Fundamentos da Educação
Por: dslopes1 • 18/2/2019 • Trabalho acadêmico • 690 Palavras (3 Páginas) • 437 Visualizações
[pic 1]
Fundação Centro de Ciências e Educação a Distância do Estado do Rio de Janeiro Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro Atividade a Distância 2 (AD2) – 2º SEMESTRE/2018 Disciplina: Fundamentos da Educação IV Coordenadora: Prof. Lúcia Aparecida Valadares Sartório Tutora a Distância: Anne Caroline Gonçalves
Atividade a Distância 2 – AD2
Respostas:
1 – a) Pode ressaltar como diferente entre a Cultura Patente a Cultura Latente no sentido em que, a Cultura Patente é estabelecida segundo padrões vigentes numa coletividade, ou seja, ela está instituída por normas, ideias, valores e práticas que irão vigorar dando a sociedade a dimensão da realidade social vigente, além de funcionar do jeito que deve ser que é considerada adequada um determinado contexto social (ex.: ao conhecimento que é fundamentado nos saberes disciplinares e nas práticas pedagógicas; nas avaliações que se mostram mais voltadas ao processo de quantitativo do que qualitativo; aos materiais e recursos de ensino; e ao comportamento). Já a Cultura Latente é aquela que existe incompleta que institucionaliza outras formas de ser da sociedade, onde ela está por se fazer, inovando e construindo outras normas, valores e ideias que possibilitem o âmbito das relações sociais, assim, ela atua para criar, transformar e renovar a realidade existente.
b) A cultura patente representa aquilo que a escola tem sido, enquanto, a cultura latente, o que ela pode vir a ser e sua reinvenção. Nesse sentido pode destacar como diferenças as questões que se referem ao conhecimento que na Cultura Patente é disseminado nos saberes disciplinas e na prática pedagógica, já na Cultura Latente esse conhecimento pode ser inovado com conhecimentos que vão além das disciplinas escolares que abordam o conhecimento do mundo social e cultural da criança. Outro ponto seria o processo avaliativo no sentido de visão da quantidade e os recursos de ensino na Cultura Patente, onde já na Cultura Latente esse processo de avaliação pode ir além de provas de medição e classificação do aluno além dos materiais e recursos de ensino que não se limitam só dentro da sala de aula. Já no sentido da proximidade é possível identificar que ambas tratam o conhecimento como ação fundamental, porém na Cultura Patente é do jeito que deve ser, já na Cultura Latente ele já é o que pode vir a ser através da inovação.
2) A escola é um espaço heterogêneo onde diferentes sujeitos estão ligados através do ensino formal, e nesse espaço ocorre a circularidade da cultura. Essa circularidade faz com que a escola torne-se um ambiente plural e multicultural onde a cultura erudita, popular e de massa se manifeste nas diferentes relações entre os sujeitos. Com isso, o ensino escolar deve primaziar dentro da função interdisciplinar o conhecimento de diferentes culturas e conhecimentos, ressaltando a diversidade cultural existente no nosso povo a contribuição social em que cada povo, etnia e raça trouxeram para a construção diversa que temos hoje. Assim, a escola deve interpretar e compreender a dinâmica da produção e da difusão cultural dos diferentes indivíduos que ali estão, pois, são essas cultural e suas diversidade que construirão a identidade cultural e social do sujeito.
...