Por: elzadagues • 12/9/2015 • Relatório de pesquisa • 726 Palavras (3 Páginas) • 234 Visualizações
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
NOME | Elza Cristina Alves Corvino |
RA | 6658402899 |
Atividade Colaborativa
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Disciplina: Fundamentos Sociológicos da Educação
Atividade Colaborativa
Atividade Colaborativa
Atividade desenvolvida para a disciplina Fundamentos Sociológicos da Educação apresentada à Anhanguera Educacional como exigência para a avaliação na Atividade Colaborativa, sob orientação do professor-tutor (Milton Andreza dos Reis).
Anhanguera Educacional
ANO 2014
Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro
Fundamentação teórica: análise de Pierre Bourdieu
Contextualização sobre o sistema educacional brasileiro e suas desigualdades
Considerações finais
Referências Bibiográficas
Análise sociológica sobre o sistema educacional brasileiro
Segundo à teoria de Pierre Bourdieu,a escola transfere conhecimentos de uma geração para outra, ou seja o poder economico da familia é viavel à facilidades ou impede, este processo. Isto está diretamente ligado ao desempenho dos alunos em sala, os mesmos são avaliados pela qualidade e quantidade de bagagem trazidas de casa, além de vários “Legados”, como o seu comportamente em publico.
Fazendo com que os estudantes de classe baixa, encarem a trajetoria dos predominates “bem-sucedidos” como recompensa de um esforço que não foi realizado, pois na realidade estes as vezes tem o mesmo ou menos seguimento academico que o seu.
Uma exibição clara na sociedade sobre a perpetuação da desigualdade educacional é o fato notavel da frustação do insucesso escolar, que leva muitos alunos e suas familias a investirem quase nada no seu aprendizado formal, segurar-se em um campo que se auto-alimenta como desprivilegiado e incapaz.
Bourdieu incentivava que a escola deixasse de lado a bagagem cultural de cada aluno, começando do zero, estimulando a capacidade psicomotora de cada um. Porém com o tempo está ideia foi sendo tirada, tomou quase que conta de toda a obra do sociologo, mostrando então que na realidade esta competição escolar seria uma situação não contornavel.
No campo eduacional brasileiro ainda hoje podemos afirmar que existe sim, uma desigualdade tamanha, principalmente da parte do governo para com a população de baixa renda, fazendo assim com que a teoria de Bourdieu continue a tona, um exemplo irrelevante é media notório do desempenho entre escolas particulares e publicas, sendo que não podemos colocar a culpa somente no governo, as vezes um mesmo professor que dá a mesma aula em uma escola particular também não extracta o maximo do seu conteudo em uma escola publica, e julga que é falta de recurso, independente do seu livro ser diferente o conteudo e discilplina é a mesma, porém como extrair o maximo de um aluno que vem com uma bagagem em pequeno conhecimento ? A desigualdade é sim o grande problema da educação Brasileira.
...